Agora

Da Redação

Agente migratório dos EUA mata mulher a tiros

Leia em TVT News, com informações da AFP, de Nova York, Estados Unidos

Um agente migratório do estado de Minnesota matou a tiros uma mulher que supostamente teria tentado atropelar alguns de seus colegas com seu carro, informaram, nesta quarta-feira (7), as autoridades americanas, que qualificaram o fato de “ato de terrorismo”.

Enquanto agentes da Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) realizavam “operações seletivas” na cidade de Mineápolis (norte), “alguns agitadores começaram a bloquear os agentes e uma destas agitadoras violentas transformou seu veículo em uma arma, tentando atropelar nossas forças de ordem com a intenção de matá-las, um ato de terrorismo”, escreveu o Departamento de Segurança Interna em um comunicado.

“Um agente do ICE, temendo por sua vida, a de seus companheiros e a segurança da população, atirou em legítima defesa. A suposta autora foi atingida e faleceu. Espera-se que os agentes que ficaram feridos se recuperem por completo”, acrescentou.

Em um vídeo que circula na rede social BlueSky, não verificado pela AFP, veem-se agentes do ICE dirigindo-se para um veículo em movimento.

Em seguida, o carro se afasta dos agentes quando tiros são ouvidos. Depois, o veículo bate em outro, que estava estacionado.

Prefeito de Mineápolis culpa Trump

O prefeito de Mineápolis, o democrata Jacob Frey, qualificou de “bobagens” as informações da polícia migratória.

“Temíamos este momento desde que o ICE chegou à cidade”, prosseguiu, antes de acrescentar que tinha “uma mensagem para o ICE: Vão embora de Mineápolis!”.

O governador de Minnesota, o democrata Tim Walz, escreveu no X que suas equipes “estão compilando informação” e “pedem a todos que mantenham a calma”.

As operações ordenadas pelo governo do presidente Donald Trump motivaram protestos em algumas cidades contra as ações dos agentes migratórios para deter e expulsar imigrantes.

Trump afirmou que a morte de uma mulher de Minnesota pelas mãos de um agente do ICE parece ter sido “legítima defesa”

© Agence France-Presse

Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas da Venezuela

Os bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela destruíram o prédio do Centro de Matemática do Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC), no estado de Miranda, vizinho à capital Caracas. Leia em TVT News.

Ligado à Universidade Nacional das Ciências do país, o prédio de Matemática do IVIC foi totalmente destruído, e os centros de Física, Química, Ecologia e Tecnologia Nuclear foram parcialmente danificados, segundo o instituto nesta quarta-feira (7). Não houve feridos nesse ataque.

“O conhecimento, a ciência e a tecnologia não podem ser usados ​​como armas de guerra para destruir nações. Atacar civis, promover guerras e visar instalações civis e militares e centros de pesquisa científica, perturbando a paz de um povo, nada mais são do que atos de terrorismo e crimes contra a humanidade”, afirmou o vice-ministro de Aplicação do Conhecimento Científico e diretor do IVIC, Alberto Quintero.

Um vídeo com imagens dos prédios destruídos foi divulgado. A investigação do instituto apontou que as instalações foram atingidas por uma bomba AGM 154 C-1, projétil guiado de alta precisão com mais de 4 metros de largura.

“O registro dos fragmentos [do projétil] encontrados pela investigação iniciada neste instituto demonstra que o míssil que atingiu nosso centro de pesquisa é do tipo AGM 154 C-1”, diz o comunicado.

O Instituto de Investigações Científicas informou que vai reconstruir as instalações. “Essas áreas abrigavam servidores e equipamentos essenciais para nossas redes de computadores, que foram completamente devastadas. Não há qualquer justificativa para atacar um santuário da ciência, um lugar que forneceu respostas históricas para o país e para o mundo”, completa a nota do instituto.

Agressão militar

Os Estados Unidos bombardearam quatro cidades da Venezuela no último sábado (3), sequestrando o presidente Nicolás Maduro, a quem acusam de narcotráfico.

Até o momento, foram confirmadas 58 mortes durante a invasão dos EUA à Venezuela. A ação foi criticada pela ONU e diversos países, que apontam para violação do direito internacional e precedente perigoso para América Latina e o mundo.

Maduro nega as acusações de narcotráfico e afirma que a ação visa assumir o controle das riquezas naturais do país, em especial, o petróleo. A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo comprovadas do planeta.

Com a saída de Maduro, Trump tem ameaçado a presidente interina Delcy Rodríguez para que dê acesso total aos EUA no país e promete “governar” a Venezuela até uma transição política. Delcy afirma que a Venezuela seguirá independente.

Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Copa do Brasil 2026 tem novo formato, confira

CBF divulga regulamento e tabela da nova Copa do Brasil 2026. Leia em TVT News.

CBF anuncia novo formato para a Copa do Brasil

A CBF divulgou o regulamento e a tabela de jogos da Copa do Brasil de 2026.

O torneio masculino terá, pela primeira vez, 126 equipes participantes e será dividido em nove fases. A primeira fase terá como datas-base os dias 18 e 19 de fevereiro. A final, em jogo único, está prevista para o dia 6 de dezembro.

Quais são as datas da Copa do Brasil

A edição 2026 da Copa do Brasil terá nove fases eliminatórias e acontecerá ao longo de praticamente todo o ano. A CBF divulgou as datas-base que regem cada etapa, desde a fase inicial até a grande decisão.

Fases e cronograma

  • 1ª fase: 18 e 19 de fevereiro — jogo único
  • 2ª fase: 25 e 26 de fevereiro / 4 e 5 de março — jogo único
  • 3ª fase: 11 e 12 de março — jogo único
  • 4ª fase: 18 e 19 de março — jogo único
  • 5ª fase: 22 e 23 de abril (ida) / 13 e 14 de maio (volta)
  • Oitavas de final: 1º/2 de agosto (ida) / 5/6 de agosto (volta)
  • Quartas de final: 26/27 de agosto (ida) / 2/3 de setembro (volta)
  • Semifinais: 1º de novembro (ida) / 8 de novembro (volta)
  • Final: 6 de dezembro — jogo único

Estrutura das fases: como funciona o novo regulamento

A principal mudança está na organização das fases, com entrada gradual dos clubes de acordo com seus rankings e posições no futebol brasileiro.

🔹1ª fase (eliminação direta — jogo único)

Participam 28 clubes mal ranqueados no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC), que disputam partidas de mata-mata em jogo único. Destes, 14 avançam à próxima etapa.

🔹2ª fase (jogo único)

Nesta etapa entram 72 clubes melhores ranqueados e os 14 classificados da fase anterior, totalizando 86 equipes. Os confrontos continuam sendo em jogo único.

🔹3ª fase (jogo único)

Os 44 classificados da segunda fase enfrentam os campeões da Série C, Série D, Copa Verde e Copa do Nordeste, que entram diretamente aqui.

🔹4ª fase (jogo único)

Os 24 clubes permanecentes disputam esta fase em partidas únicas, definindo os 12 classificados.

🔹5ª fase (ida e volta)

É a fase em que os 20 clubes da Série A do Brasileirão 2026 entram na Copa do Brasil, enfrentando os 12 classificados da etapa anterior em confrontos de mata-mata com jogos de ida e volta.

🔹Fases finais

  • Oitavas de final: 16 clubes
  • Quartas de final: 8 clubes
  • Semifinais: 4 clubes
  • Final: 2 clubes — e pela primeira vez, em jogo único em data e estádio a definir pela CBF.

Copa do Brasil tem duas vagas na Copa Libertadores de 2027

Outra mudança de destaque no regulamento é a forma de acesso à Copa Libertadores da América de 2027, maior competição de clubes da América do Sul. A partir de 2026, a Copa do Brasil passa a oferecer duas vagas diretas ao torneio continental:

  • 🏆 Campeão da Copa do Brasil: vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
  • 🥈 Vice-campeão: vaga na fase preliminar da Copa Libertadores.

Caso o campeão já esteja classificado para a Libertadores por outro caminho (por exemplo, via Brasileirão), as vagas podem ser redistribuídas conforme regras específicas do regulamento.

O que muda para os clubes da Série A

Tradicionalmente, os times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro entram em fases avançadas da Copa do Brasil para equilibrar calendário e performance. Em 2026, essa lógica permanece.

✔️ Os 20 clubes da Série A só começam a jogar na quinta fase da Copa do Brasil, reduzindo a “maratona” de jogos no início do ano.

corinthians-vence-vasco-e-conquista-tetracampeonato-da-copa-do-brasil-o-holandes-memphis-depay-marcou-o-gol-do-titulo-foto-rodrigo-coca-agencia-corinthians-tvt-news
O holandês Memphis Depay marcou o gol do título. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Copa do Brasil terá recorde de Participantes

Pela primeira vez em sua história, a Copa do Brasil contará com 126 equipes. Esse crescimento é uma tentativa da CPF em democratizar o acesso ao torneio, valorizando as federações estaduais e o desempenho técnico nas diversas divisões do Campeonato Brasileiro e copas regionais.

A estrutura de classificação foi dividida em três critérios técnicos:

  • Critério 1 (20 vagas): Destinado aos clubes participantes do Campeonato Brasileiro Série A de 2026. Estes clubes possuem o privilégio de estrear diretamente na 5ª Fase da competição.
  • Critério 2 (4 vagas): Reservado aos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e dos Campeonatos Brasileiros das Séries C e D da temporada de 2025. Estes times ingressam no torneio na 3ª Fase.
  • Critério 3 (102 vagas): A base da pirâmide, onde as vagas são distribuídas via campeonatos estaduais de 2025.

Distribuição de Vagas por Federação

A distribuição das 102 vagas destinadas às federações foi definida pelo Ranking Nacional de Federações (RNF) de 2026:

  • 1º e 2º colocados no RNF: 6 vagas cada.
  • 3º ao 5º colocados no RNF: 5 vagas cada.
  • 6º ao 14º colocados no RNF: 4 vagas cada.
  • 15º ao 27º colocados no RNF: 3 vagas cada.

O objetivo dessa distribuição é que até os estados com menor tradição futebolística mantenham pelo menos três representantes, fortalecendo o futebol regional.

Além disso, o regulamento estabelece que a definição desses clubes deve seguir a classificação dos estaduais, começando pelo campeão e vice-campeão, podendo as federações criar torneios seletivos apenas para as vagas remanescentes (a partir da 4ª vaga, dependendo do estado).

Com informações da CBF

Notícias do dia com o Jornal TVT News Segunda Edição | 07-01-2025

Acompanhe o Jornal TVT News Segunda Edição desta quarta-feira, 7 de janeiro de 2026. Veja quais são as notícias do dia com a equipe do jornal TVT News.

O que é notícia neste 7 de janeiro de 2026 no Jornal TVT News Segunda Edição

TVT News Segunda Edição: serviços nas telas da TVT

O jornal TVT News Segunda Edição é comandado por Don Ernesto, apresentador do programa de entrevistas da TVT, Conversa sem Curva.  Além das notícias da tarde, o telejornal trará o cotidiano das cidades e comentaristas.

“O jornal TVT News Segunda Edição comenta o que foi notícia no dia, traz serviços de utilidade pública, entrevistas com analistas da política, da cultura e da economia e repercute os fatos que estão em alta nas redes sociais”, conta o apresentador Don Ernesto.

O jornal TVT News Segunda Edição pode ser acompanhado na TV aberta digital, canal 44.1 na capital paulista e grande São Paulo, pelo YouTube da TVT: https://www.youtube.com/@redetvt com cortes nas redes sociais da TVT News (Instagram, Tik Tok, Kawai, Facebook e Linkedin).

“Esta é a segunda estreia da TVT News no mês de abril. Com os dois telejornais, pela manhã e pela tarde, a TVT está ainda mais próxima do público e dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo”, conta o presidente da TVT, Maurício Junior.

Jornal TVT News: manhã e tarde com os trabalhadores

TVT News tem, a partir de agora, dois telejornais, o jornal TVT News Primeira Edição, das 10h30 às 13h e o Jornal TVT News Segunda Edição, das 16h às 18h. Os dois noticiários fazem parte das transformações de programação e na linguagem que começaram em agosto de 2024 quando o site TVT News foi lançado.

“Nossa estratégia de unificar a redação e diversificar conteúdos vem se mostrando acertada. Agora nossos esforços estão concentrados em aumentar a audiência e estrear novos produtos”, explica o Diretor de Conteúdo da TVT News, Ricardo Negrão.

tvt-lanca-jornal-tvt-news-segunda-edicao-no-dia-16-de-abril-talita-galli-e-don-ernesto-apresentadores-dos-novos-telejornais-da-tvt-news-o-dia-com-os-trabalhadores-foto-vitoria-machado-tvt-news-tvt-news
Talita Galli e Don Ernesto, apresentadores dos novos telejornais da TVT News: o dia todo com os trabalhadores. Foto: Vitória Machado/TVT News

Veja também: as notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News:

Em disputa acirrada, Santo André empata contra Ibrachina na Copinha

O Santo André conseguiu um empate importante por 1 a 1 contra o Ibrachina na manhã desta quarta-feira (7), pela segunda rodada do Grupo 30 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida da Copinha foi disputada na Ibrachina Arena, na Mooca, em São Paulo. Saiba mais na TVT News.

Ibrachina sai na frente e controla primeiro tempo

O time da casa começou melhor e abriu o placar logo aos 7 minutos. O volante Romero acertou um chute forte e rasteiro de fora da área, sem chances para o goleiro Kauan Prates. Com a vantagem, o Ibrachina manteve o controle do jogo e a posse de bola, enquanto o Santo André encontrou dificuldades para articular contra-ataques e finalizar com perigo.

As raras chegadas do Ramalhinho vieram com Emmanuel, aos 13 minutos, e Miguel Ribeiro, aos 24, mas sem sucesso para empatar.

Santo André cresce e empata com Emmanuel

A história mudou na etapa final. Mesmo sob forte calor e com o gramado sintético acelerando o ritmo da bola, o Santo André voltou mais competitivo. As alterações feitas pelo técnico Alexandre Seichi, que manteve a base da estreia, apenas com a entrada de Guilherme Antônio, deram mais mobilidade ao ataque.

Aos 27 minutos do segundo tempo, veio o gol do empate. Após erro da zaga do Ibrachina, Emmanuel aproveitou a sobra, avançou livre e finalizou com categoria para igualar o marcador.

O lance mudou o clima do jogo. O Santo André passou a pressionar e quase virou aos 37 do segundo tempo, quando Thierry Hanry, que entrou na etapa final, fez uma boa jogada individual e obrigou o goleiro Gabriel Sena a fazer defesa decisiva.

Assista o jogo completo.

Grupo segue em aberto

Com o resultado, o Ibrachina segue na liderança, agora com quatro pontos, enquanto o Santo André chega a dois e ocupa a segunda colocação provisória. A vaga na próxima fase será definida no sábado, dia 10. O Ramalhinho enfrenta o Ferroviário-CE às 13h, novamente na Ibrachina Arena, dependendo apenas de si para avançar.

Leia mais notícias da Copinha na TVT News

Mostra de Tiradentes terá 13 longas em pré-estreia mundial

A Mostra de Cinema de Tiradentes, considerada a primeira grande vitrine do cinema brasileiro no calendário anual de festivais, divulgou nesta semana a programação das mostras competitivas Olhos Livres e Aurora, que integram a 29ª edição do evento. Leia em TVT News.

As exibições começam dia 23 a vão até 31 de janeiro, na cidade histórica mineira de Tiradentes, com entrada gratuita.

Ao todo, 13 longas-metragens em pré-estreia mundial compõem as duas mostras, avaliadas pelo Júri Oficial e pelo Júri Jovem, em diálogo com o tema desta edição, Soberania Imaginativa.

Para a coordenadora-geral da Mostra, Raquel Hallack, o evento mantém papel estratégico no setor.

“A mostra abre o calendário audiovisual brasileiro e funciona como um termômetro para as produções que vão ganhar destaque ao longo do ano”, afirmou.

Segundo Raquel Hallack, a edição reúne 140 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, refletindo a diversidade estética, narrativa e regional do cinema contemporâneo.

“É um território fértil que antecipa tendências, lança novos nomes e fortalece a produção audiovisual brasileira”, completou.

Rio de Janeiro (RJ), 06/01/2026 – MOSTRA DE TIRADENTES DIVULGA PROGRAMAÇÃO DAS MOSTRAS OLHOS LIVRES E AURORA - PAo sabor das cinzas.Foto: Bruno Cesar/Divulgação
As exibições começam dia 23 a vão até 31 de janeiro e têm entrada gratuita – Imagem do filme Ao Sabor das Cinzas – Bruno Cesar/Divulgação

Mostra Olhos Livres

Voltada a cineastas com trajetória consolidada, a Olhos Livres reúne obras que investem na liberdade formal e no risco estético.

Em 2026, a seleção inclui: Meu Tio da Câmera, de Bernard Lessa (ES); Tannhäuser, de Vinícius Romero (SP); Anistia 79, de Anita Leandro (RJ); As Florestas da Noite, de Priscyla Bettim e Renato Coelho (SP); O Enigma de S., de Gustavo de Mattos Jahn (RJ); Ao Sabor das Cinzas, de Taciano Valério (PE); e Amante Difícil, de João Pedro Faro (RJ).

Mostra Aurora

Dedicada a longas-metragens de estreia, a Aurora segue como espaço de revelação.

A programação traz Vulgo Jenny, de Viviane Goulart (GO); Sabes de Mim, Agora Esqueça, de Denise Vieira (DF); Politiktok, de Álvaro Andrade (BA); A Voz da Virgem, de Pedro Almeida (RJ); Para os Guardados, de Desali e Rafael Rocha (MG); e Obeso Mórbido, de Diego Bauer (AM).

Segundo a coordenação, muitos dos filmes foram realizados com recursos próprios ou editais de baixo orçamento, evidenciando a força do cinema independente.

Um dos espaços mais aguardados da Mostra, o Cine-Praça transforma o Largo das Forras em sala de cinema ao ar livre, com sessões seguidas de bate-papo. A programação neste ano inclui os filmes :  Querido Mundo (Miguel Falabella), O Último Episódio (Maurílio Martins), Pequenas Criaturas (Anne Pinheiro Guimarães), Herança de Narcisa (Clarissa Appelt e Daniel Dias), Em Dolores (Marcelo Gomes e Maria Clara Escobar) e Ladeiras da Memória – Paisagens do Clube da Esquina (Raabe Andrade e Daniel Caetano), além de sessões de curtas de segunda a quarta-feira.

Além das exibições, a mostra mantém forte investimento em atividades formativas, com 16 ações gratuitas entre oficinas, workshops e masterclasses. “Desde a primeira edição, a formação é parte essencial da nossa identidade”, destacou Hallack.

A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Anna Karina de Carvalho – Repórter da Agência Brasil