A terceira temporada do programa Transição, coprodução da TVT com a Fundação Itaú Educação e Trabalho já está no ar. Os temas desta temporada serão a retomada da indústria brasileira, o mercado de trabalho no cenário da implementação das novas tecnologias e a formação profissional. O Transição é exibido de segunda à sexta, às 22h em canal aberto digital no canal 44.1 e pelo YouTube.
- Veja o 1o episódio da 3a temporada do Transição, sobre o Nova Indústria Brasil
“Com tema Indústria 4.0, o programa Transição trouxe as transformações nas relações de trabalho apontando soluções para realocar e requalificar os trabalhadores e trabalhadoras”, conta o presidente da TVT, Maurício Junior.
A cada episódio, um setor diferente da indústria será tema de conversa descontraída com especialistas convidados, como economistas, gestores e representantes de entidades. Também são convidados acadêmicos para debater sobre a formação profissional.
O objetivo é trazer informações, novidades sobre novas tecnologias, além de debater sugestões de caminhos e desafios a serem superados pelo mundo do trabalho.
O primeiro Transição da nova temporada será Neoindustrialização. O episódio faz panorama da trajetória de resiliência do setor industrial brasileiro nos últimos anos, com destaque para o depoimento do Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Coméricio e Serviço, Geraldo Alckimin sobre o Programa Nova Indústria Brasil (NIB). O convidado, no estúdio, será o diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno.
Além do Vice-presidente Alckmin, outros personagens importantes falarão sobre como o programa do governo federal pode impulsionar o emprego e estimular o desenvolvimento e a formação profissional: o Ministro do Trabalho Luiz Marinho, o presidente do IBGE Marcio Pochmann, a diretora do Dieese Adriana Marcolino, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges e a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Juvandia Moreira,
Temas dos novos episódios do Transição: de Internet das coisas à tecnologia aeroespacial
O segundo programa desta nova fase do Transição será a Internet das coisas. O programa explica o conceito de Internet das Coisas que conecta bilhões de dispositivos à internet, permitindo que objetos do cotidiano, como carros e eletrodomésticos, coletem dados e interajam de forma inteligente.
O especialista da Associação Brasileira de Internet das Coisas, Rogério Moreira vai debater como a Internet das Coisas está integrada em diversos setores industriais, aumentando a produtividade, a sustentabilidade e segurança. Junto com ele, estará a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora dos programas de pré-iniciação científica da USP e vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas
A tecnologia na indústria têxtil é o tema do terceiro programa. O diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel e a professora do curso de pós-graduação Têxtil e Moda da USP, Francisca Dantas Mendes, serão os convidados.
O programa trata da importância da tecnologia para a produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor têxtil desde os processos de preparação das fibras até os avanços mais recentes em automação e fabricação digital.
O quarto episódio do Transição é dedicado ao Brasil aeroespacial. O programa destaca a importância de empresas envolvidas na produção de aviões, radares e tecnologias aeroespaciais. Os convidados são Armando Lemos, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança (ABIMDE) e o professor do Centro engenharia modelagem da UFABC, Annibal Hetem.
A indústria de borracha e plásticos é o tema do programa que fecha a semana de estreia da terceira temporada do Transição. Além de contar sobre os processos de fabricação e as tecnologias utilizadas neste setor, o programa vai tratar também dos desafios ambientais e as inovações sustentáveis dentro da indústria de plásticos e borracha.
Os convidados deste episódio são Marcelo Zaidan, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha (ABIARB ) e do Sindicato de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus no Estado de São Paulo (SINDIBOR) e também Gustavo Spina, coordenador de Tecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados.
O que é o Programa Transição
Produzido pela TVT em parceria com a Fundação Itaú Educação e Trabalho, o programa Transição estreou em 2022, com a proposta de analisar o mercado de trabalho brasileiro no cenário de implementação de novas tecnologias, com destaque para a formação profissional. Na segunda temporada, o Transição deu ênfase a iniciativas de associações, coletivos e movimentos sociais para geração de emprego e renda.
Nesta terceira temporada, o Transição debate os rumos do país para a retomada da indústria brasileira como protagonista do desenvolvimento econômico e social do Brasil. O programa traz ainda reportagens especiais para ilustrar e subsidiar o bate-papo no estúdio.
O Transição é uma produção educativa que propõe informar, pensar, debater e sugerir caminhos para o desenvolvimento industrial do país.
Os episódios estão disponíveis do canal da TVT no Youtube: @RedeTVT. O programa também vai ao ar todos os dias pelo canal 44.1 na Grande São Paulo.