O Senado começou a debater o fim da escala 6×1. Nesta quarta-feira (8), a deputada federal Erika Hilton, autora da proposta do fim da escala 6×1 na Câmara dos Deputados, já havia sinalizado que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado poderia votar hoje a PEC do fim da escala 6×1. A CCJ decidiu abrir audiências públicas antes da votação na comissão. Saiba mais na TVT News.
CCJ do Senado vota hoje o fim da escala 6×1
A PEC do fim da escala 6×1 segue em andamento no Senado. A votação já começou na Comissão de Constituição e Justiça do Senador, por iniciativa do Senador Paulo Paim (PT-RS). Após a leitura do relatório do senador Rogério Carvalho, a CCJ abriu audiência públicas envolvendo sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais e entidades patronais para aumentar o debate sobre o tema.
Veja como foi a leitura do relatório.
Leitura do relatório pelo fim da escala 6X1 pressiona Câmara dos Deputados para votar a PEC
A medida do Senado quer adiantar a pauta na Casa, enquanto a Câmara dos Deputados tem travado o andamento do texto.
“Já que a Câmara se recusa a pautar a PEC pelo FIM da escala 6×1, faremos a proposta avançar por outro lugar: está marcada, pra essa manhã, uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado que pode votar a PEC pelo FIM da 6×1 apresentada pelo @PauloPaimSenador“, afirmou a deputada Erika Hilton em publicação nas redes sociais.
“Assim como a PEC que eu e Movimento VAT apresentamos na Câmara, a PEC do senador Paulo Paim, com relatoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), também ACABA com a escala 6×1 e reduz a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas semanais”, explicou a deputada.
“Estarei na CCJ do Senado pra apoiar a proposta dos senadores Paulo Paim e Rogério Carvalho e manter vocês informados de tudo. O que queremos é o direito ao descanso, à dignidade, ao lazer, ao estudo, à qualificação profissional e, acima de tudo, à VIDA ALÉM DO TRABALHO!”, informou Erika Hilton.
PEC do fim da escala 6X1 no Senado foi apresentada pelo Senador Paulo Paim
“Trabalhador que descansa é trabalhador que tem escolha e que não se vende. Está pronta para ser votada na CCJ do Senado a PEC 148/2015 para reduzir a jornada de trabalho”, informou Paulo Paim nas redes sociais.
A relatoria da proposta é do senador Rogério Carvalho.
“Nesta quarta-feira, dia 08, vamos viver um dia histórico para o Brasil e, sobretudo, para a classe trabalhadora! Na Comissão de Constituição e Justiça, apresentarei o nosso relatório em defesa da redução da jornada de trabalho. Será um passo gigantesco na luta pelos direitos de quem trabalha”, anunciou o senador
Leia o relatório do Senador que pediu o fim da escala 6×1
O relator da PEC, o senador Rogério Carvalho (PT/SE), colocou no relatório que a pesquisa do Instituto DataSenado, em parceria com o gabinete da Senadora Soraya Thronicke, demonstrou que 54% dos brasileiros acreditam que jornadas menores de trabalho aumentará a qualidade de vida. Outros 35% vão além: a redução vai aumentar a produtividade.
Entre trabalhadores, o otimismo é ainda maior: 85% afirmam que teriam mais qualidade de vida com um dia livre adicional, 78% confiam em manter a mesma qualidade de trabalho e 68% acreditam que fariam a mesma quantidade de trabalho.
No texto, o senador ainda pontuou que a maioria dos países estão discutindo a redução da escala para 4 por 3, enquanto a estagnação do Brasil levou o país abrir uma discussão contra o 6×1, “que obriga milhões de trabalhadores a sacrificarem o sábado de convívio social”.
Ainda segundo o texto do relator, o fim da escala 6×1 vai beneficiar diretamente 22,3 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Já a redução da carga horária limite de 48h para 36h vai impactar 38,4 milhões de trabalhadores formalmente registrados.
Pressione você também pela votação do fim da escala 6×1: plebiscito vai até 12/10
O plebiscito popular que pede o fim da escala 6×1 e a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil está com votação aberta até dia 12 de outubro. Veja como votar.
Como votar no Plebiscito Popular pelo fim da escala 6×1?

Para participar da votação, você pode acessar a urna da TVT News clicando aqui ou lendo o QR Code ao lado.
➡️ Preencha os dados com seu nome completo, e-mail ativo e número de telefone.
➡️ A primeira pergunta é “você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?”. Para concordar com o fim da escala 6×1, selecione a opção “sim”.
➡️ Para concluir, é preciso responder também a segunda pergunta: “você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil por mês pague mais imposto de renda para que quem recebe até 5 mil por mês não pague?”. Caso você concorde, vote “sim”.

Como votar presencialmente no Plebiscito Popular pelo fim da escala 6×1?
⚠️ Vote, presencialmente, até o dia 12 de outubro! Não perca o prazo!
⚠️ O Plebiscito Popular 2025 é uma iniciativa dos movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes e pressionar por mudanças fundamentais.
⚠️ Você também pode votar on-line: a TVT tem uma urna para votação on-line do Plebiscito

Como votar presencialmente no Plebiscito Popular pelo fim da escala 6×1?
Para votar é necessário procurar o endereço da urna mais próxima. Para facilitar, a organização do Plebiscito Popular 2025 criou uma planilha com todos os locais e horários, acesse neste link!
Para votar é simples, você não precisa levar documento. Na cédula só é solicitado o seu nome completo, telefone pessoal e e-mail.
Na sequência, responda duas perguntas:
➡️ A primeira pergunta é “você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?”.
Para concordar com o fim da escala 6×1, selecione a opção “sim”.
➡️ Para concluir, é preciso responder também a segunda pergunta: “você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil por mês pague mais imposto de renda para que quem recebe até 5 mil por mês não pague?”.
Caso você concorde, vote “sim”.
Como qualquer pessoa pode cadastrar para ser uma urna [veja mais abaixo como você pode ser uma urna], novos locais podem surgir. A planilha disponível é atualizada automaticamente.
Onde votar pelo fim da escala 6×1?
A TVT News separou alguns dos locais de votação para te ajudar. Lembre-se que todos os endereços se encontram neste link!
Os pontos de votação estão concentrados nos grandes centros urbanos e em sedes de movimentos sindicais e políticos. Infelizmente, ainda não há pontos de votação em todos os estados.
Também é necessário verificar o horário de funcionamento, alguns pontos tem horário restrito então não perca a viagem.
Também é preciso verificar se as urnas ainda seguem abertas. A recomendação é que leia o detalhamento do funcionamento na coluna F da planilha. Alguns dos pontos de votação já foram descontinuados ou tem duração limitada.