O estudo Most Influential Celebrities (MIC), realizado pela empresa de pesquisas Ipsos, mostra que a diversidade, o poder feminino e a representatividade negra são fatores que mais inspiram os brasileiros. O estudo, que avalia o impacto das celebridades no país há sete anos, apresenta o ranking das cinco primeiras personalidades mais influentes de 2024 que é liderado pela modelo e empresária Gisele Bündchen, pela ginasta Rebeca Andrade e pela cantora Liniker.
A análise, que considera aspectos como o engajamento nas redes sociais e as exposições na mídia, oferece visão aprofundada sobre o poder de influência das figuras públicas na atualidade e revela como a evolução na forma de consumir conteúdo altera a percepção da influência dessas personalidades. Entre as 10 celebridades mais influentes, estão nove mulheres, incluindo uma mulher trans e quatro mulheres negras. Essa presença no topo do ranking reflete a busca crescente por representatividade.
O poder feminino
A presença feminina se destaca no topo do ranking. Desde 2021, as mulheres dominam o cenário de influência, representando cerca de 80% dos top 30 nomes. O top 5 é encabeçado por Gisele Bündchen, que lidera a pesquisa pela segunda vez e é uma presença frequente no ranking. Além de continuar a ser ícone da moda, a influência de modelo vai além das passarelas com o lançamento do livro de receitas, que promove estilo de vida saudável.
A medalha de prata na pesquisa fica para Rebeca Andrade, atleta brasileira com mais medalhas olímpicas na história do país. A ginasta simboliza superação e determinação, servindo de inspiração para jovens atletas e mulheres em todo o Brasil. A artista Liniker (3º), por sua vez, utiliza a música para celebrar a diversidade cultural do Brasil e promover a transformação social.
Apesar de não lançar novos conteúdos, Jout Jout (4º) ainda é uma referência significativa para muitos jovens, graças aos vídeos sobre feminismo, relacionamentos e autoconhecimento. A cantora Iza (5º), com a voz marcante e carisma, se destaca na cena musical brasileira e usa a visibilidade para fortalecer a comunidade negra. Essas figuras não apenas dominam as mídias sociais, mas também moldam a percepção pública de valores e engajamento social.
Refletindo também a excelente performance feminina nos Jogos de Paris, além de Rebeca Andrade, a skatista Rayssa Leal e a jogadora de futebol Marta Silva são outras duas atletas mulheres que aparecem muito bem colocadas no ranking geral da pesquisa.
A ascensão dos influenciadores digitais também é destaque do ranking. Nomes como os atores e comediantes Rafael Portugal, Fábio Porchat e o influenciador Iberê Tenório, único homem no top 10 do estudo, se sobressaem nos atributos de de carisma e conexão com o público jovem.
Um novo olhar para a influência
Em 2024, o conceito de influência no Brasil passou por uma transformação significativa e revela mudança no perfil das figuras públicas mais influentes, com a autenticidade e a confiança substituindo a valorização da beleza, que predominava em 2023. Esse deslocamento nas preferências do público destaca uma nova valorização de atributos como credibilidade e transparência.
A crescente saturação de informações e a demanda por autenticidade nas redes sociais moldam a percepção das figuras públicas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando celebridades que demonstram valores genuínos, engajam-se em causas sociais e mantêm conexão verdadeira com as audiências. Neste contexto, confiança e credibilidade emergem como características essenciais para as personalidades influentes em 2024.
Outros atributos que se destacam incluem a autenticidade, com a valorização de figuras que mostram a essência sem filtros, e o engajamento em questões sociais e ambientais. A diversidade e a inclusão também são cada vez mais relevantes, refletindo o desejo por uma representação mais ampla e inclusiva. Além disso, a preferência por hábitos saudáveis e um estilo de vida equilibrado influencia a escolha das celebridades, vistas como modelos de comportamento positivo.
O papel da mídia social
A pesquisa evidencia a importância das redes sociais na definição da influência. Plataformas como TikTok, Instagram, YouTube e Facebook superaram a televisão como principais fontes de informação sobre celebridades, transformando como a fama é construída e consumida. Em 2017, 46% das pessoas usava a televisão aberta como veículo para se informar sobre celebridades, era o 3º principal canal. Hoje, a TV ocupa a 5ª posição entre os meios mais usados para seguir celebridades, atrás de redes como YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.
Sobre a pesquisa
A pesquisa “Most Influential Celebrities (MIC)” é um estudo pioneiro no Brasil que analisa a influência de celebridades e influenciadores digitais em diferentes atributos de imagem. Em 2024, foram realizadas 2000 entrevistas on-line, avaliando 200 celebridades, em 40 atributos, subdivididos em nove quesitos de influência. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.