Agora

Da Redação

Dólar hoje: acompanhe a cotação do dólar com a TVT News

Confira a cotação do dólar hoje com a TVT News.

Carregando cotação do dólar…


Cotação do dólar hoje atualizada.

bolsa-sobe-mais-de-3-e-encosta-nos-172-mil-pontos-com-recuos-de-trump-ibovespa-encerrou-a-quarta-aos-171-817-pontos-com-alta-de-3-33-foto-divulgacao-b3-tvt-news

Ibovespa Foto: Divulgação/B3

O que é notícia no Jornal TVT News Primeira Edição | 29-01-2026

Veja o que é notícia no Jornal TVT News Primeira Edição desta quinta-feira, 29 de janeiro de 2026. Confira quais são as notícias do dia com a equipe do Jornal TVT News Primeira Edição.

O que é notícia em 29 de janeiro de 2026 no Jornal TVT News Primeira Edição

  • Galípolo investiga falha do BC na fiscalização do Master
  • PF apura influenciadores pagos para atacar o Banco Central
  • Caso Orelha: polícia identifica jovens e apura coação de testemunhas
  • Justiça suspende lei contra cotas raciais em universidades de SC
  • Juros mantidos em 15% e possível corte sinalizado para março
  • Governo pede extradição de Alexandre Ramagem aos EUA
  • Tarcísio visita Bolsonaro em meio a tensões políticas

Jornal TVT News: manhã e tarde com os trabalhadores

TVT News tem dois telejornais diários: o jornal TVT News Primeira Edição, das 10h30 às 13h e o Jornal TVT News Segunda Edição, das 16h às 18h. Os dois noticiários fazem parte das transformações de programação e na linguagem que começaram em agosto de 2024 quando o site TVT News foi lançado.

“Nossa estratégia de unificar a redação e diversificar conteúdos vem se mostrando acertada. Agora nossos esforços estão concentrados em aumentar a audiência e estrear novos produtos”, explica o Diretor de Conteúdo da TVT News, Ricardo Negrão.

jornal-tvt-news-primeira-edicao-jornal-tvt-news-segunda-edicao-talita-galli-e-don-ernesto-apresentadores-dos-novos-telejornais-da-tvt-news-o-dia-com-os-trabalhadores-foto-vitoria-machado-tvt-news-tvt-news
Talita Galli e Don Ernesto, apresentadores dos novos telejornais da TVT News: o dia com os trabalhadores. Foto: Vitória Machado/TVT News

Sobre a TVT

A TVT é uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Veja também: as notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Copom mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Taxa Selic, juros básicos da economia, em 15% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro. Entenda em TVT News.

Essa é a quinta reunião seguida em que o Copom mantém os juros básicos. A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano.

No comunicado, o Copom confirmou que deverá começar a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico.

“O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, informou o BC.

A decisão unânime ocorreu com o Copom desfalcado. No fim de 2025, expirou o mandato dos diretores de Organização do Sistema Financeiro, Renato Gomes, e de Política Econômica, Paulo Pichetti. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só encaminhará as indicações dos substitutos na volta do Congresso Nacional, em fevereiro.

Após chegar a 10,5% ao ano em maio do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro de 2024. A Selic chegou a 15% ao ano na reunião de junho do ano passado, sendo mantida nesse nível desde então.

Juros e inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em 2025, o IPCA ficou em 4,26% , o menor nível anual desde 2018. Com o resultado, o indicador voltou a ficar dentro do teto da meta contínua de inflação.

Pelo novo sistema de meta contínua, em vigor desde janeiro, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%.

No modelo de meta contínua, a meta passa ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em janeiro de 2026, a inflação desde fevereiro de 2025 é comparada com a meta e o intervalo de tolerância. Em fevereiro de 2026, o procedimento se repete, com apuração a partir de março de 2025. Dessa forma, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao índice fechado de dezembro de cada ano.

No último Relatório de Política Monetária, divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária diminuiu para 3,5% a previsão do IPCA para 2026, mas a estimativa será revista, por causa do comportamento do dólar e da inflação. A próxima edição do documento, que substituiu o antigo Relatório de Inflação, será divulgada no fim de março.

As previsões do mercado estão menos otimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4%, levemente acima acima do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 4,05%.

Crédito caro

O aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação. Isso porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico. No último Relatório de Política Monetária, o Banco Central aumentou de 1,5% para 1,6% a projeção de crescimento para a economia em 2026.

O mercado projeta crescimento um pouco melhor. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 1,8% do PIB em 2026.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Por Agência Brasil.

Resultado Sisu 2026: confira os aprovados nas universidades públicas

O MEC divulgou a lista do Resultado Sisu 2026. Confira os aprovados no Sisu com a TVT News.

Lista aprovados Sisu 2026

A lista dos aprovados no Sisu 2026 está disponível aqui: no portal de acesso único do Mec

Fez o Enem nos últimos três anos? O Sisu 2026 vai considerar a melhor nota das últimas três edições do Enem.

O Sisu é o processo seletivo para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior em todo o país.

A novidade desta edição é que o Sisu passou a considerar o resultado das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 ─ para acesso às vagas ofertadas pelas instituições públicas participantes.

As regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital nº 29/2025.

Quando é a matrícula do Sisu 2026

Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição a partir de 2 de fevereiro.

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na aba do Sisu.

A lista de espera poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

sisu-notas-tres-ultimos-enem-poderao-ser-usadas-partir-2026-rafa-neddermeyer-agencia-brasil-tvt-news
O Sistema de Seleção Unificada vai considerar a melhor média das últimas três edições do Enem. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Quantas vagas o Sisu oferece?

São mais de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, oferecidos por 136 instituições, em 587 municípios do país.

Com isso, a edição de 2026 é considerada a maior da história do Sisu em quantidade de instituições participantes, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026.

Entre as 274 mil vagas disponibilizadas, mais de 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais. Os estudantes que optarem por esses cursos poderão se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) garante um incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050.

O MEC avisa que é de responsabilidade do candidato verificar previamente essa informação antes de realizar a inscrição no Sisu 2026, não sendo possível a escolha do semestre de ingresso, o qual será definido de acordo com a nota do candidato.

Maioria das instituições participantes do Sisu são da rede federal. Foto: Jose Cruz/ABR

Há vagas PPI e PCD no Sisu?

O Sisu considera diferentes modalidades de concorrência, que levam em conta o perfil socioeconômico dos candidatos, de acordo com a Lei de Cotas (nº 12.711/2012) e a Lei nº 14.945/2024, e também de acordo com as ações afirmativas definidas em cada instituição.

No momento da inscrição, caso possua o perfil para concorrer a essas vagas, os candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública deverão, obrigatoriamente, indicar as modalidades de reserva de vagas às quais desejam concorrer.

Será permitida a opção por apenas uma ação afirmativa do tipo bônus e uma ação afirmativa do tipo reserva de vagas.

A oferta de vagas reservadas ocorre somente após a etapa de classificação e observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

pe-de-meia-pagamentos-comecarao-em-25-de-fevereiro-serao-depositadas-parcelas-de-r-1000-por-conclusao-de-uma-das-etapas-do-ensino-medio-foto-luis-fortes-mec-tvt-news
Serão 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais e os estudantes podem se inscrever no Programa Pé-de-meia Licenciaturas. Foto: Luis Fortes/MEC

Como funciona a seleção de vagas na universidade pública?

Todos os candidatos inscritos no Sisu 2026 serão classificados com base no desempenho obtido nas edições do Enem dos anos de 2023, 2024 ou 2025.

Caso o candidato tenha participado de uma ou mais edições do Enem, o sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a melhor nota média ponderada das edições do Enem, levando em conta ações afirmativas e a opção de curso.

Porém, é preciso que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro (estudante que não terminou o ensino médio e faz o exame para fins de autoavaliação).

O MEC explica que, em caso de empate no uso das médias ponderadas, será considerada a edição do Enem em que obteve a maior nota em uma das disciplinas que têm maior peso para o curso escolhido e conforme a ordem de prioridade.

Ainda tem dúvidas? Use o canal de atendimento do MEC

Saiba mais sobre o Sisu aqui. A central de atendimento do MEC funciona no telefone: 0800-616161. 

Confira a classificação Campeonato Brasileiro série A

Classificação Campeonato Brasileiro da Série A. Leia em TVT News quem lidera o Brasileirão, quem está na fase de grupos da Libertadores, quem se classifica para Copa Sulamericana e quem está na zona de rebaixamento.

Classificação do Campeonato Brasileiro

Acompanhae a tabela do Brasileirão da série A

Calendário do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro é disputado ao longo de todo o calendário de 2026. Os clubes da Série A só ingressarão na Copa do Brasil a partir da quinta fase da competição, que passará a ter sua final decidida em partida única. Além disso, todas as regiões do país contarão com torneios regionais.

Campeonato Brasileiro Série A

  • Início em 28 de janeiro e término em 2 de dezembro, com campeonato sendo jogado durante todo o ano;
  • Manutenção do formato de 2025
  • Nova cultura será uma quebra de paradigma e possibilitará o aumento do recesso para jogadores, maior apelo comercial e melhoria do produto, além de um calendário mais equilibrado.

Campeonato Brasileiro Série B

  • Início em 21 de março e término em 28 de novembro, estendendo a duração do campeonato e possibilitando o aumento do recesso para jogadores;
  • Manutenção do formato atual em 2026;
  • Competição começará duas semanas após o término dos estaduais.

Campeonato Brasileiro Série C

  • Início em 5 de abril e término em 25 de outubro;
  • Campeão garante vaga na 3ª fase da Copa do Brasil;
  • 20 Clubes participantes, com a manutenção do formato;
  • Descenso de 2 clubes para a Série D de 2027.

Quem são os maiores campeões do Brasileirão?

  1. Palmeiras: 12 títulos
  2. Santos: 8 títulos
  3. Flamengo: 8 títulos (oficiais CBF)
  4. Corinthians: 7 títulos
  5. São Paulo: 6 títulos

CBF unificou os títulos dos campeonatos brasileiros

Por muitos anos, considerou-se que o Campeonato Brasileiro havia começado apenas em 1971. No entanto, em 2010, após um dossiê histórico, a CBF oficializou a unificação dos títulos da Taça Brasil (1959-1968) e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão” (1967-1970).

Essa decisão mudou o panorama do futebol brasileiro, devolvendo o status de “Campeão do Brasil” a gerações de ouro, como o Santos de Pelé e a Academia de Futebol do Palmeiras. Com isso, clubes como o Bahia (primeiro campeão em 1959) e o Cruzeiro (campeão em 1966) tiveram sua importância devidamente reconhecida no topo do pódio nacional.

flamengo-pode-ser-campeao-brasileiro-hoje-tvt-news
Flamengo é o atual campeão brasileiro. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Quem foi o campeão brasileiro de 1987: Sport ou Flamengo?

Talvez o capítulo mais debatido da história do Brasileirão seja o ano de 1987. Naquele ano, os clubes criaram a Copa União (Módulo Verde), enquanto a CBF organizou o Módulo Amarelo. O regulamento previa um cruzamento entre os finalistas dos dois módulos, o que Flamengo e Internacional (finalistas do Verde) se recusaram a fazer.

Como resultado, o Sport enfrentou o Guarani na final do quadrangular e sagrou-se campeão. Após décadas de disputas judiciais, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Sport Club do Recife é o único e legítimo campeão brasileiro de 1987. No entanto, para a torcida rubro-negra carioca e muitos analistas, a Copa União continua sendo o título moral daquela temporada.

Acordo Mercosul-UE é tema de debate organizado pela CNM/CUT nesta quinta (29)

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) realiza, nesta quinta-feira (29), às 9h, um debate sobre o Acordo Mercosul/União Europeia, com foco nos impactos para a indústria nacional, o emprego e o desenvolvimento soberano do Brasil. Leia em TVT News.

O encontro contará com a participação da socióloga Adriana Marcolino, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), e do senador Humberto Costa (PT-PE), que irão analisar os riscos e desafios do acordo para a economia brasileira e para os direitos da classe trabalhadora.

Para o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, o debate é estratégico para que as trabalhadoras e os trabalhadores compreendam o cenário internacional e se preparem para os desafios que estão colocados para os próximos anos.

“Esse encontro é fundamental para termos conhecimento sobre as relações comerciais entre regiões com realidades muito distintas, como países exportadores de commodities, caso do Brasil, e regiões com alta tecnologia e direitos trabalhistas mais avançados”, afirmou.

Em sua opinião, é preciso discutir os desafios colocados pela Nova Indústria Brasil e preparar os trabalhadores para o que vem pela frente.

“A CNM defende uma economia globalizada, mas com o trabalho também tratado como um direito global, com valorização da mão de obra e do tempo de trabalho, inclusive no debate do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que ainda enfrenta muitas dificuldades para avançar”, declarou.

Já o secretário de Relações Internacionais da entidade, Maicon Michel, destaca que o debate é fundamental para preparar a organização e a resposta da classe trabalhadora diante dos efeitos do acordo.

“Essa atividade é muito importante para que os trabalhadores possam refletir sobre os impactos, mas, sobretudo, as ações que nós vamos ter que tomar para não deixar com que esse acordo impacte negativamente na nossa vida, no nosso consumo, na nossa soberania produtiva e, claro, na manutenção dos nossos empregos”, disse.

A atividade será realizada de forma híbrida e integra a agenda de mobilização da CNM/CUT em defesa da indústria nacional, da geração de empregos de qualidade e da soberania do país, reforçando a importância do debate na construção de um projeto de desenvolvimento para o Brasil.

Serviço | Debate: Indústria, emprego e soberania nacional
Data: 29 de janeiro de 2026 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Evento híbrido
Endereço: Rua Dr. Cinicnato Braga, 40 – São Bernardo do Campo (SP)