A votação para o Oscar 2025 teve início na terça-feira (11) e segue até o dia 18 de fevereiro. O destaque desta edição é o filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, que concorre em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz, para Fernanda Torres, e Melhor Filme. Confira mais em TVT News.
Ainda Estou Aqui está na disputa pelo Oscar
A indicação à categoria principal de Ainda Estou Aqui é histórica, já que nenhuma produção brasileira havia alcançado essa conquista anteriormente.
O caminho percorrido por Ainda Estou Aqui até as indicações seguiu o mesmo processo de todas as produções que buscam o reconhecimento da Academia. Tudo começa com a divulgação de uma lista preliminar (shortlist) que seleciona os filmes pré-aprovados para as indicações. Para isso, são considerados critérios como data de estreia e exibição em cinemas renomados.
Na etapa seguinte, os membros da Academia votam nas categorias correspondentes às suas áreas de atuação. Atualmente, cerca de 9.500 profissionais participam da votação – diretores votam em diretores, atores em atores e assim por diante. No entanto, todos os membros podem votar para Melhor Filme. O Brasil conta com 52 eleitores, incluindo nomes como Fernanda Montenegro, Walter Salles, Sonia Braga, Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho e Selton Mello.
Para categorias específicas, como Melhor Filme Internacional e Melhor Animação, todos os membros podem votar, desde que tenham assistido às produções da shortlist. Após essa fase, é definida a lista final de indicados.
A votação final, que começa hoje, permite que os membros ativos da Academia escolham os vencedores em todas as 23 categorias. O sistema é simples: vence quem obtiver o maior número de votos, exceto na categoria de Melhor Filme. Neste caso, os membros classificam os 10 indicados em ordem de preferência. O filme que aparecer em primeiro lugar em pelo menos 50% das listas vence. Caso nenhum atinja essa marca, a estatueta vai para o mais bem posicionado na média geral. Os votos são enviados on-line, e a apuração é realizada pela PricewaterhouseCoopers, responsável também pelos famosos envelopes da premiação.
Crescem as chances de Ainda Estou Aqui no Oscar
Ainda Estou Aqui tem acumulado reconhecimento internacional. O longa já atraiu mais de 4 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros e coleciona prêmios em festivais. No Festival de Veneza, levou o prêmio de Melhor Roteiro. Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, venceu o Globo de Ouro e o Satellite Awards de Melhor Atriz. Além disso, o filme foi premiado como Melhor Longa-Metragem Internacional no Festival de Cinema de Palm Springs, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema.
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Na reta final da campanha pelo Oscar, Ainda Estou Aqui conquistou mais dois troféus: Fernanda Torres recebeu o Virtuosos Award no Festival de Santa Barbara, nos EUA, e o filme levou o prêmio de Melhor Filme Ibero-americano no prestigiado Prêmio Goya, marcando a primeira vitória brasileira na categoria.
Outros prêmios importantes ainda podem impulsionar as chances do filme antes do Oscar, como o Bafta, da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, que ocorre em 16 de fevereiro.
Toda essa visibilidade aumenta as expectativas de que Ainda Estou Aqui leve ao menos uma estatueta no dia 2 de março, durante a cerimônia do Oscar. No entanto, a competição é acirrada, especialmente com Emília Pérez, grande concorrente da produção brasileira na premiação. O musical em espanhol, do diretor francês Jacques Audiard, recebeu 13 indicações ao principal prêmio de cinema de Hollywood.
A indicação histórica de Ainda Estou Aqui não só coloca o cinema brasileiro em evidência, mas também reforça a importância de produções nacionais no cenário global. Agora, resta aguardar se o filme conseguirá traduzir essa visibilidade em uma vitória inédita para o Brasil.
Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2025
Melhor Ator Coadjuvante
- Yura Borisov, por “Anora”
- Kieran Culkin, “A Verdadeira Dor”
- Edward Norton, “Um Completo Desconhecido”
- Guy Pearce, de “O Brutalista”
- Jeremy Strong, de “O Aprendiz”
Melhor Figurino
- “Um Completo Desconhecido”
- “Conclave“
- “Gladiador II”
- “Nosferatu”
- “Wicked”
Melhor Cabelo e Maquiagem
- “Um Homem Diferente”
- “Emilia Pérez”
- “Nosferatu”
- “A Substância”
Melhor Trilha Sonora Original
- “O Brutalista”
- “Conclave”
- “Emilia Pérez”
- “Wicked”
- “Robô Selvagem”
Melhor Curta-Metragem em Live-Action
- “A Lien”
- “Anuja”
- “I’m Not a Robot”
- “The Last Ranger”
- “The Man Who Could Not Remain Silent”
Melhor Animação em Curta-Metragem
- “Beautiful Men”
- “In the Shadow of the Cypress”
- “Magic Candies”
- “Wander to Wonder”
- “Yuck!”
Melhor Roteiro Original
- “Anora”
- “O Brutalista”
- “A Verdadeira Dor”
- “A Substância”
- “Setembro 5“
Melhor Roteiro Adaptado
- “Um Completo Desconhecido”
- “Conclave”
- “Emilia Pérez”
- “Nickel Boys”
- “Sing Sing”
Melhor Atriz Coadjuvante
- Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido”
- Ariana Grande, por “Wicked”
- Felicity Jones, por “O Brutalista”
- Isabella Rossellini, por “Conclave”
- Zoe Saldaña, por “Emilia Pérez”
Melhor Canção Original
- “El Mal”, de “Emilia Pérez”
- “The Journey”, de “The Six Triple Eight”
- “Like a Bird”, de “Sing Sing”
- “Mi Camino”, de “Emilia Pérez”
- “Never Too Late”, de “Elton John: Never Too Late”
Melhor Documentário
- “Black Box Diaries”
- “No Other Land”
- “Porcelain War”
- “Soundtrack to A Coup D’Etat”
- “Sugarcane”
Melhor Documentário de Curta-Metragem
- “Death By Numbers”
- “I am Ready, Warden”
- “Incident”
- “Instruments of a Beating Heart”
- “The Only Girl in the Orchestra”
Melhor Filme Internacional
- “Ainda Estou Aqui”
- “The Girl with the Needle”
- “Emilia Pérez”
- “The Seed of the Sacred Fig”
- “Flow”
Melhor Animação
- “Flow”
- “DivertidaMente 2”
- “Memoir of a Snail”
- “Wallace e Gromit: Vengeance Most Fowl”
- “O Robô Selvagem”
Melhor Design de Produção
- “O Brutalista”
- “Conclave”
- “Duna: Parte 2”
- “Nosferatu”
- “Wicked”
Melhor Edição
- “Anora”
- “O Brutalista”
- “Conclave”
- “Emilia Pérez”
- “Wicked”
Melhor Som
- “Um Completo Desconhecido”
- “Duna: Parte 2”
- “Emilia Pérez”
- “Wicked”
Melhores Efeitos Visuais
- “Alien: Romulus”
- “Better Man”
- “Duna: Parte 2”
- “O Reino do Planeta dos Macacos”
- “Wicked”
Melhor Fotografia
- “O Brutalista”
- “Duna: Parte 2”
- “Emilia Pérez”
- “Maria”
- “Nosferatu”
Melhor Ator
- Adrien Brody, por “O Brutalista”
- Timothée Chalamet, por “Um Completo Desconhecido”
- Colman Domingo, por “Sing Sing”
- Ralph Fiennes, por “Conclave”
- Sebastian Stan, por “O Aprendiz”
Melhor Atriz
- Cynthia Erivo, de “Wicked”
- Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez
- Mikey Madison, por “Anora”
- Demi Moore, por “A Substância”
- Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui”
Melhor Direção
- Sean Baker por “Anora”
- Brady Cobert por “O Brutalista”
- James Mangold por “Um Completo Desconhecido”
- Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
- Coralie Fargeat por “A Substância”
Melhor Filme
- “Anora”
- “O Brutalista”
- “Um Completo Desconhecido”
- “Conclave“
- “Duna: Parte 2”
- “Emilia Pérez”
- “Ainda Estou Aqui”
- “Nickel Boys”
- “A Substância”
- “Wicked”