Resultado Enem será divulgado nesta sexta, 16, a partir das 10h

Quem fez o Enem pode conferir a nota da redação e a pontuação em cada área de conhecimento
e-possivel-entrar-na-usp-pelo-enem-entenda-tvt-news
Os estudantes podem usar as notas para ingressar no ensino superior por meio de uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foto: Angelo Miguel / MEC

O resultado do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, será divulgado no dia 16 de janeiro, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana. Leia em TVT News

Quando sai o resultado Enem?

Nesta sexta, dia 16, a partir das 10h, o Inep deve deve divulgar o resultado Enem.

As notas individuais podem ser consultadas na Página do Participante. Os candidatos poderão conferir a nota da redação e a pontuação em cada área de conhecimento avaliada (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e ciências da natureza). 

O boletim individual dos treineiros será publicado posteriormente, informou o Ministério da Educação. 

Os estudantes podem usar as notas para ingressar no ensino superior por meio de uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 e 23 de janeiro; uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

gabarito-enem-2025-confira-o-gabarito-extraoficial-do-primeiro-dia-do-enem-tvt-news
O Exame Nacional do Ensino Médio pode mudar a vida dos estudantes com a possibilidade de entrar em universidades públicas e conseguir bolsa em instituições privadas. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Sisu: notas dos três últimos Enem poderão ser usadas

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma alteração no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A partir de 2026, os estudantes poderão concorrer a vagas em universidades públicas utilizando a melhor nota obtida nas três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.

sisu-notas-tres-ultimos-enem-poderao-ser-usadas-partir-2026-rafa-neddermeyer-agencia-brasil-tvt-news
Até então, o Sisu considerava apenas o resultado mais recente do exame. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Até então, o Sisu considerava apenas o resultado mais recente do exame. Com a mudança, o sistema passará a selecionar automaticamente a edição do Enem que proporcionar a melhor média ponderada ao candidato, de acordo com os pesos definidos para o curso escolhido. No caso do processo seletivo de 2026, serão válidas as notas das provas realizadas em 2023, 2024 e 2025.

De acordo com o MEC, a nova regra busca ampliar as possibilidades de ingresso no ensino superior público e reduzir a pressão sobre os estudantes em torno de uma única edição do Enem.

O sistema continuará, no entanto, com critérios restritivos: apenas quem prestou o exame a partir do terceiro ano do ensino médio poderá utilizar a nota. Resultados obtidos por “treineiros”, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, não serão aceitos, assim como provas em que o candidato tenha zerado a redação.

Enem substituirá o Saeb na avaliação do ensino médio

Outra mudança estrutural é a incorporação do Enem como instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio, substituindo o Saeb exclusivamente nessa etapa.

A partir de 2026, os resultados do exame serão usados para medir o desempenho dos concluintes de todo o país. O motivo, segundo o MEC, é o alto engajamento dos estudantes com o Enem, o que deve garantir dados mais representativos. O Saeb seguirá sendo aplicado normalmente nas demais fases da educação básica.

Balanço Enem 2025

Mais de 4,8 milhões de candidatos se inscreveram, com cerca de 70% de presença nos dois dias de prova. Aproximadamente 1.700 participantes foram eliminados. A aplicação mobilizou 585 mil colaboradores e alcançou 1.805 municípios, em mais de 12 mil locais e 165 mil salas.

Assuntos Relacionados