O presidente Lula embarca nesta quinta-feira (15) para o Uruguai, onde participa do velório do ex-presidente do país, José “Pepe” Mujica, que faleceu aos 89 anos na terça-feira (13). De acordo com o jornal El Observador, a cerimônia deveria acabar às 15h de hoje, mas será estendida em duas horas para aguardar a chegada de Lula. Saiba mais em TVT News.
O governo brasileiro decretou luto oficial de três dias pela morte do líder uruguaio, que se encontrou com Lula pela primeira vez há 20 anos. O anúncio da viagem ao Uruguai foi feito em uma coletiva de imprensa durante viagem presidencial à China. “O mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, declarou o presidente.
Velório de Mujica
O ex-guerrilheiro e ícone da esquerda latino-americana morreu aos 89 anos na última terça-feira (13). Ele estava sob cuidados paliativos de um câncer de esôfago. Ontem (14), durante o cortejo fúnebre pelas ruas de Montevidéu, centenas de pessoas aplaudiram e homenagearam o ex-presidente. Uma carruagem puxada por cavalos levou o caixão para o velório no Palácio Legislativo, onde deve permanecer até às 17h.
A viúva, a militante política e ex-senadora Lucia Topolansky, acompanhou a homenagem e foi aplaudida. Eles se conheceram durante a resistência armada, não tiveram filhos e moravam em uma chácara, na periferia de Montevidéu, onde viviam da plantação de flores.
Milhares de pessoas já acompanharam o velório, incluindo o presidente uruguaio Yamandú Orsi, a vice-presidente Carolina Cosse e o restante do Poder Executivo. Além de Lula, diversas autoridades devem participar da cerimônia, como os presidentes do Chile e o chefe do governo da Espanha.
Após o velório, os restos mortais serão cremados. Antes de morrer, Pepe Mujica pediu para ser cremado e que as cinzas fossem depositadas na chácara dele, onde sua cachorra Manoela foi enterrada em 2018.
Com informações de Agência Brasil.