Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) irá buscar brasileiros que estão no Líbano nos próximos dias. Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a determinação para repatriar os brasileiros é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim como ocorreu na Faixa de Gaza, um avião para trazer brasileiros será deslocado para o Líbano.
A região sofre com os contínuos ataques aéreos israelenses contra áreas civis em Beirute, no Sul do Líbano e no Vale do Beqaa. Até agora, pelo menos dois brasileiros foram assassinados com os bombardeios, ambos adolescentes: Ali Kamal Abdallah, de 15 anos nascido em Foz do Iguaçu (PR) e Mirna Raef Nasser, de 15 anos, natural de Balneário Camboriú (SC).
A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da FAB prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto.
“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, diz a nota do Itamaraty.
A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.
- Confira vídeo diretamente do Líbano:
Com informações da Agência Brasil