O Shopping Metrô Itaquera, na zona leste de São Paulo, recebe nesta sexta-feira (20) uma instalação artística e interativa em parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV), que visa aumentar a conscientização sobre a violência contra a mulher e sua erradicação. A exposição ficará no local até 31 de outubro e tem como objetivo combater o feminicídio no Brasil.
A instalação consiste em um banco gigante pintado de vermelho, que exibirá uma placa informativa sobre as diversas formas de violência de gênero descritas na Lei Maria da Penha. Ao lado do banco, um QR Code direcionará os visitantes para o texto completo da legislação com canais de apoio para mulheres em situação de violência. A proposta é que o banco não apenas chame a atenção, mas também sirva como um ponto de reflexão, encorajando as vítimas a buscarem proteção, rompendo assim o ciclo de violência.
A iniciativa conta com o apoio do Ministério das Mulheres e resulta de uma parceria entre o Instituto Banco Vermelho (IBV), a Universidade Guarulhos (UNG) e o Shopping Metrô Itaquera. Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho, ressalta que a intervenção em São Paulo é um marco na luta contra a violência de gênero. “Chegar a um estado tão populoso e representativo como São Paulo, especialmente em um shopping de grande circulação, é um avanço crucial na nossa luta pelo feminicídio zero. A parceria com o Shopping Metrô Itaquera reforça o compromisso das empresas privadas com essa causa, que impacta diretamente a qualidade de vida de todos nós enquanto sociedade”, afirma.
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2023 o Brasil registrou o maior número de feminicídios desde que o crime foi tipificado, há nove anos. Com 1.463 vítimas, o país contabilizou uma morte a cada seis horas no ano passado.