O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta sexta-feira (7), no Diário Oficial da União (DOU), os editais de homologação do Concurso Nacional Unificado (CNU). Também foi publicada a convocação final para os cursos de formação, cujas matrículas devem ser realizadas a partir da próxima semana. Confira mais em TVT News.
A publicação contempla todos os blocos temáticos e inclui a aprovação dos candidatos habilitados para a prova prática, a convocação para matrícula nos cursos de formação, a classificação final e a homologação dos resultados.
Perfil dos aprovados no Concurso Nacional Unificado
O MGI também divulgou dados sobre os participantes do certame. Os candidatos são oriundos de 908 cidades e, entre os classificados para as vagas imediatas e os convocados para os cursos de formação, 36,5% são de municípios do interior do país. Além disso, um terço dos aprovados se declara preto, pardo, com deficiência ou indígena. Segundo o ministério, os números confirmam o objetivo de democratizar o acesso ao serviço público e formar um quadro de servidores representativo da diversidade do Brasil.

Leia também: Um terço dos aprovados no CNU são negros, indígenas e PCD
Prazos e próximas etapas
Embora as vagas sejam imediatas, os candidatos devem aguardar a aprovação e sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para março. A expectativa é que as nomeações começem entre o fim de abril e o início de maio.
Os aprovados para cargos que exigem curso de formação devem se matricular na instituição organizadora. No caso da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), os cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista de Infraestrutura (AIE), Analista em Tecnologia da Informação (ATI) e Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) terão matrículas abertas no site enap.gov.br entre os dias 10 e 18 de março.
Já os candidatos aprovados para cargos que não exigem curso de formação devem acompanhar as informações no Diário Oficial da União e no portal gov.br/imprensanacional. O não cumprimento dos prazos resultará na eliminação do concurso.
Lista de classificação e homologação
Habilitados para a prova prática:
Convocação para matrícula nos cursos de formação:
Classificação final:
Homologação dos resultados finais:
Os candidatos devem acompanhar as atualizações oficiais para garantir a participação nas próximas etapas do concurso.