Escala 6×1: veja locais para votar no Plebiscito Popular

Existem pontos de votação espalhados por todo o país. Procure o mais próximo de você para participar
escala-6x1-saiba-como-votar-em-plebiscito-popular-pelo-fim-do-trabalho-exaustivo-foto-plebiscito-popular-2025-tvt-news
Foto: @plebiscitopopular/Reprodução

O fim da escala 6×1 está em discussão no Congresso com Proposta de Emenda à Constituição (PEC) formalizada pela deputada federal Erika Hilton (Psol). Apesar da modalidade de trabalho ser considerada exaustiva, 70% dos deputados federais se posicionam contra a mudança sugerida. Como forma de pressionar os representantes, os movimentos sociais criaram o Plebiscito Popular 2025. Saiba os locais de votação por todo o Brasil na TVT News.

Além do fim da escala 6×1, o Plebiscito Popular quer saber o que os brasileiros pensam sobre a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e o aumento da taxa para quem ganha acima de R$ 50 mil.

⚠️ Vote, presencialmente, até o dia 7 de setembro! Não perca o prazo!

⚠️ O Plebiscito Popular 2025 é uma iniciativa dos movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes e pressionar por mudanças fundamentais.

Como votar presencialmente no Plebiscito Popular pelo fim da escala 6×1?

Para votar é necessário procurar o endereço da urna mais próxima. Para facilitar, a organização do Plebiscito Popular 2025 criou uma planilha com todos os locais e horários, acesse neste link!

Para votar é simples, você não precisa levar documento. Na cédula só é solicitado o seu nome completo, telefone pessoal e e-mail.

Na sequência, responda duas perguntas:

➡️ A primeira pergunta é “você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?”.

Para concordar com o fim da escala 6×1, selecione a opção “sim”.

➡️ Para concluir, é preciso responder também a segunda pergunta: “você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil por mês pague mais imposto de renda para que quem recebe até 5 mil por mês não pague?”.

Caso você concorde, vote “sim”.

Como qualquer pessoa pode cadastrar para ser uma urna [veja mais abaixo como você pode ser uma urna], novos locais podem surgir. A planilha disponível é atualizada automaticamente.

Onde votar pelo fim da escala 6×1?

A TVT News separou alguns dos locais de votação para te ajudar. Lembre-se que todos os endereços se encontram neste link!

Os pontos de votação estão concentrados nos grandes centros urbanos e em sedes de movimentos sindicais e políticos. Infelizmente, ainda não há pontos de votação em todos os estados.

Também é necessário verificar o horário de funcionamento, alguns pontos tem horário restrito então não perca a viagem.

Também é preciso verificar se as urnas ainda seguem abertas. A recomendação é que leia o detalhamento do funcionamento na coluna F da planilha. Alguns dos pontos de votação já foram descontinuados ou tem duração limitada.

No Distrito Federal, centro político do nosso país, existem três pontos de votação: Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília; na Feira de Ceilândia; e na Rodoviária de Brasília.

Em Natal, a urna está na sede da CUT, na Rua Apodi, 154, Cidade Alta.

Na cidade que recebe a COP 30, principal reunião dos líderes mundiais sobre o clima, Belém tem quatro urnas em endereços distintos, são eles: Armazém do Campo, Cremação; Chalé da Paz, Terra Firme; Sede do PSOL, São Brás; e Espaço do Coletivo Lutar Sempre, Terra Firme.

Em São Paulo, os endereços são diversos, vão da capital até o interior. Na capital paulista, uma das formas práticas é depositar o voto em urnas que estã no metrô, nas estações: República, Ana Rosa, Butantã, Belém, Vila Madalena, Sacomã, Suzano e Jabaquara.

Na cidade de São Paulo também haverá uma grande urna na Avenida Paulista no dia 10 de julho. Mais informações serão divulgadas em breve no perfil oficial no Instagram do Plebiscito Popular 2025.

Como ser uma urna do Plebiscito Popular 2025?

Com o objetivo de mobilizar mais pessoas pelo fim da escala 6×1, o Plebiscito Popular possibilita que qualquer pessoa e instituição seja uma urna e incentive as pessoas próximas a votar.

Para isso é preciso acessar o site do Plebiscito Popular, selecione “Faça o cadastro da sua urna!” e depois crie um cadastro ou acesse diretamente neste link.

➡️ Preencha os dados cadastrais.

➡️ Selecione uma instituição que você faça parte. Mas caso ela não seja uma das pré-indicadas é possível sugerir novas em “outras”

➡️ Finalizado o cadastro, você será direcionado para uma aba em que é possível cadastrar os votos das cédulas recebidas em urnas e anexar o comprovante.

Votos em duplicidade serão anulados.

escala-6x1-saiba-como-votar-em-plebiscito-popular-pelo-fim-do-trabalho-exaustivo-print-da-aba-de-cadastramento-de-urna-no-plebiscito-popular-2025-pelo-fim-da-escala-6x1-tvt-news
Print da aba de cadastramento de urna no Plebiscito Popular 2025 pelo fim da escala 6×1.

Como votar no Plebiscito Popular pelo fim da escala 6×1?

A TVT tem uma urna para você participar do Plebiscito Popular.

Para participar da votação, você pode acessar a urna da TVT News clicando aqui ou lendo o QR Code ao lado.

➡️ Preencha os dados com seu nome completo, e-mail ativo e número de telefone.

➡️ A primeira pergunta é “você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?”. Para concordar com o fim da escala 6×1, selecione a opção “sim”.

➡️ Para concluir, é preciso responder também a segunda pergunta: “você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil por mês pague mais imposto de renda para que quem recebe até 5 mil por mês não pague?”. Caso você concorde, vote “sim”.

escala-6x1-saiba-como-votar-em-plebiscito-popular-pelo-fim-do-trabalho-exaustivo-print-da-aba-de-votacao-no-plebiscito-popular-2025-pelo-fim-da-escala-6x1-tvt-news
Print da aba de votação no Plebiscito Popular 2025 pelo fim da escala 6×1.

No início da votação, a TVT foi até uma das urnas para votar. Confira a matéria:

“Uma grande consulta nacional para ouvir o povo sobre trabalho, justiça e dignidade”,
Organização do Plebiscito Popular

Leia outras notícia sobre o Plebiscito Popular

Assuntos Relacionados