A vacina contra a gripe já está disponível para toda a população acima de 6 meses de vida na cidade de São Paulo e nos municípios do ABC Paulista. Saiba mais na TVT News.
O imunizante fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente atualizado para as cepas de dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um de influenza B. O Ministério da Saúde prevê que essas variações de vírus serão os que mais circularão neste inverno.
Como o vírus muda todos os anos, a vacina tem que ser renovada anualmente. O imunizante é gratuito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).
Para ser imunizado, é preciso levar um um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
Não é recomendado tomar a vacina caso apresente sintomas de quadro gripal.
Vacina da Gripe em São Paulo
Na capital paulista, a vacina está disponível em todas as 479 UBSs, de segunda-feira a sexta-feita, das 7h às 19h.
Aos sábados, a imunização pode ser feita nas AMAs e nas UBSs Integradas, no mesmo horário.
A campanha para todos os públicos acima de 6 meses começa nesta segunda-feira, dia 19.
ABC Paulista vacina toda população contra a gripe
Todas as cidades do ABC Paulista (São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) terão a vacinação ampliada para todos os públicos a partir desta segunda-feira (19).
Em todas as cidades a imunização acontece nas UBSs. Vale conferir os horários de funcionamento específico da unidade mais próxima de você com antecedência.
Em Mauá, as 23 UBSs da cidade ficam abertas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Em São Bernardo do Campo, cada uma das 35 UBSs tem horários específicos conforme as necessidades das regiões. Os dias são fixos de segunda-feira a sexta-feira, variando das 7h às 17h, 7h às 19h e das 7 às 22h.
Em São Caetano do Sul a vacinação contra a gripe ocorre em todas as UBSs e no Super Centro de Saúde.
Quais Estados e cidades estão vacinando contra a gripe?
A cidade do Rio de Janeiro também está vacinando contra a gripe toda a população acima de 6 meses de idade.
O atendimento pode acontecer em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde e nas unidades especiais: Super Centro Carioca de Vacinação – Botafogo; Super Centro Carioca de Vacinação – Campo Grande.
O estado de Mato Grosso do Sul liberou a vacina contra a gripe para todos os públicos na terça-feira (13) após diante do aumento expressivo de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave no estado, especialmente entre crianças e idosos.
Até a 18ª semana epidemiológica, o estado já registrou 586 casos confirmados de Influenza, tendo 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Ao todos, foram 2.708 casos de SRAG e 203 mortes em decorrência de síndromes respiratórias diversas.
Todas as cidades de Goiás também estão vacinando contra a gripe desde 17 de maio. Ao todo, são mais de 1 milhão de doses distribuídas entre os 246 municípios goianos.
Além das UBSs, os imunizantes também estão sendo disponibilizados em parques e terminais de ônibus até o dia 23, das 17h até às 21h.
A medida foi implantada após aumento de 26,7% nos atendimentos de casos leves de síndrome gripal, a partir da segunda semana de março, com predominância do vírus Influenza H1N1.
Nesta segunda-feira (19), o Distrito Federal ampliou a vacinação para todos os públicos acima de 6 meses. O imunizante pode ser encontrado nas UBSs.
Veja também: as notícias mais lidas da TVT News
Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News
- Copa do Mundo 2026: quais são os países classificados?
- Veja lista completa dos Oscars 2025
- 21 de abril, Dia de Tiradentes: a construção do herói nacional
- Veja como foram os últimos dias do Papa Francisco
- Quem são os cardeais brasileiros no conclave
- 1° de maio: comemore o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora