Lula deseja melhoras ao Papa Francisco: “O mundo está em oração”

Presidente desejou melhoras ao líder da Igreja Católica para que ele possa continuar semeando "a mensagem de amor do Cristo"
Papa Francisco está internado para tratar uma infecção respiratória. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta terça-feira (18) uma mensagem pelas redes sociais desejando melhoras ao Papa Francisco. Aos 88 anos, o líder da Igreja Católica está internado no hospital Gemelli de Roma desde a última sexta-feira (14) para tratar uma infecção respiratória.

Lula se referiu ao Pontífice como um “querido amigo”, e disse que “o mundo está em oração” pela sua recuperação. Também afirmou que Francisco é “referência de solidariedade e dedicação pela paz no mundo e no combate às desigualdades”. E desejou melhoras a ele para que possa continuar “seu grande trabalho de semear a mensagem de amor do Cristo”.

Em junho de 2023, Lula e o Papa Francisco se encontraram no Vaticano. Eles conversaram sobre a guerra na Ucrânia e o combate às desigualdades sociais e econômicas no mundo. Na ocasião, o presidente presenteou o Francisco com uma gravura do artista pernambucano J.F. Borges que retrata a Sagrada Família, enquanto a primeira-dama Janja da Silva deu ao líder católico uma estátua de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia.

Papa presenteou Lula com um baixo-relevo com a frase “A paz é uma flor frágil”. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Já Francisco entregou ao presidente um baixo-relevo em bronze com a frase “A paz é uma flor frágil”, mensagem para a Jornada Mundial da Paz daquele mesmo ano, além de um documento sobre a irmandade humana e um livro sobre a pregação feita pelo pontífice em uma Praça São Pedro vazia em março de 2020, no início da pandemia da covid-19.

Estado de saúde do Papa

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, o Papa Francisco “descansou bem, teve uma noite tranquila e esta manhã tomou café da manhã como nos dias anteriores”, dedicando-se também à leitura de alguns jornais. “Os tratamentos prosseguem naturalmente”, ressaltou.

Ele está internado desde o último dia 14 de fevereiro, após exames confirmarem uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Mais informações do estado de saúde de Francisco são esperadas em novo boletim nesta tarde.

No momento, o Pontífice respira autonomamente, e segue a recomendação de “repouso absoluto”, prescrita pela equipe médica que o acompanha há quatro dias. Por essa razão, o Papa não conduziu a oração do Ângelus no último domingo.

Nesta segunda (17), Francisco telefonou para a Paróquia da Sagrada Família em Gaza, como confirmou o pároco, padre Gabriel Romanelli, que relatou que na videochamada a voz do líder da Igreja Católica soava “forte e clara”.

Além disso, Francisco tem recebido centenas de mensagens com votos de pronta recuperação, além de desenhos e bilhetes. Alguns deles foram enviados por crianças internadas no Hospital Gemelli, especialmente aquelas do setor de oncologia, localizado no mesmo décimo andar onde o religioso. Nas ocasiões anteriores em que esteve internado no hospital romano, Francisco nunca deixou de visitar essas crianças.

Com informações do Vatican News

Assuntos Relacionados