O comércio do varejo brasileiro tem previsões otimistas para o final de 2024. Trata-se de mais um indicador econômico positivo do governo Lula. As boas expectativas têm embasamento nos dados do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV). A previsão nominal do IAV-IDV projeta um crescimento de 7,9% para outubro, 8,0% em novembro e 7,0% em dezembro, todos em relação aos mesmos meses do ano anterior.
Nesta mesma semana, outras notícias positivas comprovam o crescimento da economia: Caged anunciou aumento no número de empregos formais e o Governo Lula registra a criação de 400 mil novas empresas.
Esse índice reflete a expectativa de faturamento de diversas empresas associadas ao IDV, representando cerca de 20% do volume de vendas no varejo nacional.
As perspectivas positivas indicam que o setor está em recuperação, especialmente com a chegada do período de festas, essencial para o varejo. Já no IAV-IDV ajustado pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o cenário mostra crescimento mais moderado: alta de 3,2% em outubro, 3,4% em novembro e 2,4% em dezembro, uma variação nominal que registrou queda de 0,6% em setembro em relação ao ano anterior.
Varejo regional
A movimentação positiva é confirmada por estimativas da Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) projeta um aumento de 3,0% nas vendas de Natal em relação a 2023, totalizando um volume de R$ 6,97 bilhões. O crescimento é impulsionado pela entrada do 13º salário, que tradicionalmente aumenta o poder de compra da população, e pelo forte apelo comercial do Natal, que segue como a data mais importante do calendário varejista brasileiro.
“A época de Natal desperta sentimentos de união, alegria e esperança, além de ser uma excelente oportunidade para comerciantes e consumidores”, comenta Adriana Flosi, presidente da ACIC. O setor também conta com boas expectativas de contratações temporárias, com uma projeção de 13.602 novas vagas na RMC, um aumento de 4,2% em relação ao ano passado.
Sobre o IAV-IDV
Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo. Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas nos meses seguintes.