Os deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ) foram alvos da Polícia Federal (PF) na Operação Galho Fraco, com o objetivo de aprofundar as investigações de desvio de cotas parlamentares. Entenda na TVT News.
Ao todo, a PF cumpre sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.
Foi encontrado R$ 400 mil em dinheiro vivo no flat de Sóstenes. Segundo agentes da PF, o valor em espécie estava dentro de um saco preto, em um armário no flat do deputado, na capital federal. Veja:



De acordo com as investigações, os deputados Sóstenes e Jordy atuaram de forma coordenada com servidores comissionados e particulares para o desviar e posterior ocultar dinheiro público. A verba era direcionada para empresas de fachada, entre elas, uma locadora de veículos.
A ação é desdobramento da operação Rent a Car, deflagrada em dezembro de 2024. A PF apurou os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Na ocasião, os alvos foram os assessores dos deputados.
De acordo com o blog da Camila Bomfim, no g1, a PF analisou o material recolhido na operação e concluiu que Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy participavam do esquema fraudulento nas cotas parlamentares.
Segundo monitoramento do site da transparência, os deputados do partido do ex-presidente preso Jair Bolsonaro somam o maior gasto em cota parlamentar. Os gastos do líder da bancada do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, era um dos cinco maiores entre os parlamentares do mesmo partido. Somente ele gastou cerca de R$ 71,6 mil em cota parlamentar.
Vale destacar que cota parlamentar é recurso público disponibilizado para os deputados e senadores para cobrir as despesas ligadas ao exercício do mandato. A União desembolsa esse valor para cobrir passagens aéres, gasolina, aluguel de carro, hospedagens, alimentação, escritório parlamentar e contratação de consultoriais. É um recurso exclusivo para o trabalho e não pode ser utilizado com fins pessoais. Também é um valor extra do salário.
