Pesquisar
Close this search box.

Chico Otávio relembra carreira e a história do crime no Rio

Chico Otávio relata histórias da carreira como jornalista investigativo
o-jornalista-chico-otavio
O jornalista Chico Otávio

Chico Otávio, jornalista que conquistou 7 vezes o Prêmio Esso de Jornalismo, foi o convidado do dia 1º de agosto do Juca Kfouri Entrevista. No programa, Kfouri convidou o companheiro de profissão a fazer uma análise sobre as histórias do jogo do bicho no Rio de Janeiro e a conexão entre bicheiros e os agentes da Ditadura Militar.  

Chico é autor de seis livros e o programa aborda, entre muitos temas, dois de suas recentes obras: “Mataram Marielle: Como o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes escancarou o submundo do crime carioca”, que explorou o assassinato da vereadora Marielle Franco e mudou os rumos da investigação, e “Massacre em Vigário Geral: os 30 anos da chacina que escancarou a corrupção policial”, seu último livro, que investigou a violência policial que ceifou a vida de 21 pessoas inocentes em 1993. 

Acompanhe a entrevista:

O jornalista Chico Otávio é o entrevistado do programa do Juca Kfouri

Glamourização da contravenção no Rio

A população carioca é tolerante à contravenção do Jogo do Bicho devido a uma popularidade fabricada dos bicheiros no Rio de Janeiro, aponta o entrevistado: “Foi planejado […] os bicheiros não viraram patronos por acaso, eles entraram no carnaval para se blindarem e tiveram êxito total”. Chico Otávio relembra ainda do ‘erro político’ cometido pelo sociólogo Herbert José de Sousa que recebeu recursos financeiros de bicheiros para socorrer a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) em 1994: “Eles doaram dinheiro e isso acabou com o Betinho”.

A relação entre a grilagem de terras e a morte de Marielle

Em 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes foram executados pelos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, a mando dos irmãos e políticos Domingos e Chiquinho Brazão. Chico Otávio destaca que a execução foi ordenada em virtude da atuação da vereadora contra os interesses da dupla: “PSOL sempre foi uma ‘pedra no sapato’ na grilagem de terras do Rio de Janeiro”.

Acompanhe o programa Juca Kfouri Entrevista todas as noites de quinta-feira, às 21h15 no canal televisivo e no YouTube da Rede TVT. 

Assuntos Relacionados