Juca Kfouri recebe a especialista em diversidade Aline Lima

"Muitas vezes aquilo do que a gente chama felicidade eu não consigo alcançar por conta de condições socioeconômicas." Assista na TVT News
juca-kfouri-recebe-aline-lima-tvt-news
"Eu acho que é importante ter uma inteligência socioemocional"

O jornalista Juca Kfouri recebeu ontem (5), em seu programa Juca Kfouri Entrevista, da TVT, a especialista em diversidade, equidade e inclusão Aline Lima. Na conversa, temas como ressignificação, felicidade, desigualdade social e o papel da mulher na sociedade. “Vivemos numa sociedade capitalista então muitas vezes aquilo do que a gente chama felicidade do que é importante para mim daquilo que eu considero que vai me satisfazer eu não consigo alcançar por conta de condições socioeconômicas”, disse.

A entrevistada também falou sobre sua trajetória de vida e como ela ressignificou sua história e sua identidade. Então, discutiu a importância da felicidade e como alcançá-la em uma sociedade capitalista. Aline também falou sobre a desigualdade social e como ela afeta as mulheres e as pessoas negras. Por fim, ela fala sobre o papel da mulher na sociedade e como ela pode contribuir para a construção de um mundo mais justo e igualitário.

“Eu acho que é importante ter uma inteligência socioemocional. Porque, senão, além de você não conseguir, digamos, ser feliz – e estou usando aspas aqui porque acho que isso é uma definição muito individual –, você se culpa. Porque parece que, dentro da visão meritocrática, tudo depende de você. Então, se você concluir os ‘checks’ que a sociedade fala para você – que é padrão –, então tenha um emprego, tenha uma família num padrão e num formato que é estipulado por essa sociedade, tenha uma casa, tenha uma casa própria, aí você vai ser feliz”, disse.

Assista à entrevista de Aline Lima na íntegra:

Assuntos Relacionados