Depois do lançamento da biografia Não é só sorte – Miguel Angelo da Luz e o melhor basquete feminino do mundo, em setembro, no Rio de Janeiro, os jornalistas Luciano Maluly e Marcelo Cardoso, além do personagem central, Miguel Angelo da Luz, vão dialogar com o público de São Paulo que poderá ter autografada a obra comprada no local. O evento será no dia 26 de novembro, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, em São Paulo (SP), das 19h às 21h30.
O técnico comandou a seleção brasileira feminina de basquete no inédito título mundial que quebrou a hegemonia de Estados Unidos (EUA) e União Soviética, em 1994, na Austrália, além de liderar a equipe que conseguiu a única medalha de prata olímpica, em 1996, em Atlanta (EUA). Os autores detalham os bastidores e os segredos dos chamados “Anos Luz do Basquete”, quando o Brasil foi para o topo do ranking mundial.
Histórias dramáticas, de superação, divertidas ou curiosas são costuradas com a biografia do técnico e narrativas que envolvem personagens importantes das conquistas do basquete brasileiro. A obra traz depoimentos de Paula, Hortência, Janeth, Marta, Alessandra, Cintia Tuiú, Helen, Sérgio Maroneze, Hermes Balbino, Juarez Araújo, Marcelo Barreto, Sérgio de Barros, parentes e amigos, entre outros colaboradores.
“O leitor vai se surpreender com a história do dedicado professor de Educação Física que elevou o nome do basquete brasileiro e foi eleito o melhor técnico da modalidade no mundo”, informam os autores.
O livro é dedicado a Valdir Baptista, professor, jornalista e cineasta, que iniciou o projeto junto com os autores, mas faleceu logo em seguida. Assina o prefácio João Pedro Paes Leme que, como jornalista, cobriu oito Olimpíadas para mídias como Jornal do Brasil e TV Globo, e com posfácio de Marcelo Barreto, jornalista e apresentador do Redação SporTV / Rede Globo.
Autores da biografia
A produção do livro é do professor Plinio Martins Filho e da equipe da COM-ARTE, editora universitária ligada ao Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Luciano Victor Barros Maluly é doutor em Ciências da Comunicação, jornalista e professor do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, além de autor do livro Jornalismo Esportivo: princípios e técnicas.
Marcelo Cardoso é jornalista e professor, mestre em Comunicação, especialista em Comunicação Jornalística e ministra cursos e palestras. Pesquisa: Jornalismo, Esporte, Rádio e Podcast. Atuou nas Rádios América, Bandeirantes, Capital, Eldorado e no ‘O Estado de S. Paulo’.
Serviço
Data: 26 de novembro, a partir das 19h para o público e das 18h30 para a imprensa.
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo (SP), Rua Doutor Plinio Barreto, 285, 4º Andar. Bairro da Bela Vista.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24 de novembro no site do Sesc.