Nesta quinta-feira (8), o segundo dia de conclave, Robert Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito o novo papa e adotou o nome Leão XIV. O presidente Lula se manifestou no X (antigo Twitter) parabenizando o pontíficie, que é o primeiro dos Estados Unidos, e desejando que o legado de Papa Francisco seja preservado. Saiba mais em TVT News.
Em sua publicação, Lula ressaltou a trajetória de Francisco na busca pela paz e pela justiça social. O presidente desejou que o novo líder da Igreja Católica continue a “defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o repeito à diversidade dos seres humanos”.
“Não precisamos de guerras, ódio e intolerância”, escreveu Lula. O presidente ressaltou a necessidade de solidariedade e humanismo: “Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”.
Confira a publicação:
Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV.
— Lula (@LulaOficial) May 8, 2025
Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela…
Papa Leão XIV fala em “paz desarmada” em seu primeiro discurso
Em sua primeira aparição, Leão XIV citou a primeira bênção realizada por Papa Francisco e agradeceu seu antecessor. Rogando pela paz no mundo, tema que foi central em sua fala, o novo pontífice rezou com os fiéis e deixou o balcão da Basílica de São Pedro sob aplausos.
“Essa é a paz de Cristo ressuscitado. Uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus. Deus, que nos ama a todos incondicionalmente. Guardamos ainda nos nossos ouvidos aquela voz franca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava Roma e dava sua bênção para todo o mundo naquela manhã do dia da Páscoa”, disse.
Quem é Robert Prevost
Robert Francis Prevost é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos. Natural de Chicago, Illinois, e membro da Ordem de Santo Agostinho, foi bispo de Chiclayo, no Peru, antes de ser chamado por Francisco para ocupar um dos cargos mais importantes da Cúria Romana: prefeito do Dicastério para os Bispos, posição que ocupava desde 2023.
Com longa experiência missionária na América Latina e profundo conhecedor das realidades do Sul Global, Prevost é considerado uma ponte entre o pragmatismo administrativo romano e a sensibilidade pastoral latino-americana. Sua eleição representa uma continuidade com o pontificado de Francisco, sobretudo em temas como a sinodalidade, o cuidado com os pobres e a reforma institucional da Igreja.
