A TVT vai ampliar seu alcance e chegar a todos os cantos do país. A partir de 23 de agosto, data que marca o aniversário de 15 anos da emissora, o sinal da TVT News estará disponível nacionalmente pelo Canal 555 da parabólica Banda Ku Digital. Até agora, a TVT era transmitida na TV aberta apenas na Grande São Paulo, capital paulista, Salvador e Rio de Janeiro. Com a novidade, qualquer cidade brasileira poderá sintonizar o canal.
“Vamos lançar no dia 23 de agosto, aniversário e 15 anos da TVT, o canal nacional. É muito legal porque, parte de um projeto nacional, a TV digital, TV por satélite, que será distribuída para todas as pessoas, por exemplo, que estão inscritas no CadÚnico”, explica Maurício Junior, presidente da TVT, em participação especial durante o TVT News Primeira Edição.
A Banda Ku Digital é um sistema de TV via parabólica que substitui as antigas antenas grandes por equipamentos compactos, com alta qualidade de imagem. Pelo programa do governo federal, famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) em 323 cidades já contempladas podem requisitar gratuitamente o kit de recepção no site brasilantenado.org.br.
“Já temos 11 milhões de famílias que recebem esse sinal. Praticamente todas as televisões já estão lá. Essa é uma tecnologia que vem substituir aquela antena grande parabólica. É uma anteninha bem pequena que recebe o sinal em alta resolução. Um sinal melhor do que a parabólica grandona”, disse Maurício.
Expansão estratégica da TVT
A expansão, segundo ele, é estratégica. “São populações de baixa renda, é um foco da nossa programação. Vamos ter oportunidade de chegar nas pessoas que estão no foco da nossa produção de conteúdo. Por isso é importante chegar em todos rincões do Brasil. Claro, aliado sempre às redes sociais e todas formas que tivermos para distribuir nossos conteúdos.”
Além da infraestrutura, o presidente destaca o impacto social. “Pessoas que não possuem acesso à TV fechada ou a TV aberta não proporciona o tipo de conteúdo que entregamos. É um salto em oferecer conteúdos de qualidade para quem não tinha opção.”
“A TVT tem lado”
O conteúdo da TVT, afirma Maurício, tem um compromisso claro: “A TVT tem lado. Está do lado do trabalhador, dos direitos humanos, da democracia. Levar esse conteúdo para que mais pessoas tenham acesso a esse ponto de vista é muito importante.” Ele destaca que a nova fase permitirá alcançar “áreas rurais, Amazonas, trabalhadores do Brasil inteiro, que terão a oportunidade de se informar, ter conteúdos culturais e educativos. É nossa missão. Estamos aqui para trazer para todo o Brasil para o trabalhador poder falar e se ver aqui na TVT.”
A história da emissora reforça essa identidade. Criada a partir de uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, nasceu no contexto das grandes greves, quando as versões divulgadas pela mídia tradicional eram, segundo Maurício, distorcidas. “O sindicato viu que não podia depender de uma comunicação que estava ali para atender apenas grandes empresas, governo da vez. Não havia espaço para os trabalhadores falarem, serem ouvidos.”
A união com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região possibilitou, em 2010, a obtenção da outorga para funcionar como emissora de TV. Desde então, a TVT evoluiu, mudou-se para a Avenida Paulista e consolidou sua programação. “Tivemos oportunidade de virmos para a Avenida Paulista, onde temos oportunidade de ter mais entrevistados neste estúdio bacana para trazermos informação de qualidade, com o olhar do trabalhador, da democracia. Espero que a TVT cresça muito e chegue a muitas pessoas.”
Com a cobertura nacional, Maurício finaliza sobre o que espera da nova fase: “Agora vamos competir e trazer a voz dos trabalhadores de todo o Brasil.”