O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Shell Brasil, promove na terça-feira (25), às 10h, no Clube do Choro de Brasília, a cerimônia de lançamento do Programa Rouanet da Juventude, uma iniciativa pioneira para impulsionar a produção cultural de jovens.
Com um investimento inicial de R$ 6 milhões, o programa pretende direcionar recursos da Lei Rouanet para jovens de comunidades quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de periferias urbanas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que, historicamente, são menos contempladas com investimentos de incentivo a projetos culturais no país.
A iniciativa visa capacitar ao menos 5 mil jovens por meio de oficinas práticas em elaboração de projetos culturais que poderão abranger linguagens como artes cênicas, literatura, música, artes visuais, museologia, memória social e até jogos eletrônicos, esta última, uma novidade que reflete a conexão com a geração digital. Cada proposta aprovada poderá receber até R$ 200 mil, com acompanhamento técnico para garantir viabilidade e impacto social. O cronograma prevê a publicação do edital em fevereiro de 2025.
Com Assessoria de Imprensa MinC