São Paulo é campeão da Copinha. Veja detalhes da final da Copinha 2025 em TVT News.
São Paulo é pentacampeão da Copinha
De virada, o São Paulo Futebol Clube (SPFC) conquistou a Copinha 2025 ao derrotar o Corinthians por 3 a 2. Os gols do Expressinho do São Paulo foram marcados por Paulinho (2 vezes) e Andrade.
O tricolor saiu atrás no placar no primeiro tempo sofrendo dois gols do Corinthians, mas diminuiu ainda no finalzinho do primeiro tempo com Paulinho.
Após o intervalo, parecia que só o SPFC havia voltado dos vestiários. Logo aos 18 minutos, o Tricolor empatou, com Andrade. Após cobrança de escanteio, o zagueiro subiu mais alto que a defesa do Corinthians e cabeceou na saída de Kauê, que hesitou em ir na bola e levou gol por debaixo das pernas.
Aos 21 minutos, mais uma vez, Paulinho de cabeça virou o jogo. O Corinthians tentou reagir, mas o São Paulo continuava mais perigoso nos contra ataques e segurou o placar para conquistar o quinto título da Copinha.
Qual o retrospecto do São Paulo na Copinha
Em 55 edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior, essa foi a décima segunda vez que o tricolor paulista chegou à decisão. Duas delas, foram contra o Corinthians. Em 1993, o São Paulo venceu o rival por 4 a 3. Já em 2004, o Timãozinho conquistou o título com vitória por 2 a 0.
Em 12 finais da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o time da base do São Paulo venceu 5 vezes.
O último título do São Paulo na Copinha foi em 2019, quando venceu o Vasco da Gama nos pênaltis. O tricolor paulista contava com Thiago Couto no gol, Diego Costa na zaga, além do lateral-esquerdo Welington, recém vendido ao Southampton, além Rodrigo Nestor, que foi para o Bahia, e Antony, atualmente no Manchester United, com passagens na seleção brasileira
Ficha técnica de São Paulo x Corinthians Copinha
Competição: Copa São Paulo de Futebol Júnior
Local: Municipal Paulo Machado de Carvalho, São Paulo, SP
Data: 25 de janeiro de 2025 (sábado)
Horário: 10h00 (de Brasília)
Árbitro: Marianna Nanni Batalha
Assistentes: Raphael de Albuquerque de Lima e Denis Matheus Afonso Ferreira
Gols: Denner, Gui Negão (Corinthians); Paulinho (duas vezes) e Andrade (São Paulo)
Cartões amarelos: Pedro Thomas, Bahia, Nicollas e Gui Negão (Corinthians); Maik, Alves e Tetê (São Paulo)
SÃO PAULO: João Pedro; Maik (Raphinha), Andrade, Negrucci, Guilherme Reis, Lucca (Tetê), Hugo (Samuel) (Pedro Ferreira), Alves, Ferreira, Lucas Loss (Osorio) e Paulinho (Bezerra).
Técnico: Allan Barcellos
CORINTHIANS: Kauê; Caipira, Fernando Vera, Caio Garcez e Denner; Pedro Thomas (Caraguá), Bahia (Nicolas Araújo) e Dieguinho (Richard); Pellegrin (Vitinho Dourado) (Luiz Eduardo), Nicollas (Lucas Gabriel) e Gui Negão.
Técnico: Orlando Ribeiro
O que é a Copinha?
A Copinha é o nome carinhoso da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nessa edição, o ABC Paulista só teve a sede de Santo André. A Capital e Região Metropolitana receberam outros clubes queridos da torcida, como o Palmeiras, que fez os jogos em Barueri, e o Juventus, que mandou as partidas na famosa Rua Javari. O maior campeão da Copinha é o Corinthians com 11 títulos.
Quem foram os grandes jogadores revelados pela Copinha
Esses talentos se destacaram na competição e posteriormente brilharam em grandes clubes do futebol brasileiro e na seleção brasileira:
- Cafu – São Paulo (1989)
- Kaká – São Paulo (2001)
- Diego Ribas – Santos (2002)
- Lucas Moura – São Paulo (2010)
- Casemiro – São Paulo (2010)
- Oscar – São Paulo (2010)
- Neymar – Santos (2008)
- Gabriel Jesus – Palmeiras (2015)
- Vinícius Júnior – Flamengo (2017)
- Rodrygo – Santos (2018)
- Richarlison – América-MG (2015)
- Marquinhos – Corinthians (2012)
- Gabigol (Gabriel Barbosa) – Santos (2014)
- Paquetá – Flamengo (2016)
- Endrick – Palmeiras (2022)