Artistas, como Caetano Veloso, Anitta, Matheus Nachtergale e Daniela Mercury, convocam a população para os protestos de domingo (21). Em diferentes lugares do Brasil, as ruas serão ocupadas para protestar contra o projeto de anistia a golpistas, que mira a impunidade de Jair Bolsonaro e aliados, e a PEC da Blindagem, que dificulta a investigação de parlamentares e foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta semana. Saiba mais em TVT News.
A mobilização nas redes para os protestos é articulada pelo coletivo 342 Artes, de Paula Lavigne. Em vídeo, Caetano Veloso disse que a “PEC da Bandidagem” — como está sendo popularmente chamada a proposta que blinda deputados e senadores de serem investigados e julgados criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sem aprovação do Legislativo — precisa receber uma resposta da população.
“A gente tem que voltar a dizer que não admitimos isso como povo, como nação”, declarou o cantor ao convidar a população para ir às ruas no domingo (21).
Maria Bethânia repostou nos stories do Instagram publicações que convidam a população para os protestos de domingo no Rio de Janeiro, onde a cantora mora. A irmã de Caetano também publicou uma imagem que caracteriza o projeto de anistia como “vergonha”. Em votação-relâmpago na quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou a urgência do PL de impunidade aos golpistas, que terá relatoria de Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
O ator Marcos Palmeira também utilizou os stories para convocar para os protestos. Já Anitta, publicou um vídeo em seu perfil. “A população é quem faz a política do país”, escreveu a cantora na legenda. A artista também demonstrou indignação com a anistia e a PEC da Blindagem: “todo ser humano deve ser igualmente julgados pelos crimes independente da sua posição política, assim como qualquer outro cidadão”, disse.
Em uma mensagem sucinta Tony Belotto, dos Titãs, também convidou a população a ir aos protestos: “estaremos juntos nas ruas de todo o Brasil contra a PEC da Bandidagem e a anistia aos golpistas”. A atriz Claudia Abreu se pronunciou da mesma forma nos stories do Instagram.
Nos vídeos, os artistas explicam o que é a a proposta de blindagem e como ela protege os parlamentares de serem processados por crimes. A atriz Leona Cavalli diz que a garantia de impunidade é um “absurdo”.
Em publicação no X, Daniela Mercury disse que a PEC da Blindagem “vai contra tudo que conquistamos de melhor na nossa democracia”. Sobre o projeto de impunidade aos golpistas, a cantora questiona “Anistia para quem? Anistia para os traidores da pátria? Anistia para quem cultiva o ódio, o horror, o racismo, a mentira, a morte, a tortura, a homofobia, o machismo, o ódio ao pobre e tudo de pior nesse mundo?”.
Senadores contamos com vocês para impedir esse absurdo autoritário. A pEc da blindagem vai contra tudo que conquistamos de melhor na nossa democracia. Transparência é honestidade com quem paga os impostos, com as cidadãs e cidadãos brasileiros. #PECdaBlindagemNão pic.twitter.com/bfHeV69yAt
— Daniela Mercury (@danielamercury) September 18, 2025
Para Fernanda Abreu, a PEC da Blindagem é o “paraíso para PCC e Comando Vermelho”. A atriz alerta que com a aprovação do projeto, facções criminosas vão investir na eleição de seus candidatos, porque o “Congresso vai virar porto seguro de bandido”.
Matheus Nachtergale tem utilizado os stories do Instagram para repostar os convites de seus colegas de comunidade artística e os posts do coletivo 342artes. Sophie Charlotte, Ana Carolina e Irene Ravache engrossam o coro de indignação e também convidam a população para os protestos.
Onde ocorrem os protestos neste domingo (21)
Os protestos foram convocados pela União Nacional do Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). A mobilização conta com o apoio de parlamentares, como Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Erika Hilton (PSOL-SP).
De acordo com a UNE, enquanto projetos voltados para garantir a impunidade avançam no Congresso, pautas que realmente importam para a população, como a isenção do Imposto de Renda até 5 mil, o fim da escala 6×1 e a taxação das grandes fortunas, ficam travadas.
Norte
Belém (PA) – 9h, Praça da República
Nordeste
Recife – 14h, Rua da Aurora (Ginásio Pernambucano)
Salvador – 9h, Cristo (Farol da Barra)
Sudeste
São Paulo – 14h, MASP, Avenida Paulista
Rio de Janeiro – 14h, Posto 5, Copacabana
Sul
Porto Alegre – 14h, Arcos da Redenção
Curitiba – 14h, Boca Maldita
Centro-Oeste
Brasília – 9h, Museu da República