Lula participa de evento de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática

Lula esteve na cerimônia de premiação da Olimpíada no Rio de Janeiro ao lado do ministro da Educação Leonardo Barchini
edicao-distribuiu-quase-8-5-mil-medalhas-e-mais-de-50-mil-certificados-de-participacao-foto-ricardo-stuckert-pr
Edição distribuiu quase 8,5 mil medalhas e mais de 50 mil certificados de participação. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nessa segunda (22) da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Leia em TVT News.

Lula esteve na cerimônia no Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro, ao lado do ministro da Educação Leonardo Barchini.

O evento reuniu mais de 680 medalhistas de ouro de todas as regiões do Brasil e marcou os 20 anos da maior olimpíada científica do país.

A edição de 2025 distribuiu quase 8,5 mil medalhas — 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze —, além de mais de 50 mil certificados de participação. 

Esta foi a maior edição da história da olimpíada: participaram mais de 57 mil escolas em 5.566 municípios, o equivalente a 99,93% do território nacional.

Nesta edição, participaram cerca de 18 milhões de estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

primeira-fase-da-obmep-e-uma-prova-objetiva-aplicada-nas-proprias-escolas-foto-ricardo-stuckert-pr
Primeira fase da Obmep é uma prova objetiva aplicada nas próprias escolas. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Olimpíada ocorre em duas fases

A Olimpíada Brasileira de Matemática é disputada em duas etapas.

A primeira é uma prova objetiva, aplicada nas próprias escolas. Os alunos com nota para classificação vão para a segunda etapa, que tem questões discursivas e demandam a apresentação do raciocínio usado na resolução dos problemas.

A competição é realizada anualmente com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área entre estudantes de todo o Brasil. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

No evento, o presidente Lula destacou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento e de despertar o interesse dos estudantes pela matemática desde a educação básica.

“Todo mundo gosta de tudo, se tiver a oportunidade de conhecer. Uma professora falou para mim que, ‘quando os alunos aprenderem matemática, esta passará a ser a matéria que eles vão ter mais interesse, e o número de meninos e meninas na Obmep só vai crescer’. Isso é um fato concreto”, disse. 

Lula também deixou uma reflexão aos estudantes premiados, ao defender a educação como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades.

Olimpíada visa a abre portas para formação posterior

“Eu acredito que a obrigação do Estado é garantir que a filha da empregada doméstica possa disputar a mesma vaga que a filha de seu patrão. Nós não queremos tirar ninguém, nós queremos colocar todos. Quero que os seus pais fiquem felizes quando vocês passarem no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], quando ganharem uma medalha de ouro e quando vocês virarem doutores”. 

O ministro Leonardo Barchini lembrou do crescimento da olimpíada desde a primeira edição. “É com muita emoção que podemos dizer: ‘o que a gente plantou é indestrutível hoje em dia’. Não existe governo capaz de destruir a Obmep neste país. Ela já é uma realidade, e vocês estarão protegidos por aquilo que conquistaram”, disse.

Barchini também ressaltou a importância da olimpíada para a identificação de talentos e ampliação de oportunidades educacionais aos jovens de todo o país. O talento não tem endereço, o que a gente precisa é que novas portas sejam abertas para que vocês cheguem ao seu objetivo, a Obmep é uma delas. Se a gente investir na educação, nós teremos uma sala cheia de medalhistas de matemática nas escolas deste país”. 

Ao todo, nesta edição, foram premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a trajetória da Obmep ao longo de seus 20 anos, e o potencial dos estudantes premiados. “Nessas duas décadas, a olímpiada cresceu junto aos estudantes e junto ao Brasil. Tenho certeza de que as trajetórias desses jovens serão de enorme sucesso. Vocês são o futuro do nosso país”. 

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.  

Ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência: hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da Obmep seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa. 

Assuntos Relacionados