O Dia Nacional da Mamografia é celebrado nesta quinta-feira (5). A data chama a atenção para a importância do exame na detecção precoce de câncer de mama. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante acesso à mamografia e o Ministério da Saúde recomenda a realização a mulheres de 40 a 49 anos, mesmo que não apresentem sintomas da doença. Entenda em TVT News.
Mamografia no SUS
Mulheres a partir de 40 anos tem direito a realizar o exame no SUS desde 2025. Antes, a recomendação do Ministério da Saúde era que o exame era apenas para mulheres entre 50 e 69 anos.
O diagnóstico precoce reduz a mortalidade por câncer de mama. Antes do exame ser oferecido no SUS, mulheres entre 40 e 49 anos tinham dificuldade com o exame na rede pública de saúde em função da avaliação de histórico familiar ou necessidade de já apresentar sintomas.
A idade limite para realização do exame na rede público passa a ser de 74 anos. Cerca de 60% dos casos estão concentrados dos 50 aos 74 anos e o envelhecimento é um fator de risco.
O que é câncer de mama
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com 37 mil casos por ano. Homens podem ter câncer de mama, mas é raro: apenas 1% dos casos.
É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa reposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.
Não há uma causa única para a doença. Diversos fatores estão relacionados, como histórico familiar e hormonal, obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes.
Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama
- Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos
- Alterações no bico do peito (mamilo)
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

Como as mulheres podem perceber os sinais e sintomas da doença
Todas as mulheres, independente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. A mamografia também identifica alterações.
Com Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e Ministério da Saúde.
