Com a apuração das urnas no segundo turno das eleições 2024, o resultado para prefeito nas capitais consagra a vitória do PT em Fortaleza (Ceará). A extrema-direita é a principal derrotada das eleições para prefeito nas capitais.
Confira os resultados da eleição para prefeito nas capitais
Aracaju – SE
A candidata Emília Corrêa (PL) venceu a disputa para prefeito da capital e Aracaju, com 57,46% dos votos válidos. Ela disputou o segundo turno com Luiz Roberto (PDT) que teve 42,54% dos votos válidos. Foram apurados 100% dos votos.
Belém – PA
O candidato Igor Normando (MDB) foi eleito prefeito da capital Belém, com 56,36% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com o deputado bolsonarista Delegado Eder Mauro (PL), que teve 43,64% dos votos válidos. O prefeito eleito na capital paraense contou com apoio do governador Helder Barbalho.
Belo Horizonte – BH
Belo Horizonte, em Minas Gerais, é mais um resultado para prefeito nas capitais que mostra a derrota do bolsonarismo e da extrema-direita.
O candidato Fuad Nomam (PSD) venceu a disputa para prefeito da capital Belo Horizonte, com 53,73% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com Bruno Engler (PL) que teve 46,77% dos votos válidos. O candidato do PL contava com apoio do bolsonarismo.
Campo Grande – MS
Adriane Lopes (PP) venceu a disputa para a prefeito da capital Campo Grande, com 51,46% dos votos válidos. A candidata disputou o segundo turno com Rose Modesto (União), que teve 48,54% dos votos válidos.
Cuiabá – MT
O candidato Abilio Brunini (PL) venceu a disputa para prefeito da capital Cuiabá, com 53,78% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com Lúdio (PT) que até o momento teve 46,22% dos votos válidos.
Curitiba – PR
Eduardo Pimentel (PSD) venceu a disputa para a prefeito da capital paranaense, Curitiba, com 57,34% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com Cristina Graeml (PMB), que teve 42,66% dos votos válidos.
Fortaleza – CE
O candidato Evandro Leitão (PT) venceu a disputa para prefeito na capital Fortaleza (CE), com 50,37% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com André Fernandes (PL) que até o momento teve 49,63% dos votos válidos. Até agora foram apurados 99,60% das urnas.
Evandro Leitão, do PT, tem 57 anos e está em seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual. Servidor público de carreira, é auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. É formado em ciências econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC).
Goiânia – GO
O candidato Sandro Mabel (União Brasil) venceu a disputa para a prefeito da capital Goiânia (GO), com 55,53% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com Fred Rodrigues (PL) que até o momento teve 44,47% dos votos válidos. Entre os resultados para prefeito nas capitais, Goiânia é mais um que mostra a derrota da extrema-direita.
João Pessoa – PB
A eleição na cidade de João Pessoa foi outro que mostrou a derrota do bolsonarismo na disputa por prefeito nas capitais. Na eleição para a prefeito da capital da Paraíba, o ex-ministro de Bolsonaro foi derrotado. O candidato Cicero Lucena (PP) venceu a disputa para prefeito da capital João Pessoa, com 64,03% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com Marcelo Queiroga (PL) que teve 35,98% dos votos válidos.
Manaus – AM
O candidato David Almeida (Avante) foi reeleito para prefeito da capital Manaus, com 54,58% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com o bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL) que teve 45,42% dos votos válidos.
Natal – RN
O candidato Paulo Eduardo da Costa Freire (União Brasil) venceu a disputa para prefeito da capital Natal, com 55,46% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com Natália Bonavides (PT) que teve 44,54% dos votos válidos.
Palmas – TO
O candidato José Eduardo Siqueira Campos (Podemos) venceu a disputa para prefeito da capital Palmas, com 52,9% dos votos válidos. Ele disputou o segundo turno com Janad Valcari (PL) que teve 47% dos votos válidos.
Porto Alegre – RS
Sebastião Melo (MDB) foi reeleito para prefeito da capital Porto Alegre (RS) neste domingo (27). Com 95,14% das urnas apuradas, Sebastião Melo fez 61,57% dos votos e Maria do Rosário (PT), 38,43 %.
Porto Velho – RO
Léo Moraes (Podemos) será o novo prefeito da capital Porto Velho, em Rondônia. Com 100% das urnas apuradas, ele atingiu 56,18% dos votos válidos, seguido da concorrente do União Brasil, Mariana Carvalho, com 43,82% dos votos.
São Paulo – SP
Ricardo Nunes (MDB) venceu o segundo turno das eleições em São Paulo. Nunes obteve 59,35% dos votos válidos. Guilherme Boulos (Psol) conquistou 40,65% dos votos válidos, com uma diferença de cerca de 1 milhão de votos para o atual prefeito.
Ricardo Nunes assumiu a prefeitura da cidade de São Paulo ao ocupar a cadeira de prefeito após a morte de Bruno Covas (PSDB), que faleceu em 2021, vítima de câncer. O candidato do MDB, antes de ser prefeito, foi vereador entre 2013 e 2020. Também ficou conhecido por defender a anistia a templos religiosos e defender pautas conservadoras.
Com informações da Agência Brasil