Final da Copa do Brasil coloca ex-técnicos da seleção frente a frente

Dorival Júnior x Diniz: dois ex-técnicos da Seleção buscam redenção na Copa do Brasil
final-da-copa-do-brasil-coloca-ex-tecnicos-da-selecao-frente-a-frente-tvt-news
Esta combinação de imagens, criada em 16 de dezembro de 2025, mostra o técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz, dando instruções aos seus jogadores durante a partida da fase de grupos da Copa Sul-Americana entre o Lanús, da Argentina, e o Vasco da Gama, do Brasil, no estádio Ciudad de Lanús, em Lanús, província de Buenos Aires, Argentina, em 13 de maio de 2025, e o técnico do Corinthians, Dorival Junior, gesticulando durante a partida da fase de grupos da Copa Sul-Americana entre o Racing, do Uruguai, e o Corinthians, do Brasil, no estádio Centenário, em Montevidéu, em 15 de maio de 2025. Ambos fracassaram com a Seleção Brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026: Dorival Junior, no comando do Corinthians, e Fernando Diniz, com o Vasco da Gama, buscam a redenção na final da Copa do Brasil. O jogo de ida acontecerá em 17 de dezembro de 2025. (Foto de Luis Robayo e Eitan Abramovich / AFP)

Final da Copa do Brasil é chance de redenção para os técnicos demitidos pela CBF e trocados por treinador estrangeiro. Leia na TVT News, com informações da AFP.

Dorival Júnior x Diniz: dois ex-técnicos da Seleção buscam redenção na Copa do Brasil

Dorival Júnior x Diniz na final da Copa do Brasil. Ambos fracassaram com a Seleção nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026: Dorival Júnior, no comando do Corinthians, e Fernando Diniz, do Vasco da Gama, buscam redenção na final da Copa do Brasil.

O campeão será decidido em dois jogos: hoje, quarta-feira, na Arena Neo Química, em São Paulo, e domingo no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Dorival Júnior, 63, e Diniz, 51, tiveram passagens sem sucesso pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, uma trajetória sinuosa que foi finalmente concluída pelo italiano Carlo Ancelotti, que garantiu uma vaga no torneio do ano que vem nos Estados Unidos, México e Canadá.

Agora, porém, eles estão prestes a conquistar um título que, além da glória, oferece a maior premiação em dinheiro do futebol brasileiro (podendo ultrapassar US$ 18 milhões).

E não só: o time vencedor será o oitavo representante do Brasil na Copa Libertadores de 2026, juntando-se a Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo e Bahia.

final-da-copa-do-brasil-coloca-ex-tecnicos-da-selecao-frente-a-frente-tvt-news
Fotos de Luis Robayo e Eitan Abramovich / AFP

Final da Copa do Brasil é revanche e recorde à vista

Dorival Júnior assumiu o Corinthians em abril, semanas depois de ser demitido da Seleção Brasileira após a humilhante derrota por 4 a 1 para a Argentina em Buenos Aires.

Foi a gota d’água após uma atuação apagada na Copa América de 2024.

Dorival foi sucedido por Ancelotti, o primeiro estrangeiro a comandar a Seleção desde 1965.

Após o Timão derrotar o Cruzeiro nos pênaltis na semifinal da Copa do Brasil, Dorival se manifestou em apoio aos técnicos locais no país de Pelé.

Ele elogiou o trabalho de Filipe Luís no Flamengo, campeão do Brasileirão e da Copa Libertadores nesta temporada.

“Espero que possamos recuperar um pouco mais de fé no profissional brasileiro”, enfatizou o veterano treinador, que conquistou a Libertadores em 2022 com o Rubro-Negro. Especialista em torneios eliminatórios, Dorival Júnior disputará sua quinta final da Copa do Brasil, torneio que conquistou com o Santos em 2010, o Flamengo em 2022 e o São Paulo em 2023. Ele pode igualar o recorde de Luiz Felipe Scolari, que possui quatro títulos da Copa do Brasil.

Foi Scolari quem liderou a seleção rumo ao quinto título mundial na Coreia do Sul e no Japão, em 2002.

Sorrindo novamente

Vencedor da Copa Libertadores em 2023 e da Recopa Sul-Americana em 2024 com o Fluminense, Fernando Diniz é um dos melhores jovens treinadores do Brasil.

No entanto, sua passagem pela Seleção Brasileira entre julho de 2023 e janeiro de 2024 foi um revés.

Sob seu comando, a Canarinha sofreu três derrotas consecutivas pela primeira vez e perdeu sua invencibilidade histórica em casa contra a Argentina, sua eterna rival, ao ser derrotada por 1 a 0 no Maracanã.

Com o Vasco da Gama, após uma passagem pelo Cruzeiro, onde foi vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2024, ele está sorrindo novamente.

“Foi um momento de profunda alegria, ver a torcida comemorando algo que eles tão merecidamente conquistaram”, disse ele após o Vasco da Gama eliminar o Fluminense na semifinal da Copa do Brasil nos pênaltis.

Ele agradeceu aos seus jogadores e, em especial, ao goleiro Léo Jardim, herói da disputa de pênaltis. “Ele é um goleiro que, na minha opinião, é candidato a jogar a Copa do Mundo”, enfatizou.

Estrelas em campo na final da Copa do Brasil

Para Corinthians e Vasco, esta é uma oportunidade de encerrar um difícil 2025 em alta, ano em que ambas as equipes terminaram em 13º e 14º lugar, respectivamente, no Brasileirão.

“Os resultados não foram os que gostaríamos, mas a trajetória mostrou que as coisas podem acontecer, e estamos mirando a Copa do Brasil”, destacou Dorival Júnior.

Ambos os times contam com estrelas para sonhar, com o holandês Memphis Depay liderando o ataque do time paulista e Philippe Coutinho como camisa 10 do time carioca.

O Corinthians busca seu quarto título da Copa do Brasil, e o Vasco, o segundo, em uma lista de campeões liderada pelo Cruzeiro com seis títulos.

© Agence France-Presse

Onde assistir à final da Copa do Brasil

O primeiro jogo da final da Copa do Brasil acontece às 21h30, terá transmissão:

  • Globo,
  • SporTV,
  • getv,
  • Premiere e
  • Prime Video

Assuntos Relacionados