Concurso público: Ministério Público da União (MPU) divulga edital

A banca será a "temida" FGV. Os cargos serão para todo o país. Concurso público do MPU é um dos mais esperados dos concurseiros
concurso-publico-mpu-divulga-edital-foto-mpu-tvt-news
Sede do MPU, em Brasília. 11º concurso público da instituição deve chamar aprovados em cadastro de reserva. Foto: MPU

O Ministério Público da União (MPU) lançou hoje (8), por meio do Edital nº 1/2025, publicado no Diário Oficial da União (Seção 3), o 11º concurso público da instituição. O certame oferece 152 vagas distribuídas entre 35 cargos de analista e técnico, além de cadastro reserva, contemplando todos os estados do Brasil.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 13 de janeiro e 27 de fevereiro de 2025, exclusivamente no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso. Trata-se de um certame muito aguardado pelos concurseiros pela boa oferta de cargos e bons salários, além da possibilidade de atuação em todo o país, principalmente Brasília, a lotação principal.

O concurso público do MPU

As avaliações, compostas por prova objetiva e discursiva, estão previstas para acontecer no dia 4 de maio, em todas as capitais do país. Todos os cargos exigem nível superior e incluem vagas para os ramos do MPU e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

A prova objetiva será dividida em dois módulos:

  • Módulo I: 30 questões;
  • Módulo II: 50 questões.

Além disso, haverá uma prova discursiva para todos os cargos, com exceção de técnico do MPU/Polícia Institucional, que será submetido a um Teste de Aptidão Física (TAF). O conteúdo específico de cada carreira está descrito no edital.

Reserva de vagas e isenção de taxa

Seguindo a política de inclusão, o edital reserva:

  • 20% das vagas para pessoas negras;
  • 10% para pessoas com deficiência;
  • 10% para minorias étnico-raciais.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa de inscrição.

Validade e oportunidades

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial, com possibilidade de prorrogação por igual período. Os aprovados poderão ser convocados para nomeação em qualquer unidade do MPU ou da ESMPU, dependendo das vagas disponíveis.

Cargos disponíveis

O edital contempla cargos de técnico e analista em diversas áreas, incluindo:

  • Técnico do MPU: Administração, Polícia Institucional e Enfermagem.
  • Analista do MPU: Direito, Comunicação Social, Serviço Social, Psicologia, além de áreas especializadas como Engenharia, Medicina, Odontologia, Perícia, e Tecnologia da Informação.

A lista completa de cargos está disponível no edital, juntamente com os requisitos e atribuições de cada função.

Informações adicionais

Os candidatos podem acessar o edital e outros documentos no site da FGV ou entrar em contato pelos seguintes canais:

Com um processo seletivo abrangente e oportunidades em diversas áreas, o 11º Concurso Público do MPU é uma chance imperdível para quem busca ingressar no serviço público federal.

Assuntos Relacionados