Vôlei: Seleção Feminina vence França e avança para a semifinal do Campeonato Mundial

Rumo ao título inédito, o próximo desafio do Brasil será encarar a Itália, atual campeã olímpica, neste sábado (6)
volei-selecao-feminina-vai-a-semifinal-mundial-tvt-news
Equipe Brasileira segue invicta no Mundial de Vôlei. Foto: CBV

Nesta quinta-feira (4), em Bangkok, na Tailândia, a seleção brasileira feminina de vôlei superou a França por 3 sets a 0 — com parciais de 27/25, 33/31 e 25/19 — em um confronto emocionante pelas quartas de final do Campeonato Mundial. Com o resultado, o Brasil avança para a semifinal da competição. Saiba mais em TVT News.

O duelo entre Brasil e França pelas quartas de final foi marcado por equilíbrio e tensão do início ao fim. As brasileiras chegaram a estar atrás no placar por 19 a 15 no segundo set, mas reagiram com garra e viraram o jogo sob o comando de Julia Bergmann, maior pontuadora da equipe com 17 pontos. Gabi também brilhou, contribuindo com 13.

Apesar da derrota, a França teve na ponteira Héléna Cazaute a principal pontuadora do duelo, com 20 acertos (18 ataques, um bloqueio e um ace). A oposta Iman Ndiaye fez 15, todos no ataque.

O Brasil superou as europeias no ataque (54 a 50) e no bloqueio (oito a seis), além de ter igualado no saque (dois aces para cada lado), grande força das rivais. A seleção cometeu 17 erros, contra 21 das francesas.

Agora, a equipe brasileira vai encarar a Itália no sábado (6), às 9h30 (horário de Brasília). As italianas vivem uma fase impressionante, com uma sequência invicta de 34 jogos. Será mais um teste de fogo para o time brasileiro.

“Nós sabemos que é muito difícil chegar numa semifinal de Campeonato Mundial. Estou muito orgulhosa da equipe, que entrou em quadra com muita agressividade. A França fez um campeonato excepcional, e no jogo não desistiu em momento algum. Mas nós mostramos a mesma resiliência e a mesma capacidade de sair dos momentos difíceis”, disse a capitã Gabi, com 13 pontos marcados.

“Para o jogo contra a Itália, precisamos que nosso saque funcione bem, e que bloqueio, defesa e contra-ataques sejam com muita confiança e agressividade. Na final da Liga das Nações contra a Itália, nosso bloqueio e defesa funcionaram muito bem, mas não conseguíamos aproveitar as oportunidades de contra-ataque e ataque, que é o que estamos conseguindo desenvolver bastante nesse Mundial. Será uma partida difícil, mas acredito muito na capacidade da nossa equipe. São 14 jogadoras que vão fazer a diferença nessa semifinal”, completou a jogadora.

Como foi o jogo?

Com a mesma escalação da vitória sobre a República Dominicana — incluindo Roberta, Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Julia Kudiess, Diana e a líbero Marcelle — o Brasil começou melhor e abriu 10 a 5. No entanto, erros permitiram a reação francesa, que chegou a virar o placar para 21 a 20. A disputa seguiu acirrada até o Brasil fechar em 27 a 25.

As francesas dominaram boa parte da segunda parcial e chegaram a liderar por 19 a 15. Mesmo com dois set points desperdiçados, o Brasil não se entregou. Após uma revisão polêmica e uma sequência de desafios, Gabi encerrou o set com um ataque decisivo, garantindo a vitória brasileira por 33 a 31 — um dos momentos mais emocionantes da partida.

Com o moral elevado, a equipe de Zé Roberto impôs seu ritmo no terceiro set. Abriu vantagem de 14 a 11 e manteve o controle até o fim, assegurando a vitória e a vaga na semifinal.

A última partida das quartas-de-final acontece nesta quinta, às 10h30 de Brasília, reunindo Estados Unidos e Turquia. Os vencedores terão pela frente nas semifinais o Japão, que na quarta eliminou a Holanda.

Onde assistir ao Mundial Feminino de Vôlei?

O duelo decisivo entre Brasil e Itália acontece neste sábado, dia 6, às 9h30 (horário de Brasília). A partida, válida pela semifinal do Campeonato Mundial de Vôlei Feminino, será transmitida ao vivo pelo SporTV2 (TV fechada) e pela VBTV, plataforma oficial de streaming da FIVB (Federação Internacional de Voleibol).

Assuntos Relacionados