A Universidade Federal do ABC (UFABC) está com inscrições abertas para o curso de extensão universitária Africanidades e Americanidades. Com 30 horas de formação, a iniciativa é voltada para educadores e tem como objetivo fortalecer a educação étnico-racial, combatendo desigualdades como o racismo e o machismo. Saiba como se inscrever na TVT News.
O curso propõe uma reflexão sobre as memórias, saberes e resistências dos povos negros e ameríndios, utilizando a arte-educação e o ensino não formal como ferramentas. A metodologia inclui o uso de jogos, contação de histórias, danças e manifestações da cultura popular.
Coordenado pela professora Ana Maria Dietrich, da UFABC, o curso busca “fazer a UFABC ficar preta”, aproximando a universidade das comunidades e promovendo novos protagonismos, com o objetivo de romper com o elitismo acadêmico. Para isso, contará com a participação de artistas, intelectuais, contadores de histórias e representantes de povos tradicionais de matriz africana e originários.

Público, vagas e formato
O curso é direcionado a educadores da Educação Básica e da educação popular. Serão ofertadas 300 vagas gratuitas, distribuídas por sorteio entre os seguintes grupos:
- 200 vagas para professores e gestores da Educação Básica;
- 75 vagas para educadores populares ou de educação não formal;
- 25 vagas para a comunidade acadêmica da UFABC.
O curso será realizado aos sábados, de 4 de outubro a 29 de novembro, das 9h às 13h. Para atender a um público mais amplo, a formação será oferecida em dois formatos:
- Presencial: no Campus Santo André da UFABC (localizado na Av. dos Estados, 5001 – Bairro Bangu, Santo André).
- A Distância (EAD): disponível para pessoas de fora do ABC Paulista e da cidade de São Paulo.
Como se inscrever?
As inscrições estão abertas e disponíveis no site da universidade. O curso é gratuito, e os participantes receberão um certificado de formação.
Para mais detalhes sobre o cronograma e conteúdo, os interessados podem acessar o site: ufabc.net.br/cronogramaafricanidades. A organização é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFABC.