Yamandú Orsi , candidato da Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai neste domingo (24) com 49,84% dos votos, derrotando o conservador Álvaro Delgado que obteve 45,87%. Com a vitória, Orsi sucede Luis Alberto Lacalle Pou, do mesmo partido de Delgado.
A vitória de Orsi contou com o importante apoio do ex-presidente José Pepe Mujica que, mesmo enfrentando problemas de saúde e idade avançada, esteve presente durante a campanha, fortalecendo a candidatura do ex-governador de Canelones.
Assim como Mujica, Orsi afirmou que não residirá no tradicional Palácio Estévez, a casa oficial dos presidentes. Ele prefere uma vida simples no campo, sem luxo, como expressou em várias entrevistas.
Lacalle Pou reconheceu a vitória de Orsi por meio de uma mensagem no X (antigo Twitter): “Liguei para Yamandú Orsi para parabenizá-lo como presidente eleito e me colocar à disposição para iniciar a transição no momento que ele considerar adequado”.
Antes mesmo da confirmação oficial da vitória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Orsi, com base nas projeções que indicavam a vitória do esquerdista.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu Lula no X (antigo Twitter). “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.”
Quem é Yamandú Orsi
Yamandú Orsi, de 57 anos, é professor de História e ex-governador do departamento de Canelones, o segundo maior do Uruguai. Sua trajetória política começou no período de redemocratização, em 1984. Casado com Laura Alonso Pérez, Orsi é pai de dois filhos gêmeos, Victorio e Lucía, nascidos quando ele tinha 45 anos.
Orsi é visto como herdeiro político de Pepe Mujica, com quem compartilha valores como simplicidade e proximidade com a vida no campo. O presidente eleito prometeu focar em políticas ambientais, apoio a pequenos produtores e inclusão social, defendendo uma renovação da esquerda baseada no diálogo. Na campanha, ele declarou que não promoverá mudanças radicais, priorizando estabilidade e crescimento.
Outro ponto marcante de sua eleição é que Orsi será o primeiro presidente vindo do interior do país desde a redemocratização, rompendo uma longa tradição de lideranças exclusivamente de Montevidéu.
Com a vitória, a Frente Ampla retorna à Presidência, posição que ocupou de 2004 a 2019, antes da vitória da direita com Lacalle Pou. A nova liderança de Orsi promete trazer equilíbrio entre inovação e tradição à política uruguaia.