Agora

Da Redação

Brasileiro está entre os feridos do descarrilamento de bondinho em Lisboa

O Cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Candeas, informou que um brasileiro ficou ferido por causa do descarrilamento do Elevador da Glória, bondinho que está entre as principais atrações turísticas de Portugal. Saiba mais na TVT News.

Ainda de acordo com a autoridade, o brasileiro recebeu atendimento médico e já recebeu alta para ficar em casa. Ainda não se sabe se o cidadão mora em Portugal ou se estava a turismo no local.

O jornal “Diário de Notícias” disse que o brasileiro recebeu atendimento

Descarrilamento do Elevador da Glória aconteceu nesta quarta-feira (3) em Lisboa, Portugal. O acidente deixou 16 mortos e 21 feridos — três estão em estado grave —, informou primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro.

Na manhã desta quinta-feira (4) havia sido informado o número de 17 mortos, mas foi um erro de registro duplicado que foi desmentido.

A polícia portuguesa divulgou a nacionalidade de 15 das 17 vítimas. Entre elas, há:

  • 4 portugueses;
  • 2 alemães;
  • 2 espanhóis;
  • 1 coreano;
  • 1 cabo-verdeano;
  • 1 canadense;
  • 1 italiano;
  • 1 francês;
  • 1 suíço;
  • 1 marroquino.

Um funcionário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está entre feridos e outros estão feridos. O veículo era usado para acessar o local de trabalho por muitos, o que deixou o clima apreensivo, de acordo com o jornal “Diário de Notícias”.

O que o governo está fazendo em relação ao acidente no Elevador da Glória?

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) informou à Agência Lusa que vai abrir uma investigação ao descarrilamento. Outros três bondinhos do tipo funicular de Lisboa estão sendo inspecionados preventivamente por conta do acidente no Elevador da Glória.

Moradores locais apontam nas redes sociais que a causa provavelmente está ligada a falta de manutenção dos equipamento antigos e da superlotação diária nas altas temporadas de turismo português.

A Polícia Judiciária também criou um canal de informações diretas com parentes e amigos próximos das vítimas do acidente. O contato foi divulgado pelo governo de Portugal e é solicitado que apenas familiares e amigos entrem em contato, público geral e imprensa deve se reversar aos meios oficiais e tradicionais já adotados.

A linha conhecida como Elevador da Glória é operada desde 1885 e conecta a Praça dos Restaurantes ao Bairro Alto, duas regiões de grande movimento turístico no centro da capital portuguesa.

Em uma nota, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que “lamenta profundamente o acidente ocorrido esta tarde com o elevador da Glória, em Lisboa, em particular as vítimas mortais e os feridos graves, bem como os vários feridos ligeiros”, e apresentou “o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia”.

Assista ao jornal TVT News Primeira Edição

Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão do Congresso

A comissão mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória (MP) 1300/25 aprovou nesta quarta-feira (3) a proposta que altera a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSSE). O texto isenta famílias de baixa renda da conta de luz em casos de baixo consumo. Saiba mais em TVT News.

A MP ainda precisa ser votada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado para valer de forma definitiva.

A tarifa social começou a valer no início de julho, quando a MP foi editada pelo governo federal. A gratuidade vale para famílias beneficiárias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham consumo mensal de até 80 kilowatts (kWh).

Segundo o governo, o benefício concederá a gratuidade total da conta de luz a 4,5 milhões de famílias. Outras 17,1 milhões de famílias que também têm direito à tarifa social não precisarão pagar pelos primeiros 80 quilowatts-hora (kWh) consumidos em cada mês.

Regras da tarifa social de energia elétrica

Pelas regras da tarifa, aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), têm direito à gratuidade os consumidores beneficiados pela Tarifa Social que possuem instalações trifásicas e usam até 80 kWh por mês.

Nesse caso, poderão ser cobrados na fatura apenas os custos não associados à energia consumida, como a contribuição de iluminação pública ou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com legislação específica do estado ou município onde a família reside.

Já para os consumidores que têm instalações trifásicas e usam mais de 80 kWh por mês, o custo de disponibilidade da rede continua sendo de 100 kWh. Nesse caso, o consumidor precisará pagar uma diferença caso use entre 80 kWh e 100 kWh.

O custo de disponibilidade é o valor mínimo cobrado pela distribuidora para remunerar os gastos com a rede elétrica necessários para transportar a energia até o consumidor.

Quem tem direito

O texto aprovado pela comissão mantém a isenção total da conta de luz para famílias de baixa renda e a isenção da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para famílias do Cadastro Único com renda entre meio e um salário mínimo, no consumo de até 120 kWh mensais.

Para ser beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica é preciso se enquadrar em um dos requisitos abaixo:

  • Família inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e estão no Cadastro Único;
  • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha pessoa com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
  • Também têm direito ao benefício as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, cujo consumo mensal seja de até 80 kWh/mês.

isencao-na-conta-de-luz-lula-60-milhoes-brasileiros-a-estimativa-e-garantir-gratuidade-a-16-milhoes-de-pessoas-foto-marcelo-casal-jr-tarifa-social-agencia-brasil-tvt-news
Os recursos para custear os descontos são provenientes da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Concessão automática

A Tarifa Social é concedida automaticamente às famílias que têm direito. Para receber, basta que a pessoa responsável pelo contrato de fornecimento de energia elétrica (aquela cujo nome está na fatura) esteja entre os beneficiados pelos programas de governo descritos acima. Portanto, não é necessário solicitar à distribuidora.

A MP também traz outras medidas, como tarifas diferenciadas por horário de consumo, fornecimento de energia pré-paga, diferentes tipos de tarifa conforme local e complexidade.

O relator Fernando Coelho Filho (União-PE) explicou que optou por limitar o relatório à tarifa social. Os temas sobre abertura do mercado de energia serão discutidos na MP 1304/25, que trata da redução dos impactos tarifários.

Segundo o deputado, a decisão foi resultado de acordo com as presidências da Câmara e do Senado. Ele afirmou que as 600 emendas rejeitadas na análise da MP 1300 serão consideradas no novo debate.

“Eu gostaria que esta MP tratasse de muitos outros temas. Mas este texto foi o possível e eu quero crer que vamos incluir outros pontos na MP 1304”, argumentou.

O Congresso Nacional tem prazo até o início de novembro para aprovar a MP, para que ela não perca a validade.

Por Agência Brasil.

Eliminatórias da Copa: Seleção encara Chile e se despede da torcida brasileira no Maracanã

O Maracanã recebe nesta quinta (4) à noite o último jogo do ano da seleção brasileira de futebol masculina no país. Depois do duelo de hoje contra o Chile pela penúltima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil joga contra a Bolívia fora de casa na próxima terça (9). Já classificados, os brasileiros encaram os chilenos, últimos colocados e fora do Mundial de 2026. A partida terá início às 21h30 (horário de Brasília). Saiba mais em TVT News.

Setenta mil ingressos foram colocados à venda para o jogo de despedida da seleção, que terá show de abertura com a cantora baiana Ivete Sangalo. Durante o intervalo, está prevista uma homenagem aos jogadores que foram campeões mundiais vestindo a amarelinha. Aos 90 anos, José Macia, o Pepe, campeão em 1958 e 1962 pelo Brasil já confirmou presença. Há 100 dias no comando da Seleção, o italiano Carlo Ancelotti também vai estrear à beira do gramado do estádio Jornalista Mário Filho.

“Uma experiência nova, muito bonita, minha primeira vez no templo do futebol mundial”, disse Ancelotti, esperando o máximo da equipe, e que atue com confiança e equilíbrio. “É o caminho que queremos correr até o Mundial.”  

Em terceiro lugar nas Eliminatórias, com 25 pontos, o Brasil já garantiu a vaga para a Copa de 2026. Situação diferente dos chilenos, que amargam a lanterna da disputa, com 10 pontos,  e estão fora pela terceira vez consecutiva da maior competição de seleções do mundo. A La Roja vai ser guiada por um treinador interino, Nicolás Córdova, técnico do Sub-20, no lugar de Ricardo Gareca, demitido na última rodada.

As estatísticas apontam um amplo favoritismo da seleção. Os chilenos são os maiores “fregueses” da história do futebol brasileiro. Em 74 partidas, foram 52 vitórias da amarelinha, 14 empates e oito derrotas.  

Se vencer, e caso o Equador tropece contra o Paraguai, a Amarelinha assume a vice-liderança.

No último encontro entre as equipes, disputado em 10 de outubro do ano passado, a Seleção venceu por 2 a 1, de virada, em Santiago, com direito a gol no fim de Luiz Henrique, que está entre os convocados. Igor Jesus anotou o outro do Brasil.

Em março de 2022, a Seleção e o Chile se enfrentaram no último embate da Amarelinha no Brasil antes da Copa do Catar diante de um estádio lotado: quase 70 mil torcedores prestigiaram a goleada por 4 a 0, com gols de Vinicius Jr., Neymar, Philippe Coutinho e Richarlison.

Possível escalação

O treinador Carlo Ancelotti e sua comissão técnica tiveram três dias de treinamento na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), para o embate desta quinta. Além de vencer os chilenos e a Bolívia, na próxima terça (9), o objetivo para esta Data FIFA é também conhecer mais atletas capazes de ajudar a equipe.

Após três treinos, o italiano deve escalar o time brasileiro com: Alisson, Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Gabriel Martinelli, Estevão e João Pedro.

selecao-brasileira-encara-chile-no-maracana-tvt-news
Seleção realizou a preparação para jogo com o Chile na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Onde assistir?

O jogo entre Brasil e Chile, nesta quinta-feira (4), pela 17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, terá transmissão ao vivo da Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e ge TV (Youtube) a partir das 21h30 (horário de Brasília).

A arbitragem do duelo será venezuelana. Alexis Herrera (árbitro); Lubin Torrealba e Albeto Ponte (assistentes); Alejandro Velázquez (quarto árbitro) e Ángel Arteaga (VAR).

O que é notícia no Jornal TVT News Primeira Edição | 04-09-2025

Veja o que é notícia no Jornal TVT News Primeira Edição desta quinta-feira, 4 de setembro de 2025. Confira quais são as notícias do dia com a equipe do Jornal TVT News Primeira Edição.

O que é notícia em 4 de setembro de 2025 no Jornal TVT News Primeira Edição

Jornal TVT News: manhã e tarde com os trabalhadores

TVT News tem dois telejornais diários: o jornal TVT News Primeira Edição, das 10h30 às 13h e o Jornal TVT News Segunda Edição, das 16h às 18h. Os dois noticiários fazem parte das transformações de programação e na linguagem que começaram em agosto de 2024 quando o site TVT News foi lançado.

“Nossa estratégia de unificar a redação e diversificar conteúdos vem se mostrando acertada. Agora nossos esforços estão concentrados em aumentar a audiência e estrear novos produtos”, explica o Diretor de Conteúdo da TVT News, Ricardo Negrão.

jornal-tvt-news-primeira-edicao-jornal-tvt-news-segunda-edicao-talita-galli-e-don-ernesto-apresentadores-dos-novos-telejornais-da-tvt-news-o-dia-com-os-trabalhadores-foto-vitoria-machado-tvt-news-tvt-news
Talita Galli e Don Ernesto, apresentadores dos novos telejornais da TVT News: o dia com os trabalhadores. Foto: Vitória Machado/TVT News

Sobre a TVT

A TVT é uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Veja também: as notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Botijão gratuito para 15,5 milhões de famílias: como funcionará o Gás do Povo

O presidente Lula lança o programa Gás do Povo, nesta quinta-feira (4) para beneficiar 15,5 milhões de famílias com botijão de gás gratuito. A proposta combate a pobreza energética, garante alívio no orçamento das famílias e protege a saúde, principalmente de mulheres que utilizam lenha, álcool e outros materiais inflamáveis e tóxicos, diz o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Saiba mais sobre a iniciativa em TVT News.

O que é o Gás do Povo

O Gás do Povo substitui e triplica o número de beneficiados do atual Auxílio Gás, e se consolida como uma das maiores ações de acesso ao cozimento limpo do mundo. Ao todo, o programa distribuirá cerca de 65 milhões de botijões por ano.

Em vez do benefício em dinheiro do Auxílio Gás, com o novo programa cada família vai retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo Governo do Brasil. A mudança aumenta a eficiência, a transparência e o controle da política pública.

O programa reforça o papel do Brasil como líder global na promoção de uma transição energética justa e inclusiva, alinhada à presidência brasileira no G20 e no BRICS, e aos compromissos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 7 (ODS 7) da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar acesso universal a tecnologias limpas de cocção.

O programa será custeado integralmente com recursos públicos, sem necessidade de créditos extraorçamentários. Para este ano, já estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) mais de R$ 3,57 bilhões para a implementação da política pública, o que garante a viabilidade orçamentária para a continuidade e aprimoramento do benefício durante o ano. Para 2026, a previsão é de R$ 5,1 bilhões.

botijao-gratuito-155-milhoes-de-familia-gas-do-povo-o-programa-esta-focado-em-garantir-acesso-digno-e-facilitado-ao-botijao-e-proteger-a-vida-e-a-saude-da-populacao-foto-pexels-tvt-news
O programa está focado em garantir acesso digno e facilitado ao botijão e proteger a vida e a saúde da população. Foto: Pexels

Quem direito a participar do Gás do Povo

Terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 759) por pessoa, com prioridade para aqueles que recebem o Bolsa Família.

Cada família terá direito a uma quantidade de botijões por ano, conforme a composição familiar:

  • Famílias com 2 integrantes: receberão até 3 botijões por ano.
  • Famílias com 3 integrantes: receberão até 4 botijões por ano.
  • Famílias com 4 ou mais integrantes: receberão até 6 botijões por ano.

A Região Nordeste concentra o maior número de famílias contempladas. A estimativa é de que mais de 7,1 milhões de famílias nordestinas sejam atendidas. Na sequência aparecem Sudeste (4,4 milhões), Norte (2,1 milhões), Sul (1,1 milhão) e Centro-Oeste (889 mil).

Como o Gás do Povo vai funcionar

O beneficiário vai retirar os botijões diretamente nos postos de distribuição, que terão identificações do Gás do Povo.

Não haverá qualquer pagamento em dinheiro no ato da retirada, mas o benefício não inclui o valor do frete caso o beneficiário queira receber o botijão em casa.

O benefício poderá ser acessado de diferentes formas:

  • Por meio de um aplicativo, as famílias acessam um vale eletrônico para ser trocado pelo botijão nos postos de distribuição credenciados;
  • Retirada de um vale impresso em agências da Caixa Econômica Federal ou lotéricas;
  • Cartão do Gás do Povo;
  • Cartão do Bolsa Família.

Mais saúde, menos lenha

Estima-se que 2,3 bilhões de pessoas no mundo ainda não tenham acesso a tecnologias limpas de cozimento, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA).

No Brasil, cerca de 12 milhões de domicílios ainda utilizam lenha e gás de forma combinada para cozinhar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre esses, aproximadamente 5 milhões são famílias de baixa renda — um universo de cerca de 15 milhões de pessoas que ainda recorrem à lenha, sobretudo devido ao impacto do botijão no orçamento familiar.

Com a gratuidade no botijão, o programa também promove uma política integrada de saúde pública. A substituição da lenha pelo gás de cozinha é fundamental para reduzir doenças respiratórias, que pressionam o Sistema Único de Saúde (SUS) e atingem milhões de brasileiros expostos à poluição gerada pela queima da biomassa.

Com informações de Planalto.

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) ocorrerá em 228 municípios das 27 entes federativos, como na primeira edição do certame, garantindo que os candidatos façam as provas em dois dias, em um raio máximo de 100 quilômetros de distância de suas residências. Saiba mais na TVT News.

No momento da inscrição, o candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o objetivo do modelo de aplicação descentralizada nos dois dias de provas, em todo o país, é democratizar o acesso ao serviço público com a redução de custos de deslocamento.

O CNU, conhecido como o Enem dos concursos, registrou 761.528 inscrições confirmadas em 4.951 municípios.

Confira a lista dos municípios onde serão aplicadas as provas objetivas e discursivas do CNU 2025:

  • 1.  Acre (AC): Cruzeiro do Sul, Rio Branco;
  • 2.  Alagoas (AL): Arapiraca, Maceió;
  • 3.  Amapá (AP): Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque;
  • 4.  Amazonas (AM): Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé;
  • 5.  Bahia (BA): Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista
  • 6.  Ceará (CE): Caucaia, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral;
  • 7.  Distrito Federal (DF): Brasília;
  • 8.  Espírito Santo (ES): Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória;
  • 9.  Goiás (GO): Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás;
  • 10.  Maranhão (MA): Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Luís;
  • 11.  Mato Grosso (MT): Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande;
  • 12.  Mato Grosso do Sul (MS): Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas;
  • 13.  Minas Gerais (MG): Almenara, Araçuaí, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itajubá, Ituiutaba, Janaúba, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pirapora, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia;
  • 14.  Pará (PA): Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Itaituba, Marabá, Monte Alegre, Oriximiná, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu, Tucuruí;
  • 15.  Paraíba (PB): Campina Grande, João Pessoa, Patos, Sousa;
  • 16.  Paraná (PR): Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Umuarama;
  • 17.  Pernambuco (PE): Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina, Recife, Serra Talhada;
  • 18.  Piauí (PI): Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Teresina;
  • 19.  Rio de Janeiro (RJ): Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Volta Redonda;
  • 20.  Rio Grande do Norte (RN): Caicó, Mossoró, Natal, Parnamirim;
  • 21.  Rio Grande do Sul (RS): Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Uruguaiana;
  • 22.  Rondônia (RO): Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena;
  • 23.  Roraima (RR): Boa Vista, Rorainópolis.
  • 24.  Santa Catarina (SC): Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, São José.
  • 25.  São Paulo (SP): Araçatuba, Bauru, Caçapava, Campinas, Guarulhos, Hortolândia, Itapeva, Jacareí, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Paulínia, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taboão da Serra, Valinhos, Vinhedo
  • 26.  Sergipe (SE): Aracaju, Itabaiana;
  • 27.  Tocantins (TO): Araguaína, Gurupi, Palmas.

Cartão de inscrição do CNU

Os locais exatos das provas do CNU 2025, por questões de segurança, somente poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir de 22 de setembro, quando for divulgado o Cartão de Confirmação de Inscrição.

O documento ainda trará dados como o número de inscrição, as datas e os horários de aplicação das provas, além da informação sobre a opção do uso do nome social e se o atendimento especializado foi concedido após solicitação no ato de inscrição.

O documento estará disponível no portal do CPNU

O CNU 2025 terá dois dias de aplicação de provas para os 761.528 inscritos confirmados. O primeiro dia, previsto para 5 de outubro, será dedicado somente à aplicação das provas objetivas. Os candidatos habilitados nessa primeira etapa e convocados para fazer as discursivas farão a segunda fase em 7 de dezembro.

Os candidatos negros optantes pela reserva de vagas do CNU passarão pelo procedimento de confirmação complementar da autodeclaração e depois serão convocados por meio de futuros editais.

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil