Agora

Da Redação

Violência digital contra mulheres cresce 188% em um ano e leva governo a reforçar proteção e acolhimento

O número de denúncias de violência digital contra mulheres registradas no Brasil apresentou forte crescimento em 2026. Dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Ministério das Mulheres mostram que as ocorrências recebidas pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 aumentaram 188,6% entre janeiro e maio deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. Leia em TVT News.

Foram registradas 16.725 denúncias de violência digital nos cinco primeiros meses de 2026, contra 5.795 ocorrências no mesmo intervalo do ano anterior. O crescimento levou o governo Lula a atualizar protocolos de atendimento, qualificar profissionais e reforçar a implementação de medidas previstas no decreto presidencial de proteção às mulheres na internet.

>> Quase 9 milhões de brasileiras sofreram violência digital em um ano

Os dados revelam uma realidade cada vez mais presente na vida das brasileiras: o uso de redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas digitais e jogos online como instrumentos para ameaças, perseguição, intimidação, chantagem, exposição indevida, humilhação e outras formas de violência de gênero.

Segundo o Ministério das Mulheres, o avanço das denúncias demonstra a dimensão do problema e também pode indicar uma redução das subnotificações, fenômeno historicamente associado à violência contra mulheres.

Em entrevista à imprensa, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que a ampliação dos registros de violência digital é importante para orientar a formulação de políticas públicas.

“Ter os dados da realidade é muito importante. A gente só vai acertar nas respostas pelos governos, políticas públicas, quando tiver mais realismo nas informações”, afirmou.

Aumento dos registros pode estar relacionado com melhora do serviço Ligue 180

De acordo com a ministra, dois fatores podem explicar o aumento dos registros de violência digital. O primeiro é o fortalecimento da confiança das mulheres no Ligue 180. O segundo está relacionado ao aprimoramento do acolhimento oferecido pelo serviço.

A avaliação do governo é que mais vítimas passaram a buscar ajuda por se sentirem seguras para denunciar e por encontrarem um atendimento mais preparado para lidar com situações que acontecem no ambiente virtual.

>> Campanha “Tarcísio Inimigo das Mulheres” denuncia desmonte de políticas públicas em SP voltadas ao combate da violência de gênero

Os números também mostram que a violência digital ganhou espaço entre os principais tipos de denúncia recebidos pela central. Em apenas um ano, essa modalidade passou da sétima para a quinta posição entre as ocorrências registradas pelo serviço.

Atualmente, todos os canais do Ligue 180 recebem cerca de 3 mil registros por dia. Aproximadamente 30% dos atendimentos são formalizados como denúncias. Os demais envolvem orientações, esclarecimentos e pedidos de informação.

350 novos atendentes para lidar com violência digital

Para adequar a estrutura do Ligue 180 à crescente demanda relacionada aos crimes digitais, o Ministério das Mulheres e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República promoveram um processo de qualificação de cerca de 350 atendentes.

A capacitação ocorreu entre os dias 9 e 22 de junho e teve como objetivo preparar as profissionais para identificar diferentes formas de violência digital e orientar corretamente as vítimas.

A coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen Costa, destacou que o serviço já recebia denúncias desse tipo, mas que a atualização dos protocolos fortalece a capacidade de resposta da central.

“Nesse momento que vivemos, com a violência que acaba sendo realizada nos meios digitais, é importante a gente ter as atendentes qualificadas para saber, em um atendimento virtual, identificar esses tipos de violência e repassar essa informação para a população. É um diferencial”, afirmou.

Além da capacitação, o formulário utilizado pelas atendentes foi atualizado para incluir categorias específicas relacionadas à violência digital, permitindo uma coleta de dados mais precisa sobre o fenômeno.

Segundo Ellen Costa, a modernização demonstra que o Ligue 180 acompanha as transformações sociais e tecnológicas que impactam a vida das mulheres.

Mulheres negras e população de baixa renda são as mais afetadas pela violência digital

Os dados do Ministério das Mulheres também revelam desigualdades importantes no perfil das vítimas de violência digital.

Quase metade das mulheres que registraram ocorrências de violência digital em 2025 eram negras. O levantamento aponta que 48% das vítimas pertenciam a esse grupo, sendo 37,5% mulheres pardas e 10,5% mulheres pretas.

As mulheres brancas representaram 34,2% das denúncias registradas.

Em relação à faixa etária, o maior número de ocorrências foi registrado entre mulheres de 35 a 44 anos, grupo que concentrou 21,6% dos casos. Quando ampliada para o intervalo entre 25 e 49 anos, essa parcela corresponde a 50,8% do total das vítimas.

Outro aspecto destacado pelo levantamento é a vulnerabilidade econômica. Quase metade das mulheres atendidas pelo serviço, 45,9%, não possuía renda própria ou recebia até um salário mínimo.

Os dados mostram ainda que 25,7% das vítimas tinham ensino médio completo.

Novo decreto do governo Lula estabelece obrigações para plataformas digitais

A atualização dos protocolos do Ligue 180 ocorre em paralelo à entrada em vigor do Decreto Presidencial nº 12.976/2026, voltado à proteção de mulheres na internet.

A norma passou a valer na última sexta-feira (19) e estabelece deveres para plataformas digitais, além de criar mecanismos de prevenção e combate à violência online.

A diretora da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Marina Pita, explicou que o objetivo é garantir que mulheres possam participar dos ambientes digitais sem serem afastadas pela violência.

“Tanta violência no digital expulsa as mulheres desse ambiente. Nós estamos garantindo a liberdade de expressão ao garantir que as mulheres possam continuar se manifestando e que não sejam expulsas dele por tamanha violência”, afirmou.

O decreto também define prazos e procedimentos para que empresas de tecnologia respondam a denúncias relacionadas à violência contra mulheres.

Segundo Marina Pita, a medida fortalece o trabalho realizado pelo Ligue 180 ao criar instrumentos mais objetivos para encaminhamento e proteção das vítimas.

Remoção rápida de conteúdo e combate aos deep nudes

Entre os pontos destacados pelo governo está a determinação para que plataformas removam, em até duas horas, imagens íntimas divulgadas sem consentimento, conforme previsto pelo Marco Civil da Internet.

Outra inovação é a equiparação dos chamados “deep nudes”, imagens falsas de nudez produzidas por inteligência artificial, às imagens reais.

A medida reconhece que os impactos emocionais, sociais e profissionais causados por esse tipo de conteúdo são semelhantes aos provocados pela divulgação de imagens autênticas.

Para o Ministério das Mulheres, a regulamentação representa um avanço diante do crescimento de tecnologias capazes de produzir conteúdos falsos usados para constranger, humilhar ou perseguir mulheres.

Campanha nacional e novas medidas legislativas

As ações integram o Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio, lançado em fevereiro deste ano.

Além das mudanças nos protocolos de atendimento e da regulamentação das plataformas digitais, o governo federal lançou a campanha nacional “O Digital é Nosso Lugar”, com o lema: “Nossa Conexão é Livre. Proteja. Denuncie. Ligue 180”.

violencia-digital-contra-mulheres-cresce-188-em-um-ano-e-leva-governo-a-reforcar-protecao-e-acolhimento-governo-lanca-guia-digital-para-orientar-sobre-violencia-digital-arte-ministerio-das-mulheres-tvt-news
Governo lança guia digital para orientar sobre violência digital – Arte Ministério das Mulheres

A iniciativa busca informar mulheres sobre seus direitos e divulgar mecanismos de denúncia e acolhimento.

A ministra Márcia Lopes também defendeu a aprovação do Projeto de Lei nº 896/2023, que trata do combate à misoginia. A proposta prevê a criminalização de práticas de ódio contra mulheres e sua equiparação ao crime de racismo.

Enquanto novas medidas são debatidas no Congresso Nacional, o crescimento das denúncias revela que a violência de gênero acompanha as transformações tecnológicas da sociedade. Para especialistas e autoridades, ampliar a proteção das mulheres nos ambientes digitais tornou-se parte fundamental da defesa dos direitos humanos e da garantia de participação plena na vida pública e social.

Você também pode se interessar

Flávio Bolsonaro teve segundo encontro com Daniel Vorcaro em meio a negociações sobre filme de Jair Bolsonaro, revela colunista do Globo

A revelação de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teve ao menos um segundo encontro presencial com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, amplia as dúvidas sobre a relação entre ambos e sobre o financiamento do filme Dark Horse, produção que retrata a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e indica que as conversas entre os dois ocorreram em mais de uma ocasião ao longo de 2025. Leia em TVT News.

Até então, era conhecida apenas a reunião realizada no fim de novembro de 2025, quando Flávio Bolsonaro foi à residência de Vorcaro, em São Paulo. Na época, o senador afirmou que o encontro tinha como objetivo “dar um ponto final” nas negociações relacionadas ao financiamento da obra cinematográfica. Segundo informações já divulgadas, Flávio buscava captar R$ 134 milhões para viabilizar o projeto e o banqueiro chegou a aportar R$ 61 milhões.

De acordo com a nova informação divulgada por Lauro Jardim, houve pelo menos outra reunião presencial entre os dois. O encontro ocorreu no primeiro semestre de 2025, em uma mansão alugada por Vorcaro em Brasília. Segundo a coluna, a conversa aconteceu sem testemunhas e reuniu apenas o senador e o banqueiro.

A residência citada na reportagem era utilizada por Vorcaro para receber diferentes personalidades do meio político e institucional. Conforme relatado pelo colunista, entre os frequentadores do imóvel estava também o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O magistrado é um dos principais alvos de críticas do bolsonarismo e protagoniza embates frequentes com aliados e familiares do ex-presidente Jair Bolsonaro.

>> PGR defende que Mendonça relate pedido de investigação sobre filme Dark Horse

A revelação ocorre em meio à repercussão do financiamento de Dark Horse, projeto que gerou controvérsia desde que vieram à tona informações sobre a participação financeira do banqueiro. Inicialmente, Flávio Bolsonaro negou que Daniel Vorcaro tivesse investido recursos na produção do filme. A versão, porém, foi contestada após a divulgação de áudios pelo site Intercept Brasil, nos quais o senador conversava com o empresário sobre o aporte financeiro.

Após a publicação do material, Flávio reconheceu a existência da contribuição. O mesmo ocorreu com o deputado federal Mario Frias (PL-SP), responsável pela produção do filme. Frias também havia negado, em um primeiro momento, o envolvimento financeiro de Vorcaro, mas posteriormente admitiu que o banqueiro participou do projeto.

Outro ponto que continua sem esclarecimento público é a prestação de contas da produção. Segundo as informações divulgadas, Mario Frias prometeu apresentar documentos detalhando a utilização dos recursos recebidos, mas até o momento essa documentação não foi tornada pública.

Financiamento de Dark Horse segue gerando questionamentos

O caso ganhou destaque por envolver uma produção de alto orçamento destinada a contar a história de Jair Bolsonaro, figura central da extrema direita brasileira. O valor inicialmente buscado para o projeto era de R$ 134 milhões, cifra que chamou atenção tanto pelo montante quanto pela origem dos recursos.

>> Filme de Bolsonaro custaria quase o dobro de orçamento de “O Agente Secreto” e “Ainda Estou Aqui” juntos
dark-horse-audio-de-flavio-bolsonaro-e-vorcaro-vira-chuva-de-memes-produtora-negou-ter-recebido-dinheiro-de-vorcaro-sera-que-flavio-roubou-o-ladrao-foto-reproducao-tvt-news
Meme sobre financiamento de “Dark Horse” Foto: Reprodução

A participação de Daniel Vorcaro tornou-se um dos principais temas ligados ao filme após a divulgação dos áudios e das informações sobre os encontros com Flávio Bolsonaro. O banqueiro é conhecido por sua atuação à frente do Banco Master e mantém relações com diferentes setores do mundo político e empresarial.

A nova revelação de que houve mais de uma reunião presencial entre o senador e o empresário contrasta com a narrativa inicial de que os contatos teriam sido pontuais e limitados ao encontro realizado em São Paulo no fim de 2025.

Filme enfrenta dificuldades mesmo com orçamento milionário

Além das controvérsias relacionadas ao financiamento, Dark Horse também enfrenta obstáculos para chegar ao público. Segundo informações publicadas recentemente por veículos de imprensa, a produção encontra dificuldades para avançar nas etapas de distribuição e exibição.

Cena do filme “Dark Horse”, financiado pelo Vorcaro do Banco Master. Foto: Divulgação

O projeto foi anunciado como uma obra voltada a retratar a vida e a trajetória política de Jair Bolsonaro, mas ainda não conseguiu consolidar sua chegada ao circuito comercial. As dificuldades ocorrem em meio aos debates sobre transparência financeira e sobre a participação de empresários privados na viabilização da produção.

Você também pode se interessar

Lula participa de evento de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nessa segunda (22) da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Leia em TVT News.

Lula esteve na cerimônia no Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro, ao lado do ministro da Educação Leonardo Barchini.

O evento reuniu mais de 680 medalhistas de ouro de todas as regiões do Brasil e marcou os 20 anos da maior olimpíada científica do país.

A edição de 2025 distribuiu quase 8,5 mil medalhas — 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze —, além de mais de 50 mil certificados de participação. 

Esta foi a maior edição da história da olimpíada: participaram mais de 57 mil escolas em 5.566 municípios, o equivalente a 99,93% do território nacional.

Nesta edição, participaram cerca de 18 milhões de estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

primeira-fase-da-obmep-e-uma-prova-objetiva-aplicada-nas-proprias-escolas-foto-ricardo-stuckert-pr
Primeira fase da Obmep é uma prova objetiva aplicada nas próprias escolas. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Olimpíada ocorre em duas fases

A Olimpíada Brasileira de Matemática é disputada em duas etapas.

A primeira é uma prova objetiva, aplicada nas próprias escolas. Os alunos com nota para classificação vão para a segunda etapa, que tem questões discursivas e demandam a apresentação do raciocínio usado na resolução dos problemas.

A competição é realizada anualmente com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área entre estudantes de todo o Brasil. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

No evento, o presidente Lula destacou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento e de despertar o interesse dos estudantes pela matemática desde a educação básica.

“Todo mundo gosta de tudo, se tiver a oportunidade de conhecer. Uma professora falou para mim que, ‘quando os alunos aprenderem matemática, esta passará a ser a matéria que eles vão ter mais interesse, e o número de meninos e meninas na Obmep só vai crescer’. Isso é um fato concreto”, disse. 

Lula também deixou uma reflexão aos estudantes premiados, ao defender a educação como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades.

Olimpíada visa a abre portas para formação posterior

“Eu acredito que a obrigação do Estado é garantir que a filha da empregada doméstica possa disputar a mesma vaga que a filha de seu patrão. Nós não queremos tirar ninguém, nós queremos colocar todos. Quero que os seus pais fiquem felizes quando vocês passarem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando ganharem uma medalha de ouro e quando vocês virarem doutores”. 

O ministro Leonardo Barchini lembrou do crescimento da olimpíada desde a primeira edição. “É com muita emoção que podemos dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país. Ela já é uma realidade, e vocês estarão protegidos por aquilo que conquistaram”, disse.

Barchini também ressaltou a importância da olimpíada para a identificação de talentos e ampliação de oportunidades educacionais aos jovens de todo o país. O talento não tem endereço, o que a gente precisa é que novas portas sejam abertas para que vocês cheguem ao seu objetivo, a Obmep é uma delas. Se a gente investir na educação, nós teremos uma sala cheia de medalhistas de matemática nas escolas deste país”. 

Ao todo, nesta edição, foram premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a trajetória da Obmep ao longo de seus 20 anos, e o potencial dos estudantes premiados. “Nessas duas décadas, a olímpiada cresceu junto aos estudantes e junto ao Brasil. Tenho certeza de que as trajetórias desses jovens serão de enorme sucesso. Vocês são o futuro do nosso país”. 

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.  

Ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência: hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da Obmep seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa. 

PGR defende que Mendonça relate pedido de investigação sobre filme Dark Horse

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja o responsável por analisar o pedido de investigação relacionado ao financiamento do filme Dark Horse, produção que retrata a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Leia em TVT News.

O parecer foi apresentado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e enviado ao ministro Alexandre de Moraes, que havia solicitado manifestação do órgão antes de decidir sobre o caso.

A controvérsia gira em torno de um pedido apresentado pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), que solicitou a ampliação das investigações envolvendo o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para incluir fatos relacionados ao financiamento do longa-metragem.

Segundo o parlamentar, há indícios de conexão entre os recursos destinados ao filme Dark Horse e a atuação internacional de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.

Após receber o parecer da PGR, Alexandre de Moraes encaminhou a questão ao presidente do STF, ministro Edson Fachin. Caberá agora ao chefe da Corte decidir se o caso permanecerá sob a relatoria de Moraes, será transferido para André Mendonça ou se haverá um novo sorteio para definir o ministro responsável.

PGR vê conexão com investigações já conduzidas por Mendonça

No parecer encaminhado ao Supremo, Paulo Gonet argumenta que os fatos mencionados por Lindbergh Farias possuem ligação com investigações já existentes envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Segundo o procurador-geral, esse conjunto de apurações já tramita sob a supervisão de André Mendonça, o que justificaria a redistribuição do pedido para o gabinete do ministro.

“O episódio a que se refere a representação, entretanto, já é objeto de procedimento próprio na Suprema Corte, que tramita sob a supervisão do eminente ministro André Mendonça”, escreveu Gonet.

mendonca-sera-relator-de-acao-que-tenta-paralisar-processo-do-golpe-acao-relatada-pelo-ministro-ainda-nao-tem-data-para-ser-julgada-foto-fellipe-sampaio-stf-tvt-news
André Mendonça, ministro do STF – Foto: Fellipe Sampaio/STF

A manifestação da PGR não analisa o mérito das acusações apresentadas pelo parlamentar petista nem se posiciona sobre eventual abertura de investigação. O parecer trata exclusivamente da definição de competência dentro do STF.

A avaliação da Procuradoria é que a conexão entre os fatos apontados por Lindbergh e as investigações já existentes recomenda a concentração dos procedimentos sob uma mesma relatoria.

Pedido surgiu após revelação de conversas entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro

O pedido apresentado por Lindbergh Farias foi protocolado após a divulgação de conversas envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, e o banqueiro Daniel Vorcaro.

As mensagens vieram à tona após reportagens revelarem que Flávio buscou recursos junto a Vorcaro para custear a produção do filme Dark Horse, cinebiografia sobre Jair Bolsonaro.

Com base nessas informações, Lindbergh sustentou que os recursos poderiam ter relação com a permanência de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos e com iniciativas internacionais voltadas à defesa da anistia do ex-presidente.

O deputado pediu que Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro fossem incluídos nas investigações conduzidas por Moraes sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro no exterior.

Segundo o parlamentar, seria necessário apurar se o dinheiro destinado ao longa-metragem Dark Horse foi efetivamente utilizado apenas para a produção audiovisual ou se parte dos recursos teve outras finalidades.

Relação com o caso envolvendo Eduardo Bolsonaro

A solicitação foi apresentada no âmbito do inquérito que investigou a atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.

policia-civil-investiga-fraude-e-desvio-de-verbas-da-prefeitura-para-produtora-de-dark-horse-andre-porciuncula-eduardo-bolsonaro-e-ex-auxiliar-de-mario-frias-na-secretaria-de-cultura-do-governo-jair-bolsonaro-foto-reproducao-tvt-news
André Porciúncula, Eduardo Bolsonaro e ex-auxiliar de Mario Frias na Secretaria de Cultura do governo Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

Na semana passada, o ex-deputado foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão pelo crime de coação no curso do processo. O caso foi relatado por Alexandre de Moraes.

Ao protocolar o pedido de ampliação das investigações, Lindbergh Farias argumentou que existiria uma ligação entre o financiamento do filme e as ações desenvolvidas por Eduardo no exterior.

Segundo o parlamentar, os recursos poderiam ter sido empregados para custear a permanência do ex-deputado fora do Brasil ou para financiar iniciativas relacionadas à campanha internacional por sanções e tarifas em defesa da anistia de Jair Bolsonaro.

As suspeitas foram mencionadas também em documentos da Polícia Federal citados durante a tramitação do caso.

Flávio Bolsonaro recebeu milhões do Master para “Dark Horse”, filme sobre seu pai

Após a divulgação das conversas com Daniel Vorcaro, Flávio Bolsonaro negou qualquer prática irregular.

O senador afirmou que o contato com o banqueiro teve como objetivo exclusivo buscar recursos privados para viabilizar a produção cinematográfica.

Segundo ele, não houve negociação de vantagens indevidas nem utilização dos valores para fins distintos daqueles relacionados ao filme Dark Horse.

A equipe do parlamentar também comentou o parecer apresentado pela Procuradoria-Geral da República.

Em nota enviada à imprensa, os assessores destacaram que a manifestação de Paulo Gonet sustenta a redistribuição do processo para André Mendonça.

“O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, apresentou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo que o ministro Alexandre de Moraes seja declarado incompetente para conduzir o julgamento relacionado ao caso Dark Horse.

No parecer, Gonet sustenta que o processo deve ser redistribuído ao ministro André Mendonça, apontado como prevento para analisar a matéria”, afirmou a equipe de Flávio Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro também rebate suspeitas sobre dinheiro de Dark Horse

Eduardo Bolsonaro igualmente rejeitou as hipóteses levantadas sobre eventual utilização de recursos ligados ao filme para sua permanência nos Estados Unidos.

O ex-deputado classificou as suspeitas como “toscas” e argumentou que sua situação migratória impediria o recebimento de valores dessa natureza.

Após a divulgação das conversas envolvendo Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, também veio à tona a participação de Eduardo como produtor-executivo do filme.

A produção de Dark Horse ganhou repercussão nacional depois que reportagens revelaram a busca de financiamento para viabilizar as gravações da obra.

O que é o caso Dark Horse

O filme Dark Horse é uma cinebiografia que retrata a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A produção passou a ocupar espaço no debate político após a divulgação de mensagens que indicariam uma tentativa de captação de recursos junto ao empresário Daniel Vorcaro.

O banqueiro está preso em decorrência das investigações relacionadas ao chamado caso Master, conjunto de apurações que já tramita sob relatoria de André Mendonça no STF.

Foi justamente essa conexão que levou a Procuradoria-Geral da República a defender que o novo pedido seja analisado pelo mesmo ministro.

Na avaliação do órgão, a existência de elementos comuns entre os procedimentos recomenda a concentração dos casos sob uma única relatoria, evitando decisões conflitantes e permitindo uma análise integrada dos fatos.

Fachin decidirá futuro do processo

Com o parecer da PGR nos autos, Alexandre de Moraes optou por não decidir sozinho sobre a definição do relator.

O ministro encaminhou a questão ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, que deverá analisar os argumentos apresentados e definir o destino do procedimento.

Entre as possibilidades estão a manutenção do caso com Moraes, a transferência para André Mendonça ou a realização de um sorteio para indicar outro integrante da Corte.

A decisão será importante para determinar os próximos passos do pedido apresentado por Lindbergh Farias e para definir qual gabinete ficará responsável por avaliar a abertura ou não de uma investigação sobre os recursos destinados ao filme Dark Horse.

Até que essa definição ocorra, não há deliberação do STF sobre o mérito das acusações nem sobre eventual responsabilização dos envolvidos.

Leia também

Copa do Mundo hoje: agenda de jogos desta terça (23); veja horários, onde assistir e escalações

A segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 prossegue nesta terça-feira (23) com quatro partidas do grupo K e L e que podem definir o futuro do torneio. Com grande nomes do futebol mundial, esta terça terá Cr7, Modric, Kane e Luis Díaz em campo. Leia tudo sobre a Copa do Mundo na TVT News.

A programação do dia abre às 14h com um dos confrontos mais esperados, Portugal e Uzbequistão pelo grupo K. Após empate com o Congo, o Portugal de Cr7 busca sua primeira vitória na Copa do Mundo 2026 em meio a rumores de desgate interno, que resultou em críticas dos torcedores, que criticam a nova geração por diminuir a importância do craque de 41 anos.

>> Espriella, candidato da extrema-direita, vence a eleição presidencial da Colômbia

O dia se encerra com mais um confronto do grupo de Portugal, com a Colômbia de Luis Díaz e James Rodrigues contra a República Democrática do Confgo, que conquistou o empate contra a seleção portuguesa. Os dois confrontos do grupo K são decisivos para definir ao menos um dos classificados. Até agora, quem se classifica é a Colômbia e a República Dermocrática do Congo. Nem Portugal ou Uzbesquistão passam para o mata-mata na atual tabela.

>> Veja a tabela da Copa do Mundo 2026 com resultados em tempo real

No período da tarde, teremos dois confrontos do grupo L, com Inglaterra enfrentando Gana às 17h e Panamá e Croácia às 20h.

Na primeira rodada, assistimos a uma das partidas mais emocionantes do torneio que foi o enfrentamento da Inglaterra de Kane e da Croácia de Modric com o placar de 4 X 2 para a seleção inglesa, que agora busca sua segunda vitória para se classificar para a fase mata-mata. Para a Croácia, por outro lado, a partida de hoje é fundamental para a permanência no torneio.

Gana já tem seus 3 pontos, após a vitória contra o Panamá, que está pendurado e corre risco de eliminação junto com a seleção da Croácia. Ou seja, ambos precisam pontuar nessa rodada.

Agenda completa com os jogos de hoje e onde assistir

Portugal Portugal × Uzbequistão Uzbequistão
🕒 Horário: 14h
📺 Onde assistir: CazéTV
📍 Houston • Grupo K
Inglaterra Inglaterra × Gana Gana
🕔 Horário: 17h
📺 Onde assistir: CazéTV
📍 Boston • Grupo L
Panamá Panamá × Croácia Croácia
🕗 Horário: 20h
📺 Onde assistir: CazéTV
📍 Toronto • Grupo L
Colômbia Colômbia × RD Congo República Democrática do Congo
🕚 Horário: 23h
📺 Onde assistir: CazéTV
📍 Guadalajara • Grupo K

Portugal x Uzbequistão

Portugal entra em campo nesta terça-feira (23), às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, pressionado após o empate por 1 a 1 com a República Democrática do Congo na estreia da Copa do Mundo de 2026. O resultado deixou a seleção portuguesa apenas na terceira colocação do Grupo K, atrás de Colômbia e RD Congo, e aumentou a necessidade de uma vitória para manter vivo o objetivo de avançar às oitavas de final.

A equipe comandada por Roberto Martínez sabe que um tropeço pode complicar bastante a situação na chave. Além dos três pontos, um triunfo por boa diferença de gols pode ser importante nos critérios de desempate, especialmente porque a Colômbia venceu o Uzbequistão por 3 a 1 na primeira rodada.

Portugal

A principal atração da seleção portuguesa continua sendo Cristiano Ronaldo. Aos 41 anos, o atacante disputa sua sexta Copa do Mundo e segue como referência técnica e simbólica da equipe. Apesar da expectativa, o camisa 7 teve atuação discreta diante da RD Congo e não marcou na estreia.

Após o empate, Portugal passou a conviver com especulações sobre um possível desgaste interno envolvendo Cristiano Ronaldo e integrantes mais jovens do elenco. As discussões ganharam força depois de uma declaração do meio-campista João Neves, que afirmou que o atacante é “mais um” dentro do grupo, embora tenha reconhecido a importância histórica do jogador para o futebol português.

rd-congo-arranca-empate-com-portugal-(1-1)-em-sua-estreia-na-copa-do-mundo-tvt-news
HOUSTON, 18 de junho de 2026 (Xinhua) — Cristiano Ronaldo, de Portugal, reage durante a partida do Grupo K entre Portugal e a República Democrática do Congo (RDC) na Copa do Mundo da FIFA de 2026, no Estádio de Houston, em Houston, Estados Unidos, em 17 de junho de 2026. (Xinhua/Xiao Yijiu) (Foto de Xiao Yijiu / Xinhua via AFP)

Cristiano respondeu às especulações de forma pública. Em uma publicação nas redes sociais, destacou que a estreia ficou abaixo do esperado, mas pediu concentração para a sequência da competição. Em outro post, compartilhou uma imagem ao lado dos companheiros e escreveu: “Sempre unidos”.

O lateral Diogo Dalot também saiu em defesa do capitão. “Todos sabem a capacidade que o Cristiano traz para a equipe, são mais de 20 anos de história pela seleção. A confiança que ele passa para a gente sempre foi a mesma. Enquanto ele representar a seleção vai estar sempre preparado para jogar”, afirmou.

>> Relembre os grupos da Copa do Mundo 2026.

>> Veja o guia completo para acompanhar a Copa e possíveis confrontos no mata-mata.

>> Vozinha agradece “todos os brasileiros” e espera conseguir fechar contrato após sucesso

Já o técnico Roberto Martínez destacou que a equipe precisa criar mais oportunidades para aproveitar melhor as características do atacante. Segundo o treinador, a experiência de Cristiano Ronaldo dentro da área segue sendo um ativo importante para Portugal.

A tendência é que Roberto Martínez promova mudanças. O zagueiro Rúben Dias deve retornar ao time titular após recuperação física. No setor ofensivo, João Félix aparece como opção para atuar ao lado de Cristiano Ronaldo.

Provável escalação de Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Renato Veiga (ou Gonçalo Inácio) e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves e Bruno Fernandes; João Félix, Rafael Leão (ou Pedro Neto) e Cristiano Ronaldo.

Uzbequistão

O Uzbequistão faz sua primeira participação em uma Copa do Mundo e chega para a segunda rodada tentando reagir após a derrota por 3 a 1 para a Colômbia.

Apesar do resultado negativo, a equipe asiática conseguiu marcar seu primeiro gol nesta edição do torneio com Abbosbek Fayzullaev, um dos destaques do elenco. O atacante Eldor Shomurodov também concentra boa parte das expectativas ofensivas da seleção comandada pelo italiano Fabio Cannavaro.

O treinador deve promover uma alteração na equipe, com a entrada de Odiljon Khamrobekov no lugar de Urunov.

Provável escalação do Uzbequistão: Utkir Yusupov; Abdukodir Khusanov, Jasurbek Urozov e Abdurauf Abdullaev; Bekzod Karimov, Aleksandr Mozgovoy, Otabek Shukurov e Farrukh Sayfiev; Abbosbek Fayzullaev e Odiljon Khamrobekov; Eldor Shomurodov.

Inglaterra x Gana

Às 17h, pelo Grupo L, Inglaterra e Gana se enfrentam no Gillette Stadium, em Boston. O confronto reúne duas seleções que venceram na estreia e que podem dar um passo importante rumo à classificação para a fase eliminatória.

A Inglaterra lidera a chave graças à vitória por 4 a 2 sobre a Croácia. Já Gana conquistou três pontos ao derrotar o Panamá por 1 a 0.

Inglaterra

A equipe dirigida por Thomas Tuchel protagonizou um dos jogos mais movimentados da primeira rodada. A vitória sobre a Croácia contou com grande atuação de Harry Kane, autor de dois gols.

O atacante chegou a dez gols em Copas do Mundo e igualou Gary Lineker como maior artilheiro da história da Inglaterra em Mundiais. Além disso, tornou-se o jogador inglês com mais gols marcados em cobranças de pênalti na competição.

faltam-15-dias-para-a-copa-clipe-da-musica-oficial-de-shakira-tem-estrelas-do-futebol-mundial-harry-kane-no-videpclipe-dai-dai-da-shakira-musica-oficial-da-copa-reproducao-tvt-news
Harry Kane no vídepclipe “Dai Dai” de Shakira, música oficial da Copa – Reprodução

Ao lado de Kane, a seleção inglesa conta com atletas que vivem grande momento, como Jude Bellingham, Marcus Rashford e Declan Rice. O desempenho ofensivo da estreia reforçou o favoritismo inglês para avançar em primeiro lugar no grupo.

Provável escalação da Inglaterra: Jordan Pickford; Reece James, Ezri Konsa, John Stones e Nico O’Reilly; Elliot Anderson e Declan Rice; Noni Madueke, Jude Bellingham e Anthony Gordon; Harry Kane.

Gana

A seleção ganesa chega embalada pela vitória sobre o Panamá. O gol decisivo foi marcado pelo volante Caleb Yirenkyi aos 49 minutos do segundo tempo, resultado que colocou os africanos na disputa direta pela liderança do Grupo L.

O técnico Thomas Christiansen deve manter a base da equipe que venceu na estreia. A principal atenção recai sobre Yirenkyi, que está pendurado e precisará evitar cartões para não desfalcar a equipe em um possível confronto decisivo.

Vice-capitão de Gana está em liberdade após pagar fiança. Ele sofre 5 acusações de estupro e 1 de violência sexual

Na primeira rodada, um dos seus jogadores, Thomas Partney, não pode jogar. O motivo? Partiney, o ex-Arsenal, sofre 5 acusaões de estupro e uma de agressão sexual. Em agosto de 2025, ele obteve liberdade após pagar fiança.

No momento, ele aguarda o fim do julgamento e se diz inocente. No Canadá, onde foi o jogo de estreia, ele teve o visto negado por causa do processo e das acusações. A segunda rodada, no entanto, será nos EUA e Partney, o vice-capitão da equipe poderá jogar.

Provável escalação de Gana: Benjamin Asare; Maxime Senaya, Jonas Adjetey, Jonathan Opoku e Gideon Mensah; Ernest Nuamah, Caleb Yirenkyi, Ebenezer Owusu e Kamaldeen Sulemana; Jordan Ayew; Antoine Semenyo.

Panamá x Croácia

Às 20h, no BMO Field, em Toronto, Panamá e Croácia disputam um confronto que pode definir o futuro das duas seleções na Copa do Mundo.

Derrotadas na estreia, ambas entram em campo sob pressão. Dependendo dos resultados da rodada, quem perder pode ficar muito próximo da eliminação.

Panamá

O Panamá mostrou competitividade diante de Gana, mas acabou derrotado por 1 a 0. Mesmo com mais posse de bola e maior número de finalizações, a equipe não conseguiu transformar o volume de jogo em gols.

Agora, os panamenhos buscam a primeira vitória de sua história em Copas do Mundo para seguir sonhando com a classificação.

Provável escalação do Panamá: Orlando Mosquera; César Blackman, José Córdoba e Jiovany Ramos; Amir Murillo, Cristian Martínez, Carlos Harvey e Andrés Andrade; Yoel Bárcenas, José Luis Rodríguez e Cecilio Waterman.

Croácia

A Croácia chega pressionada após perder por 4 a 2 para a Inglaterra em uma das partidas mais emocionantes da primeira rodada.

A seleção tem histórico recente expressivo em Copas do Mundo. Foi vice-campeã em 2018, terminou em terceiro lugar em 2022 e também alcançou o terceiro posto em 1998.

O principal nome continua sendo Luka Modric. Aos 40 anos, o meio-campista disputa sua sexta Copa do Mundo. Contra a Inglaterra, teve atuação abaixo do esperado, cometeu o pênalti que originou o primeiro gol adversário e acabou substituído no segundo tempo.

Modric chega ao torneio mundial aos 41 anos – Reprodução/Redes sociais

Maior jogador em número de partidas pela seleção croata, com 199 jogos, Modric busca liderar a reação da equipe em um duelo considerado decisivo.

Provável escalação da Croácia: Dominik Livaković; Josip Stanišić, Josip Šutalo, Duje Ćaleta-Car e Joško Gvardiol; Luka Modrić e Mateo Kovačić; Petar Sučić, Martin Baturina e Ivan Perišić; Ante Budimir.

Colômbia x República Democrática do Congo

Fechando a programação do dia, Colômbia e República Democrática do Congo se enfrentam às 23h, em Guadalajara, no México, em partida que vale a liderança do Grupo K.

A Colômbia chega com três pontos após derrotar o Uzbequistão por 3 a 1. Já a RD Congo conquistou um resultado histórico ao empatar com Portugal.

Colômbia

A seleção colombiana começou a Copa em alta. O triunfo sobre o Uzbequistão confirmou o bom momento da equipe dirigida por Néstor Lorenzo e colocou os sul-americanos na liderança da chave.

O ataque liderado por Luis Díaz segue como principal esperança da torcida. Ao lado dele, James Rodríguez continua sendo uma das referências técnicas do grupo, responsável pela organização ofensiva e pela experiência em grandes competições.

Luis Diaz, jogador da Colômbia – Foto: Reprodução/Redes sociais

Com mais uma vitória, a Colômbia pode encaminhar a classificação para as oitavas de final com uma rodada de antecedência.

Provável escalação da Colômbia: Camilo Vargas; Daniel Muñoz, Davinson Sánchez, Jhon Lucumí, Johan Mojica; Jefferson Lerma, Gustavo Puerta, Jhon Arias, James Rodríguez, Luis Díaz e Luis Suárez.

República Democrática do Congo

A RD Congo foi uma das histórias mais marcantes da primeira rodada. Além de conquistar um empate diante de Portugal, a seleção marcou seu primeiro gol em uma Copa do Mundo.

O atacante Yoane Wissa entrou para a história ao balançar as redes diante dos portugueses e garantir o resultado que colocou os congoleses na segunda colocação do grupo.

Yoane Wissa com a camisa do time francês Lorient – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após retornar ao Mundial depois de 52 anos, a equipe dirigida por Sébastien Desabre busca manter a boa campanha e se aproximar de uma classificação histórica para o mata-mata.

A tendência é que o treinador repita a base que enfrentou Portugal.

Provável escalação da RD Congo: Lionel Mpasi Nzau; Wan-Bissaka, Chancel Mbemba, Axel Tuanzebe, Steve Kapuadi e Arthur Masuaku; Noah Mukau, Samuel Moutoussamy e Edo Kayembe; Cédric Bakambu e Yoane Wissa.

Bancários reivindicam aumento real, PLR e defesa dos bancos públicos

São Paulo, com informações do Sindicato dos Bancários – A categoria bancária definiu neste domingo (21) as reivindicações da Campanha Nacional Unificada que serão entregues à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no dia 24 de junho.

Entre as prioridades apontadas pela categoria dos bancários estão:

  • o reajuste com reposição integral da inflação (INPC na data-base)
  • aumento real de 5%,
  • PLR maior,
  • valorização do vale-alimentação e vale-refeição,
  • ampliação do emprego e da rede de atendimento bancário,
  • combate às metas abusivas e
  • defesa dos bancos públicos.

Além disso, a categoria propõe a regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, com maior controle social sobre o setor, ampliação do acesso ao crédito, redução das desigualdades e fortalecimento do papel dos bancos no financiamento do desenvolvimento econômico e social do país. E a importância de eleger um governo democrático e um Congresso que defenda a pauta dos trabalhadores.

A definição da pauta final de negociação começou no mês de abril, com a consulta aos bancários e os debates nas conferências estaduais. Neste fim de semana, durante a 28ª Conferência Nacional, em São Paulo, cerca de 630 delegados que representam trabalhadores de bancos públicos e privados de todo o país, definiram os itens para a Campanha Nacional Unificada 2026. São 450 mil bancários no país, organizados pelo Comando Nacional dos Bancários.

“Nossa campanha começou em abril, com a consulta à categoria, e em seguida as conferências estaduais e hoje finalizamos a Conferência Nacional. O resultado da consulta reflete a real necessidade da categoria. Nas cláusulas econômicas, as principais reivindicações foram por aumento real, PLR maior, e reajustes no vale-alimentação e refeição”, conta Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

“Entre as cláusulas sociais, a consulta apontou a manutenção dos direitos, emprego, plano de saúde e combate ao assédio moral. E destaca como a atual política dos bancos compromete a saúde dos empregados: Há um aumento no uso de medicamentos controlados, como antidepressivos, ansiolíticos ou estimulantes, nos últimos 12 meses. Além disso, a categoria aponta impacto negativo do ambiente bancário sobre a saúde mental, o que representa um problema estrutural de gestão, metas, pressão e intensificação do trabalho”, destaca Neiva.

“Também há uma preocupação crescente entre os trabalhadores, com o alto investimento dos bancos em tecnologia e IA e a categoria reivindica proteção ao emprego, qualificação, remuneração, revisão humana das decisões e limites ao monitoramento. Esse é um ponto fundamental da negociação coletiva no setor financeiro”.

Na Conferência, 630 delegados que representam trabalhadores de bancos públicos e privados de todo o país, definiram os itens para a Campanha Nacional Unificada 2026 dos 450 mil bancários no país, organizados pelo Comando Nacional dos Bancários

A coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, reforçou que a minuta de reivindicações expressa as preocupações da categoria, “como aumento real, valorização e proteção do emprego bancário, combate ao assédio moral, às metas abusivas, por um ambiente de trabalho saudável e para que as transformação estruturais do setor decorrentes da implementação das novas tecnologias resultem em benefícios para a categoria, não em fechamento de agências e postos de trabalho”, disse Juvandia.

“Saímos desta plenária revigorados, mais unidos e dispostos para seguir em frente na luta pela manutenção e avanço em direitos às bancárias e bancários de todo o país. A luta da categoria bancária é a luta de toda a classe trabalhadora. Quando nós avançamos, inspiramos toda a nossa classe a seguir avançando”, completou a dirigente.

Consulta Nacional dos Bancários 2026

A Consulta Nacional dos Bancários 2026 confirmou a disposição da categoria em participar da construção da pauta de reivindicações da Campanha Nacional. O levantamento, realizado entre 17 de abril e 31 de maio, recebeu 54.952 respostas.

Entre as cláusulas econômicas, a principal prioridade apontada pela categoria foi o aumento real de salário, indicado por 93% dos respondentes. Em seguida aparecem aumento da PLR, com 63%; aumento maior para o vale-alimentação e o vale-refeição, com 51%; aumento do piso da categoria, com 31%; Plano de Cargos e Salários, com 25%; igualdade salarial, com 10%; aumento da ajuda de custo para home office, com 3%; e aumento do auxílio combustível, com 2%.

Nas cláusulas sociais, a manutenção de direitos aparece como a principal prioridade, citada por 65% dos respondentes. Emprego foi indicado por 45%; plano de saúde, por 39%; combate ao assédio moral, por 35%; igualdade de oportunidades, por 24%; previdência complementar, por 19%; e impacto das inovações tecnológicas, por 17%.

A consulta também revelou que 40% dos consultados usaram medicamentos controlados, como antidepressivos, ansiolíticos ou estimulantes, nos últimos 12 meses. Além disso, 72,6% afirmaram que o ambiente de trabalho no banco em que atuam traz impactos negativos para a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras. Apenas 14,3% disseram que não há impactos negativos e 12,6% responderam que não sabem.

Dados da categoria dos bancários

Emprego x agências

A defesa do emprego é uma das prioridades da Campanha 2026. A partir de 2020, com a intensificação da digitalização dos serviços financeiros, o setor bancário fechou 31,3 mil postos de trabalho até abril de 2026, dos quais aproximadamente 25 mil eram ocupados por mulheres (Novo Caged). As mulheres representaram 44,3% das admissões, mas 49,1% dos desligamentos no período. Somente em 2026 (janeiro até abril) foram fechados 5.410 postos de trabalho.

Entre 2024 e 2025, os cinco maiores bancos fecharam 1.345 agências, totalizando queda de 37% na rede física, considerando esse período. Mas reestruturação não reflete uma retração no setor, que teve lucro líquido de R$ 124 bilhões em 2025, mas sim uma mudança de estratégia para focar em alta renda e no atendimento digital.

Adoecimento

Em 2024, nos afastamentos por doenças “mentais e comportamentais”, os bancos múltiplos com carteira comercial ocuparam a 1ª posição entre os afastamentos acidentários por saúde mental do país, com 1.946 afastamentos e a 5ª posição entre os afastamentos previdenciários, com 8.345 ocorrências em 2024.

Em relação ao total de afastamentos por doenças mentais e comportamentais, a categoria bancária representa 25% dos afastamentos acidentários (que tem relação com o trabalho) e 3,3% dos afastamentos previdenciários no Brasil.

Tecnologia x lucro

O orçamento total em tecnologia do setor, para 2025, foi estimado em R$ 47,8 bilhões (alta de 13% ante 2024). Em 2025, somente os três privados, juntos (Itaú Unibanco, Bradesco e Santander), lucraram R$ 87,1 bilhões, com alta de 16,9%.

Com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo

Você também pode se interessar