Entenda como funciona a escolha dos vencedores do Oscar

A votação para o Oscar 2025 teve início nesta terça-feira (11). O filme brasileiro Ainda Estou Aqui concorre em três categorias
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Cerimônia do Oscar 2025 acontece em 2 de março, no Kodak Theatre, em Los Angeles. Créditos: Creative Commons Attribution 2.0 | TVT News

A votação para o Oscar 2025 teve início na terça-feira (11) e segue até o dia 18 de fevereiro. O destaque desta edição é o filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que concorre em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz, para Fernanda Torres, e Melhor Filme. Confira mais em TVT News.

Ainda Estou Aqui está na disputa pelo Oscar

A indicação à categoria principal de Ainda Estou Aqui é histórica, já que nenhuma produção brasileira havia alcançado essa conquista anteriormente. 

O caminho percorrido por Ainda Estou Aqui até as indicações seguiu o mesmo processo de todas as produções que buscam o reconhecimento da Academia. Tudo começa com a divulgação de uma lista preliminar (shortlist) que seleciona os filmes pré-aprovados para as indicações. Para isso, são considerados critérios como data de estreia e exibição em cinemas renomados. 

Na etapa seguinte, os membros da Academia votam nas categorias correspondentes às suas áreas de atuação. Atualmente, cerca de 9.500 profissionais participam da votação – diretores votam em diretores, atores em atores e assim por diante. No entanto, todos os membros podem votar para Melhor Filme. O Brasil conta com 52 eleitores, incluindo nomes como Fernanda Montenegro, Walter Salles, Sonia Braga, Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho e Selton Mello. 

Para categorias específicas, como Melhor Filme Internacional e Melhor Animação, todos os membros podem votar, desde que tenham assistido às produções da shortlist. Após essa fase, é definida a lista final de indicados. 

A votação final, que começa hoje, permite que os membros ativos da Academia escolham os vencedores em todas as 23 categorias. O sistema é simples: vence quem obtiver o maior número de votos, exceto na categoria de Melhor Filme. Neste caso, os membros classificam os 10 indicados em ordem de preferência. O filme que aparecer em primeiro lugar em pelo menos 50% das listas vence. Caso nenhum atinja essa marca, a estatueta vai para o mais bem posicionado na média geral. Os votos são enviados on-line, e a apuração é realizada pela PricewaterhouseCoopers, responsável também pelos famosos envelopes da premiação. 

Crescem as chances de Ainda Estou Aqui no Oscar

Ainda Estou Aqui tem acumulado reconhecimento internacional. O longa já atraiu mais de 4 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros e coleciona prêmios em festivais. No Festival de Veneza, levou o prêmio de Melhor Roteiro. Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, venceu o Globo de Ouro e o Satellite Awards de Melhor Atriz. Além disso, o filme foi premiado como Melhor Longa-Metragem Internacional no Festival de Cinema de Palm Springs, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema. 

Na reta final da campanha pelo Oscar, Ainda Estou Aqui conquistou mais dois troféus: Fernanda Torres recebeu o Virtuosos Award no Festival de Santa Barbara, nos EUA, e o filme levou o prêmio de Melhor Filme Ibero-americano no prestigiado Prêmio Goya, marcando a primeira vitória brasileira na categoria. 

Outros prêmios importantes ainda podem impulsionar as chances do filme antes do Oscar, como o Bafta, da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, que ocorre em 16 de fevereiro. 

Toda essa visibilidade aumenta as expectativas de que Ainda Estou Aqui leve ao menos uma estatueta no dia 2 de março, durante a cerimônia do Oscar.  No entanto, a competição é acirrada, especialmente com Emília Pérez, grande concorrente da produção brasileira na premiação. O musical em espanhol, do diretor francês Jacques Audiard, recebeu 13 indicações ao principal prêmio de cinema de Hollywood.

A indicação histórica de Ainda Estou Aqui não só coloca o cinema brasileiro em evidência, mas também reforça a importância de produções nacionais no cenário global. Agora, resta aguardar se o filme conseguirá traduzir essa visibilidade em uma vitória inédita para o Brasil. 

Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2025 

Melhor Ator Coadjuvante 

  • Yura Borisov, por “Anora” 
  • Kieran Culkin, “A Verdadeira Dor” 
  • Edward Norton, “Um Completo Desconhecido” 
  • Guy Pearce, de “O Brutalista” 
  • Jeremy Strong, de “O Aprendiz” 

Melhor Figurino 

  • “Um Completo Desconhecido” 
  • “Conclave“ 
  • “Gladiador II” 
  • “Nosferatu” 
  • “Wicked” 

Melhor Cabelo e Maquiagem 

  • “Um Homem Diferente” 
  • “Emilia Pérez” 
  • “Nosferatu” 
  • “A Substância” 

Melhor Trilha Sonora Original 

  • “O Brutalista” 
  • “Conclave” 
  • “Emilia Pérez” 
  • “Wicked” 
  • “Robô Selvagem” 

Melhor Curta-Metragem em Live-Action 

  • “A Lien” 
  • “Anuja” 
  • “I’m Not a Robot” 
  • “The Last Ranger” 
  • “The Man Who Could Not Remain Silent” 

Melhor Animação em Curta-Metragem 

  • “Beautiful Men” 
  • “In the Shadow of the Cypress” 
  • “Magic Candies” 
  • “Wander to Wonder” 
  • “Yuck!” 

Melhor Roteiro Original 

  • “Anora” 
  • “O Brutalista” 
  • “A Verdadeira Dor” 
  • “A Substância” 
  • “Setembro 5“ 

Melhor Roteiro Adaptado 

  • “Um Completo Desconhecido” 
  • “Conclave” 
  • “Emilia Pérez” 
  • “Nickel Boys” 
  • “Sing Sing” 

Melhor Atriz Coadjuvante 

  • Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido” 
  • Ariana Grande, por “Wicked” 
  • Felicity Jones, por “O Brutalista” 
  • Isabella Rossellini, por “Conclave” 
  • Zoe Saldaña, por “Emilia Pérez” 

Melhor Canção Original 

  • “El Mal”, de “Emilia Pérez” 
  • “The Journey”, de “The Six Triple Eight” 
  • “Like a Bird”, de “Sing Sing” 
  • “Mi Camino”, de “Emilia Pérez” 
  • “Never Too Late”, de “Elton John: Never Too Late” 

Melhor Documentário 

  • “Black Box Diaries” 
  • “No Other Land” 
  • “Porcelain War” 
  • “Soundtrack to A Coup D’Etat” 
  • “Sugarcane” 

Melhor Documentário de Curta-Metragem 

  • “Death By Numbers” 
  • “I am Ready, Warden” 
  • “Incident” 
  • “Instruments of a Beating Heart” 
  • “The Only Girl in the Orchestra” 

Melhor Filme Internacional 

  • “Ainda Estou Aqui” 
  • “The Girl with the Needle” 
  • “Emilia Pérez” 
  • “The Seed of the Sacred Fig” 
  • “Flow” 

Melhor Animação 

  • “Flow” 
  • “DivertidaMente 2” 
  • “Memoir of a Snail” 
  • “Wallace e Gromit: Vengeance Most Fowl” 
  • “O Robô Selvagem” 

Melhor Design de Produção 

  • “O Brutalista” 
  • “Conclave” 
  • “Duna: Parte 2” 
  • “Nosferatu” 
  • “Wicked” 

Melhor Edição 

  • “Anora” 
  • “O Brutalista” 
  • “Conclave” 
  • “Emilia Pérez” 
  • “Wicked” 

Melhor Som 

  • “Um Completo Desconhecido” 
  • “Duna: Parte 2” 
  • “Emilia Pérez” 
  • “Wicked” 

Melhores Efeitos Visuais 

  • “Alien: Romulus” 
  • “Better Man” 
  • “Duna: Parte 2” 
  • “O Reino do Planeta dos Macacos” 
  • “Wicked” 

Melhor Fotografia 

  • “O Brutalista” 
  • “Duna: Parte 2” 
  • “Emilia Pérez” 
  • “Maria” 
  • “Nosferatu” 

Melhor Ator 

  • Adrien Brody, por “O Brutalista” 
  • Timothée Chalamet, por “Um Completo Desconhecido” 
  • Colman Domingo, por “Sing Sing” 
  • Ralph Fiennes, por “Conclave” 
  • Sebastian Stan, por “O Aprendiz” 

Melhor Atriz 

  • Cynthia Erivo, de “Wicked” 
  • Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez 
  • Mikey Madison, por “Anora” 
  • Demi Moore, por “A Substância” 
  • Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui” 

Melhor Direção 

  • Sean Baker por “Anora” 
  • Brady Cobert por “O Brutalista” 
  • James Mangold por “Um Completo Desconhecido” 
  • Jacques Audiard por “Emilia Pérez” 
  • Coralie Fargeat por “A Substância” 

Melhor Filme 

  • “Anora” 
  • “O Brutalista” 
  • “Um Completo Desconhecido” 
  • “Conclave“ 
  • “Duna: Parte 2” 
  • “Emilia Pérez” 
  • “Ainda Estou Aqui” 
  • “Nickel Boys” 
  • “A Substância” 
  • “Wicked” 

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