As instituições privadas têm até às 23:59h desta segunda-feira (7) para encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) a oferta de vagas remanescentes para participação na edição do primeiro semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Saiba mais na TVT News.
O programa do MEC oferta financiamento para graduação em instituições particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinase).
Nova chamada do FIES
Na quarta-feira (2), o MEC anunciou que realizará, ainda neste mês, uma nova etapa do Fies 2025/1 para ofertar aos estudantes aquelas vagas que sobram das etapas anteriores do programa, neste ano.
O ministério confirmou que, em breve, divulgará um novo edital com as regras e o cronograma para a inscrição dos estudantes. A pasta aguarda apenas as informações prestadas pelas mantenedoras das instituições de ensino superior não gratuitas nesta segunda-feira.
Na edição do primeiro semestre, as universidades privadas de ensino superior ofereceram 67.301 vagas de cursos de graduação. O programa recebeu mais de 493 mil inscrições de 198.579 candidatos. Cada um deles pôde se inscrever em até três opções de cursos.

Como se inscrever
As inscrições das instituições para participação nesta edição do programa deverão ser feitas, exclusivamente, pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo com título FiesOferta. Basta realizar o cadastro no “Login Único” do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Devem ser preenchidas as informações de cada curso a ser ofertado, número de vagas, turno, local e valores das semestralidades.
O termo de participação também deve ser assinado eletronicamente pelo representante legal da instituição mantenedora da unidade de ensino. Para isso, deve ser usada a assinatura eletrônica disponibilizada no módulo FiesOferta.
Cronograma
De acordo com edital publicado pelo Ministério, as instituições terão o período de 8 a 11 de abril para verificar e corrigir as informações do documento que formaliza a participação nesta edição do Fies.
O edital ainda determina que as faculdades devem divulgar, em suas páginas eletrônicas na internet e com a fixação em local de grande circulação de estudantes, a participação da entidade no processo seletivo.
A divulgação deve informar o número de vagas remanescentes disponibilizadas, a relação de cursos e turnos de cada local de oferta da instituição, bem como a legislação que ainda será publicada pelo MEC relativa a vagas remanescentes do Fies.