Pesquisa Datafolha publicada neste sábado, 5 de abril mostra que Lula estanca queda de popularidade. Aprovação positiva do presidente Lula subiu de 24%, no levantamento de fevereiro, para 29%. Além disso, Lula vence todos os candidatos da direita em eventual segundo turno. Veja mais sobre a pesquisa Datafolha em TVT News.
Datafolha: aprovação positiva subiu 5 pontos
O índice de aprovação do governo Lula subiu de 24%, no levantamento do Datafolha de fevereiro, para 29% agora em abril. Os que consideram a gestão regular seguem em 32% e os que consideram o governo como ruim ou péssimo caíram dos 41% para 38% dos entrevistados.
- Quer ficar por dentro das notícias da política? Jornal TVT News Primeira Edição estreia 7 de abril
A pesquisa Datafolha entrevistou 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, de terça, 1º de abril, até quinta-feira, 3. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apesar de estar longe dos níveis de popularidade deste e de outros governos, a pesquisa Datafolha é a primeira a mostrar que o governo Lula conseguiu estancar a queda de popularidade e conseguiu ganhar pontos na avaliação positiva.
Comparações com pesquisas anteriores
Comparação 1: segundo esta pesquisa de abril, o índice atual de avaliação positiva de Lula é semelhante aos 28% dos alcançados entre outubro e dezembro de 2005, durante o primeiro mandato e em meio à crise de imagem por conta das notícias do que, na época, ficou conhecido como “mensalão”.
Comparação 2: Jair Bolsonaro, em pesquisa realizada mesmo período de mandato, em maio de 2021, marcava apenas 24% de bom ou ótimo, 45% de ruim ou péssimo e 30% de regular.
Datafolha mostra que Lula segue líder para 2026
Na simulação da eleição para presidente, a pesquisa comprova que Lula segue imbatível e vence todos os candidatos da direita,
Lula venceria todos os nomes apoiados por Jair Bolsonaro se as eleições de 2026 fossem hoje, indica pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 5 de abril;
Lula vence Tarcísio de Freitas
O presidente Lula (PT) venceria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Datafolha.
Ele atinge 48% das intenções de voto, contra 39% do governador bolsonarista. Outros 13% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos dois. Um total de 1% não soube responder.
A 18 meses para a eleição, o Datafolha testou cinco cenários de primeiro turno. No confronto direto contra Bolsonaro, Lula tem 36% das intenções de voto, e Bolsonaro, 30%. Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível e ainda é réu por tentativa de golpe de Estado.
O cenário com Lula e Bolsonaro inclui Ciro Gomes (PDT), com 12%; Pablo Marçal (PRTB), com 7%; e o governador Eduardo Leite (PSDB), com 5%. Brancos, nulos e nenhum somam 9%, além de outros 2% que não souberam responder.
Balanço do governo Lula: ações mostram melhorias no Brasil
O presidente Lula participou na manhã de 3 de abril do evento “O Brasil dando a Volta por Cima”. A celebração foi realizada para apresentar às entregas do governo Lula nos dois primeiros anos de mandato. A solenidade contou com a presença de ministros, parlamentares e da sociedade civil.
Durante o discurso, Lula disse que o Brasil está no rumo certo e que é “um país que volta a sonhar e ter esperança.”
“O Brasil é um país que dá a volta por cima e deixa de ser um eterno país do futuro, para construir hoje o seu futuro. Com mais desenvolvimento e mais inclusão social, mais tecnologia e humanismo. Um país menos desigual e mais justo que investe em saúde, educação e demais serviços públicos de qualidade”, acrescentou.
FIES, INSS, Minha Casa, Minha Vida, Farmácia Popular, SAMU são alguns dos muitos programas criados ou reforçado durante os três governos de Lula.
Além de números, percentuais e cifras, as conquistas de um país são representadas pelas trajetórias das pessoas. Esse é o caso da doméstica Ana Augusta, da jornalista Luana Moura e do advogado João Paulo Ribeiro, que narraram suas experiências com políticas públicas federais durante o evento “O Brasil dando a volta por cima”, em Brasília, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O objetivo do evento foi apresentar um balanço das principais entregas do Governo Federal nos dois primeiros anos da atual gestão e anunciar novidades, como a ampliação do Minha Casa, Minha Vida, a antecipação do 13º para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS e a implantação da TV 3.0 .
- Vídeo: veja depoimento de ex-beneficiário do Bolsa Família
Com informações do jornal Folha de S.Paulo