Vini Jr marca golaço e denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões

Atacante diz que foi chamado de macaco em discussão após comemoração
vini-jr-comemorar-gol-partida-real-madrid-contra-benfica-filipe-amorim-afp-tvt-news
Vini Jr ao comemorar gol na partida do Real Madrid contra Benfica. Foto: Filipe Amorim/AFP

O atacante Vini Jr denunciou ter sido vítima de racismo na vitória de seu clube, o Real Madrid, da Espanha, sobre o Benfica, de Portugal, por 1 a 0, pelo mata-mata da Liga dos Campeões da Europa. O episódio ocorreu na terça-feira (17), logo após o brasileiro marcar um golaço no Estádio da Luz, abrindo o marcador em Lisboa, capital portuguesa. Saiba os detalhes na TVT News.

Aos quatro minutos do segundo tempo, Vini Jr recebeu do atacante Kylian Mbappé na esquerda e bateu da entrada da área. A bola fez um arco e acertou o ângulo do goleiro Anatoliy Trubin. O camisa 7 do Real Madrid festejou dançando em frente à bandeira de escanteio, próximo a torcedores do Benfica.

Os jogadores do time português foram tirar satisfações com Vini Jr, que recebeu cartão amarelo do árbitro François Letexier. Quando a confusão parecia encerrada, o brasileiro se dirigiu ao juiz reclamando que foi chamado de “mono”, termo em espanhol para macaco. Ele tinha acabado de discutir com Gianluca Prestianni, do Benfica. As imagens da transmissão de TV mostraram que, em certo momento, o atacante argentino colocou a camisa em direção à boca.

Após a denúncia de Vini Jr, o juiz ergueu os braços em forma de “X”, acionando o protocolo antirracismo e interrompendo o jogo. A paralisação durou cerca de dez minutos e jogadores do Real Madrid cogitaram deixar o gramado, mas não houve punição e o duelo foi retomado. O brasileiro passou a ser vaiado pela torcida do Benfica em todo instante que encostava na bola.

O gol marcado nesta terça isolou Vini Jr como segundo jogador brasileiro que mais balançou as redes na Liga dos Campeões. Ele chegou a 31 gols, superando o ex-meia Kaká, que atuou por Real Madrid e Milan, da Itália. O líder da estatística é o atacante Neymar, que marcou 42 gols por Barcelona, da Espanha, e Paris Saint-Germain, da França.

Com o triunfo por 1 a 0, o Real Madrid tem a vantagem do empate no duelo de volta do confronto, que dá vaga às oitavas de final. As equipes se reencontram na quarta-feira da próxima semana (25), às 17h (horário de Brasília), no Santiago Bernabeu, em Madri, capital espanhola.

vini-jr-real-madrid-discutindo-gianluca-prestianni-benfica-patricia-de-melo-moreira-afp-tvt-news
Vini Jr, do Real Madrid, discutindo com Gianluca Prestianni, do Benfica. Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP

“Racistas são covardes”

Em publicação nas redes sociais, Vini Jr se pronunciou sobre o ocorrido. O atleta ressaltou que não entendeu o porquê de receber um cartão amarelo por apenas comemorar o gol marcado. Leia o texto:

“Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos.

Mas, eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família.

Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol. Ainda sem entender porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado e que de nada serviu.

Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário.”

UEFA abre investigação

A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) abriu uma investigação para apurar o episódio de racismo sofrido por Vini Jr durante a partida da Champions League. A medida foi tomada após acionamento do protocolo antirracismo, e anunciada em um comunicado oficial. Leia na íntegra:

“Investigação por potencial violação do Regulamento Disciplinar da UEFA

Um Inspetor de Ética e Disciplina da UEFA foi nomeado para investigar alegações de comportamento discriminatório durante o jogo do play-off da fase a eliminar da UEFA Champions League 2025/2026 entre o SL Benfica e o Real Madrid CF, realizado em 17 de fevereiro de 2026.

Mais informações sobre este assunto serão disponibilizadas oportunamente.”

Com Agência Brasil

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados