Pesquisar
Close this search box.

Evento da Fiocruz une vacinação, cultura e solidariedade

A festa da vacinação é conhecida por oferecer, gratuitamente, imunização infantil e adulta, além de atividades culturais, de divulgação científica e de promoção da saúde
fiocruz-evento-vacinacao-ze-gotinha-foto-jose-cruz-abr-tvt-news
Festa da vacinação é conhecida por oferecer, gratuitamente, imunização infantil e adulta, além de atividades culturais. Foto: José Cruz/ABr

Como parte da tradição e da história da Fiocruz, o evento Fiocruz pra Você será realizado no próximo sábado (17/8). A festa da vacinação é conhecida por oferecer, gratuitamente, imunização infantil e adulta, além de atividades culturais, de divulgação científica e de promoção da saúde. A ampla programação inclui também espetáculos do Ballet de Manguinhos, peças de teatro, brinquedos (pula-pula e piscina de bolas), pintura no rosto e mão, sorteios de brindes, distribuição de balões e tendas dos doces.

A edição de 2024 oferecerá, na Biblioteca de Manguinhos, no Rio de Janeiro, de 8h às 17h, vacinas de poliomielite (VIP e VOP), Covid XBB e Influenza (gripe) para crianças de até 5 anos 11 meses e 29 dias; vacina da dengue para adolescentes de 10 a 14 anos; e vacina de Covid XBB e Influenza (gripe) para adultos. 

Por mais um ano, o evento estará em diversos campi da Fundação, espalhadas por todas as regiões do país – Amazônia, Rondônia, Piauí, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Brasília também receberão a festa. No Rio de Janeiro, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, estará presente. A programação completa do evento inclui atividades culturais e de lazer, divulgação científica e promoção da saúde para a população.

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) oferecerá uma oficina de cartazes, que apresentará cartazes e lambes de campanhas de vacinação utilizados em anos anteriores, principalmente nas favelas e periferias. Os participantes criarão seus próprios cartazes de incentivo à vacinação por meio de colagens, com fotos, recortes de rótulos, papéis especiais, embalagens, panfletos, impressos e tipográficos, giz de cera, canetinhas e lápis de cor. 

O público poderá encontrar atividades como orientação e instrução de higiene oral, dança sênior, distribuição de preservativos e materiais educativos sobre educação popular em Saúde e IST no Centro Saúde Escola Germano Sinval Faria (Ensp/Fiocruz). A divulgação e demonstração de práticas integrativas ofertadas no Centro também fazem parte do cronograma.

Já o Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) terá na programação serviço de Enfermagem e Saúde do Trabalhador (quais são as vacinas para os profissionais de saúde e estudantes), serviço de Farmácia (informações do Prep e PEPs), vigilância e educação em Saúde. Orientações sobre amamentação e medicação, vacinação, doação de leite humano, funcionamento do Banco de Leite Humano (BLH), benefícios do aleitamento materno, mulher trabalhadora que amamenta será alguns dos destaques no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Em um ambiente interativo e divertido, o visitante terá contato com atrações como o Jardim dos Códigos, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais no Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Além disso, a Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz) vai promover oficina de capoeira e de instrumento, contação de história, oficina de tranças e exposição Diversaúde.

No Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o Zé Gotinha será o super herói que previne as doenças com vacinas. A unidade terá óculos de realidade virtual com tour no Instituto, jogo interativo de memória para testar o conhecimento sobre doenças preveníveis por vacinação, desenhos para colorir, máscaras do Zé Gotinha e muito mais.

A  visualização por meio de microscópio e estereoscópio dos espécimes, pôsteres informativos, equipamentos de captura e armadilhas utilizadas em trabalhos de campo ficarão por conta do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A unidade levará ainda a apresentação dos supercomputadores usados pela Plataforma de Bioinformática da Fiocruz e a divulgação do caso da população dos “peixes ninjas” que vivem no Canal do Cunha, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Para a população de Jacarepaguá, Curicica, Cidade de Deus e adjacências, o evento será promovido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá. Em parceria com a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira, serão aplicadas vacinas da gripe e da Covid-19, em crianças e adultos, e encaminhamentos para atualização da caderneta de vacinação na clínica. Os agentes farão também aplicação de flúor e darão dicas de escovação infantil.

As atividades da Fiocruz Mata Atlântica, por sua vez, farão com que os visitantes se envolvam com a ciência e a conservação do meio ambiente. Haverá exposição de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica e exposição de uma caixa de sementes e sementes avulsas de plantas nativas da Mata Atlântica. Outras atividades incluem a oficina de biojóias, utilizando material reciclado; exposição de animais e armadilhas de captura de pequenos mamíferos silvestres utilizadas em atividades de campo para pesquisa; e exposição de fotos digitais de animais silvestres da Floresta da Pedra Branca, alguns considerados em extinção.

Em Petrópolis, a Fiocruz promoverá uma mostra viva de várias espécies de plantas medicinais com o mesmo nome popular: boldo, espinheira-santa, capim limão, saião. etc. aproximadamente umas 50 espécies, além de doação de mudas e oficina de propagação das mudas de plantas medicinais, reutilizando rolinhos de papel higiênico (educação ambiental).

Vacinação e a Fiocruz

Desde 1994, o Fiocruz pra Você consolidar os conceitos que pautam a atuação da instituição: promover a saúde e o desenvolvimento social; gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico; e ser um agente da cidadania. O evento foi criado como uma estratégia de enfrentamento da violência nas comunidades do entorno da Fundação por meio do fortalecimento da cidadania. Por isso, a Fiocruz estará de portas abertas para receber a população em mais uma edição.

Serviço:
Fiocruz Pra Você
Dia: 17/8 (sábado);
Horário: 8h às 17h;
Classificação indicativa: Livre;
Entrada Gratuita;
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ);

Por Lidiane Nóbrega, da Agência Fiocruz

Assuntos Relacionados