48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo faz homenagem a Coppola, confira programação

Mostra de cinema traz grandes filmes internacionais e conversas com cineastas 
48-mostra-internacional-de-cinema-de-sao-paulo-comeca-nesta-quinta-com-sessao-ao-ar-livre-poster-divulgacao-tvt-news
Pôster da 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Foto: Divulgação

A 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta quinta-feira (17) e vai até 30 de outubro. Neste ano, o evento exibe cerca de 415 filmes de 82 países em 29 salas de cinema, espaços culturais e CEUs da capital, muitas de forma gratuita e ao ar livre. 

A abertura desta temporada foi no último dia 16, com o longa-metragem Maria Callas de Pablo Larraín, protagonizado por Angelina Jolie. Entre a seleção elaborada pela mostra, Anora, de Sean Baker e Ainda Estou Aqui, aclamado filme de Walter Salles, são alguns dos filmes premiados internacionalmente que terão exibições. 

A Mostra também exibe títulos que trazem perspectivas sobre o Oriente Médio: Contos de Gaza, do palestino Mahmoud Nabil Ahmed; Happy Holidays, do palestino Scandar Copti; Por Que a Guerra? e Shikun, ambos do diretor israelense Amos Gitai, entre outros.

O cartaz da Mostra é uma arte de Satyajit Ray, que será homenageado com uma retrospectiva de seus filmes e com a ênfase no cinema indiano, que terá 30 produções exibidas.

Além das sessões de cinema, a mostra traz mais homenagens: serão apresentadas as versões remasterizadas de Paris, Texas (1984), do cineasta Wim Wenders, que completa 40 anos do lançamento; Abismu (1977), de Rogério Sganzerla, morto há 20 anos; Marcello Mio (2024), de Christophe Honoré, que celebra os 100 anos do nascimento do italiano Marcello Mastroianni; entre outros. Em memória aos 50 anos da Revolução dos Cravos, terá ainda uma sessão especial com a cópia restaurada de Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros, que venceu o prêmio do júri de melhor filme da 24ª Mostra e estará presente no evento. 

Na última quarta-feira do mês (30), Francis Ford Coppola fecha o evento com chave de ouro com Megalópolis e recebe o Prêmio Leon Cakoff, que homenageia o diretor de O Poderoso Chefão, A Conversação e Apocalipse Now por sua contribuição ao desenvolvimento do audiovisual nas últimas décadas. 

Sessão ao ar livre 

A 48º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo faz uma sessão de cinema gratuita ao ar livre em parceria com a SPCINE, hoje (17), às 20h30, no Vale do Anhangabaú. A apresentação será do longa-metragem italiano La Chimera, de Alice Rohrwacher, protagonizado pela brasileira Carol Duarte e conta ainda com a participação da atriz Isabella Rossellini.

Exibições do Circuito SPCINE

O Circuito SPCINE compõe esta edição da Mostra Internacional de Cinema e exibirá mais de 90 filmes nacionais e internacionais em salas públicas, com ingressos a preços populares ou gratuitos.

As sessões da Mostra no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no SPCINE Olido trarão longas premiados em festivais internacionais e produções que integram o Foco Índia. O valor do ingresso será de R$ 4. 

Nas salas do CFC Cidade Tiradentes e nos CEUs Butantã, Caminho do Mar, São Miguel, Taipas e Três Lagos serão exibidos filmes da “Mostrinha”, que homenageia o programa Castelo Rá-Tim-Bum e o autor Ziraldo, com sessões gratuitas. 

Confira a programação completa no site da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Com informações da Assessoria de Imprensa

Assuntos Relacionados