O ator Val Kilmer conhecido por interpretar Batman em Batman Eternamente, Tom Kazanski, o Iceman, na franquia Top Gun e Jim Morrison em The Doors, morreu nesta terça-feira (1), aos 65 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA). A filha Mercedes Kilmer revelou que a causa da morte foi um quadro de pneumonia. Saiba mais na TVT News.
De acordo com Mercedes, o ator foi diagnosticado com câncer de garganta em 2014, na época a família disse que Kilmer se recusava a tratar a doenças devido suas crenças religiosas. Mas ele se recuperou.
O vasto currículo de Val Kilmer

Aos 17 anos, ele entrou na academia de artes de Juilliard, em Nova York, para estudar teatro. Naquele momento, ele se tornou o mais jovem a ser aceito no programa de drama. Ele também estudou na Universidade de Chatsworth, em San Fernando Valley, onde conheceu e estudou ao lado de Kevin Spacey, e Mare Winningham.
O início da carreira foi nos palcos do teatro, na Broadway e em festivais espalhados pelo mundo. Em pouco tempo, ele chegou no cinema. O primeiro papel de sucesso foi aos 25 anos, no clássico da comédia, Top Secret!: Superconfidencial, de 1984, em que Kilmer protagonizou pela primeira vez. O longa é uma paródia da vida de Elvis Presley durante a Segunda Guerra Mundial.
No ano seguinte, Val Kilmer estrela novamente mais um sucesso de bilheteria, o filme Academia de Gênios, de 1985. Confira a sinopse do filme: “professor universitário Jerry Hathaway trabalha secretamente para a CIA. Ele convida o jovem prodígio Mitch para a faculdade. Chris (Kilmer) é outro aluno, um gênio que só quer saber de festas e trotes com equipamentos de alta tecnologia. Os jovens acreditam estar trabalhando em um projeto para a aula, mas o professor os está usando para criar uma perigosa arma para o governo.”
Esses dois primeiros filmes e grandes sucessos tinham seus enredos enraizados no serviço militar estadunidense. Eram tempos da Guerra Fria entre os EUA e da União Soviética, então obras desse tipo estavam em alta. E foram esses filmes que levaram Val Kilmer a fama, mas não foi só assim que ele atuou.
Uma das mais icônicas atuações de Val Kilmer foi em The Doors, O Filme. Ele fez o vocalista e protagonista do longa-metragem, Jim Morrison. Baseado em alguns fatos, mas ainda ficcional, a obra acompanha a vida do estudante de cinema dos anos 60 na Califórnia que forma uma banda de rock, o grupo traça uma carreira com hits e Jim se afunda nas drogas até morrer por oversose em Paris aos 27 anos.
Em Top Gun: Ases Indomáveis, Kilmer fez Iceman, o antagonista. Rival de Maverick (Tom Cruise) ele disputava para saber quem era o melhor piloto de caça. Kilmer precisou ser arrogante, metido e muitas vezes fez o telespectador revirar os olhos de tão irritante, e o que fez dele um ótimo antagonista.
Uma reviravolta acontece no final que faz com que Iceman e Maverick se tornassem amigos no segundo filme lançado em 2022. No longa mais recente sua participação é considerada emocionante e pode ser vista como um espelho de sua trajetória de vida. Mesmo já tendo algum tempo de lançamento, não darei spoiler sobre nenhuma das cenas.
Alguns filmes depois, em 1995, Kilmer vai interpretar Batman em Batman Eternamente. Um sucesso de bilheteria que dividiu os especialistas de cinema em críticas positivas e negativas, o que causou mais alvoroço entre os fãs. Porém, Kilmer desistiu de continua no papel devido as críticas negativas.
Em 2021, pouco antes de Top Gun retornar para as telonas, Kilmer levou um documentário de sua autoria para estreia no Festival de Cinema de Cannes. Era uma obra com gravações caseiras sobre os próprios 40 anos de carreira.