ICMS: Compras internacionais ficam mais caras em 10 estados

De 17% passa a ser 20% no AC, AL, BA, CE, MG, PB, PI, RN, RR e SE
icms-compras-internacionais-ficam-mais-caras-em-10-estados-produtos-serao-terao-aumento-de-valor-por-consequencia-da-mudanca-do-icms-foto-joedson-alves-agencia-brasil-tvt-news
Produtos serão terão aumento de valor por consequência da mudança do ICMS. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A partir de abril as compras internacionais ficaram mais caras para o consumidor de 10 estados brasileiros. A mudança de valor é devido o aumento da alíquota estadual Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Saiba quais são os locais que terão o valor reajustado na TVT News.

O ICMS vai subir em abril

Até esta segunda-feira (31), os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) tinham a alíquota de mercadorias fixamente iguais em 17%. A mudança foi aprovada para 10 estados Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz) ainda em dezembro.

“Essa mudança reforça o compromisso dos estados com o desenvolvimento da indústria e do comércio nacional, promovendo uma tributação mais justa e contribuindo para a proteção do mercado interno frente aos desafios de um cenário globalizado”, afirmou o comitê em dezembro.

O novo valor afeta compras internacionais, como de roupas, brinquedos, aparelhos eletrônicos e garrafas de água e demais produtos.

Os 10 estados em que a importação vai ficar mais cara:

➡️ Acre
➡️ Alagoas
➡️ Bahia
➡️ Ceará
➡️ Minas Gerais
➡️ Paraíba
➡️ Piauí
➡️ Rio Grande do Norte
➡️ Roraima
➡️ Sergipe

Confira os valores do ICMS em cada estado:

icms-compras-internacionais-ficam-mais-caras-em-10-estados-demais-estados-seguem-com-o-icms-em-17-imagem-comsefaz-reproducao-tvt-news
Demais estados seguem com o ICMS em 17%. Imagem: Comsefaz/Reprodução

Quem for realizar importações deve ficar atento as taxas. Além do ICMS que passa a ser reajustado em abril, o governo federal cobra uma taxa de 20% para compras de até US$ 50.

Assuntos Relacionados