O Voa Brasil, primeiro programa de inclusão da aviação brasileira, vendeu cerca de 45 mil passagens desde julho de 2024. A iniciativa do governo Lula beneficia aposentados do INSS que não tenham viajado nos últimos 12 meses com passagens para voos nacionais por até R$ 200 o trecho. Entenda como comprar os bilhetes aéreos na TVT News.
O que é o Voa Brasil
O Voa Brasil foi lançado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do MPor em parceria com as companhias aéreas em julho de 2024. A ideia é ofertar passagens ociosas e em baixa temporada para dar acesso a aposentados que não viajaram nos últimos 12 meses.
“O programa dá oportunidade a este grupo de brasileiros de ter acesso ao transporte aéreo nacional e isso é muito positivo”, avalia Tomé Franca, secretário de Aviação Civil e ministro em exercício. “O Voa Brasil resgata a autoestima do aposentado, dá a possibilidade de fazer uma primeira viagem de avião ou mesmo de rever parentes que não via há anos”.
Entre os destinos mais procurados no primeiro ano de programa estão: São Paulo (12.771 passageiros), Rio de Janeiro (3.673), Recife (3.509), Brasília (3.000), Fortaleza (2.843), Salvador (2.601), João Pessoa (1.587), Maceió (1.507), Belo Horizonte (1.254) e Natal (1.150).

Como comprar passagens pelo Voa Brasil
Os aposentados do INSS podem adquirir até duas passagens por ano para destinos nacionais. O preço de R$ 200 inclui uma bagagem de mão de até 10 kg e uma mochila pequena. Não estão inclusas no benefício a taxa de remarcação da viagem — que varia de acordo com as companhias aéreas — e a taxa de embarque.
Consulte a companhia aérea para obter informações sobre os custos adicionais para serviços como despacho de bagagem e reserva de assentos.
A compra das passagens é orientada pelos destinos e não pela companhia aérea, mas se mais de uma vender o trecho, é possível escolher uma de preferência. Para buscar a ida e a volta por empresas diferentes, você pode buscar somente a ida e depois somente a volta.
Como são as companhias aéreas que definem os trechos e a quantidade de assentos a serem disponibilizados dentro, pode ser que você não encontre um voo para o destino desejado ou a data. Neste caso, é possível pesquisar por uma cidade próxima e/ou em datas alternativas.
O único site oficial para compra das passagens pelo Voa Brasil é o gov.br/voabrasil. Não é cobrada qualquer taxa para cadastro ou adesão ao programa.
⚠️ Atenção: não forneça dados pessoais, ou realize pagamentos em sites, ou links não oficiais.
Passo a passo
- 1. Acesse o site Voa Brasil e faça login com sua conta GOV.BR. Sua conta deve ser nível prata ou ouro. Caso sua categoria seja bronze, será preciso aumentá-la. Veja como elevar o nível da sua conta aqui;
- 2. Apenas quem tem direito ao benefício consegue avançar para a segunda etapa: na página de busca, informe a cidade de origem, a de destino e as datas de viagem. É possível buscar por passagens de “ida e volta” ou apenas “ida”;
- 3. Escolha o voo e clique em “avançar”;
- 4. Revise as informações da passagem, informe data de nascimento, e-mail e endereço e clique em “reservar”. Não é possível editar o campo com o nome do aposentado, porque o benefício é intransferível;
- 5. Depois da reserva, você será direcionado ao site da companhia aérea para realizar o pagamento. Após a compra, é possível acompanhar a viagem diretamente pelos canais da aérea com o código localizador que estará na aba “minhas viagens” do site Voa Brasil.