Com os resultados do 2o turno das eleições 2024, veja como foi a eleição para prefeito no ABC, nas cidades de Diadema, Mauá e São Bernardo do Campo.
Quem foi eleito prefeito em Diadema
O candidato do MDB, Taka Yamauchi, é o novo prefeito de Diadema. Ele venceu o atual prefeito, José De Filippi Jr, do PT, no segundo turno das eleições municipais. Taka alcançou 52,59% dos votos válidos, contra 47,41% do petista.
Filippi tentava alcançar seu quinto mandato à frente da prefeitura. Ele já havia comandado a cidade entre os anos de 1993 e 1996, 2001 e 2008 (dois mandatos seguidos) e 2020 até 2024. Taka Yamauchi tem 46 anos, é empresário e já comandou a SPObras, sob a gestão do prefeito Ricardo Nunes e agora se torna novo prefeito no ABC.
Quem venceu a eleição em Mauá
Atual prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT) foi reeleito para mais quatro anos no comando do executivo municipal. Ele superou o candidato Atila Jacomussi (União Brasil) no segundo turno das eleições com 54,15%, contra 45,85% do adversário, com 97,60% das urnas totalizadas.
Com os resultados das eleições para prefeito no ABC, Mauá será a única cidade da região comandada pelo PT nos próximos quatro anos.
Quem foi eleito prefeito em SBC
A última cidade a definir quem foi eleito prefeito no ABC foi São Bernardo do Campo. Marcelo Lima (Podemos) é o novo prefeito de São Bernardo do Campo (SBC). O ex-vice prefeito superou o deputado federal Alex Manente (Cidadania) no segundo turno das eleições municipais. Lima alcançou 55,73% da preferência entre os eleitores, ante 44,27% de Manente, com 97,24% das urnas apuradas.
Para chegar ao segundo turno os dois candidatos passaram por uma prévia acirrada, que teve a participação do deputado estadual Luiz Fernando, do PT, e de Flávia Morando, sobrinha do atual prefeito.
Marcelo Lima venceu a candidatura de Manente que tinha o apoio do governador Tarcísio de Freitas e de lideranças regionais como os prefeitos Paulo Serra (Santo André) e Auricchio Jr (São Caetano).
Com informações do Portal Frankamente ABC