Pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira 23, indica que o bolsonarista Bruno Engler (PL) segue na liderança na disputa eleitoral pela prefeitura de Belo Horizonte (MG). O candidato da extrema-direita, no entanto, perdeu quase 4 pontos percentuais desde o último levantamento, e agora aparece com 25,2% das intenções de voto.
Outras quatro candidaturas aparecem um empate técnico, em segundo lugar. O ex-apresentador de TV e deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) aparece à frente, com 15,3% das intenções de voto. Na sequência, estão: o vereador Gabriel Azevedo (MDB), com 14,4%; a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 13,7% e prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), com 13,5%.
Mais atrás, Rogério Correia (PT) tem 10% das intenções de voto. Indira Xavier (UP) aparece com 1,1%; Carlos Viana (Podemos) tem 1% e Lourdes Francisco (PCO), 0,4%. Wanderson Rocha (PSTU) não pontuou. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ao mesmo tempo, os entrevistados que declararam não saber em quem votar correspondem a 4,1%, enquanto brancos e nulos somam 1,2%. Participaram do levantamento 1.598 pessoas, entrevistadas entre os dias 17 e 22 de setembro.
Na rodada anterior, em 11 de setembro, Engler tinha 29,4% das intenções de voto, seguido de Rogério Correia (PT), com 16,6%. Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD), Duda Salabert (PDT) e Gabriel Azevedo (MDB) apareciam tecnicamente empatados, com 9,4%, 9,3%, 9,0% e 7,8% respectivamente, considerando a margem de erro, de 2,5% pontos percentuais.
Segundo turno
Além disso, a Atlas Intel monitorou, também, seis eventuais cenários de segundo turno na capital mineira. Se a disputa fosse hoje, Engler venceria Correia e Viana, mas perderia de todos os demais.
Confira os resultados:
- Bruno Engler (42%) x Duda Salabert (43%)
- Bruno Engler (41%) x Rogério Correia (36%)
- Bruno Engler (39%) x Fuad Norman (48%)
- Bruno Engler (33%) x Gabriel Azevedo (43%)
- Bruno Engler (33%) x Mauro Tramonte (37%)
- Bruno Engler (37%) x Carlos Viana (20%)