11 fatos que talvez você não sabia sobre 11 de setembro

Além do atentado às Torres Gêmeas, 11 outros fatos aconteceram em 11 de setembro. TVT News conta para você
11-fatos-que-talvez-voce-nao-sabia-sobre-11-de-setembro-bombardeio-ao-la-moneda-em-11-de-setembro-de-1973-reproducao-documentario-a-batalha-do-chile-de-patricio-guzman-tvt-news
Bombardeio ao La Moneda em 11 de setembro de 1973 | Reprodução: Documentário A Batalha do Chile, de Patrício Guzmán

O dia 11 de setembro ficou marcado na memória das gerações que nasceram nos anos 90 em razão dos atentados que atingiram os Estados Unidos neste dia, em 2001. Ataques contra as Torres Gêmeas, em Nova York, além de outras aeronaves direcionadas contra o Pentágono, em Washington, deram início a uma campanha bélica histórica norte-americana contra países no Oriente Médio. Particularmente Afeganistão e Iraque (com desdobramentos posteriores). “Guerra ao terror”, dizia o então presidente republicano George W. Bush. 

Mas a data, ao longo da história, não para por aí. Em anos anteriores, a história também passou pelo 11 de setembro de diferentes formas. E a TVT News separou 11 fatos que talvez você não saiba sobre 11 de setembro. Confira! 

  • Veja o vídeo com os 11 fatos que aconteceram em 11 setembro

Fato número 1: Golpe no Chile

A foto da manchete deste texto não do atentado às Torres Gêmeas, mas do atentado mais relevante para a América Latina: o bombardeio da Força Aérea chilena ao Palácio La Moneda, sede do governo chileno. Augusto Pinochet, em articulação com os Estados Unidos, derrubou o presidente socialista Salvador Allende, eleito democraticamente em 1970. O presidente chileno resistia em La Moneda, usando um capacete de mineradores e empunhando um fuzil AK-47 que ele ganhara de Fidel Castro.

Allende morreu após o bombardeio (há versões que ele se suicidou, outras que ele foi assassinado pelos golpistas). A data, em 1973, deu início a uma das mais cruéis ditaduras latino-americanas que durou até 1990. Pelo menos 3.200 pessoas foram assassinadas ou desaparecidas. A história do golpe e as cenas do bombardeio ao La Moneda estão no documentário La Batatalla del Chile, de Patrício Guzmán.

Fato número 2: Independência da Escócia

As forças separatistas de William Wallace (eternizado por Mel Gibson no filme Coração Valente) derrotaram os ingleses no dia 11 de setembro de 1297, abrindo caminho para a independência dos escoceses.

Fato número 3: Terremoto na Guatemala

Em 1541, a Cidade da Guatemala foi totalmente destruída por um terremoto de grande intensidade. Hoje, no local, reside a chamada “Ciudad Vieja”.

Fato número 4: Militante ataca Mussolini

No dia 11 de setembro de 1926, o anarquista Gino Lucetti tentou assassinar o fascista Benito Mussolini. Mesmo ferindo oito pessoas, o ditador saiu sem ferimentos e acabou morto apenas em 1945, derrotado e fuzilado pela resistência italiana em Roma.

Fato número 5: Morre Peter Tosh

A lenda do reggae, jamaicano Peter Tosh, foi assassinado em sua casa em Kingston, aos 42 anos. Tosh é uma das principais vozes do estilo musical caribenho, ao lado de seu amigo Bob Marley

Fato número 6: Rússia testa o “Pai de Todas as Bombas”

“Tudo que está vivo apenas evapora”. Essa foram as palavras do vice-chefe de Estado russo Alexander Rukshin, em 11 de setembro de 2007, após teste da Bomba Termobárica de Aviação de Poder Aumentado (ATBIP), batizada de Pai de Todas as Bombas. Trata-se de uma bomba não-nuclear com poderes de devastação que chegam perto das chamadas “armas sujas” radioativas.

Fato número 7: Nasce Theodore Adorno

Essa é a preferida dos estudantes de comunicação. Sociólogo, filósofo e pensador da Escola de Frankfurt, traçou teorias essenciais para a compreensão da sociedade de massas e a degradação do capitalismo. Os estudos de Frankfurt também são conhecidos como Teoria Crítica e influenciaram diversos pesquisadores da comunicação que enxergavam a alienação no público diante dos meios de comunicação de massa.

Fato número 8: Declaração de Independência do Rio Grande

Parte dos membros da elite do Rio Grande do Sul, insatisfeitos com a política fiscal imperial, decretaram independência da República Rio-Grandense no dia 11 de setembro de 1836 no contexto da Guerra dos Farrapos. Posteriormente, o levante dos gaúchos não resistiu à repressão imperial.

Fato número 9: Dia Nacional do Cerrado

O bioma cobre 25% do território brasileiro, é a mais diversa e antiga savana do mundo. Trata-se de um bioma frágil que sofre com queimadas e devastação.

  • Veja vídeo sobre queimadas no Cerrado

Fato número 10: Nasce Brian de Palma

O cineasta norte-americano de origem italiana é um dos expoentes do cinema de suspense. Responsável por clássicos como Dália Negra (2006), Os Intocáveis (1987) e Carrie, A Estranha (1976). ele nasceu em 1940.

Fato número 11: Nasce Bashar al-Assad

Bashar sucedeu seu pai Hafez al-Assad, que governou a Síria por 30 anos. Assad, então, governa o país desde a morte dele, em 2000.

Conhece outros 11 fatos que aconteceram em 11 de setembro?

E você conhece outros fatos que aconteceram em 11 de setembro? Conte para a gente nas redes sociais.

Assuntos Relacionados