Pesquisar
Close this search box.

“Estamos surpreendendo positivamente”, diz Alckmin sobre economia

Vice-presidente Geraldo Alckmin dá entrevista exclusiva à TVT
estamos-surpreendendo-positivamente-diz-alckmin-sobre-economia-ele-promete-menor-taxa-de-desemprego-da-historia-tvt-news
Alckmin promete atingir menor taxa de desemprego da história. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista ao programa Transição, da Rede TVT, nesta quarta (28) o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comemorou os mais recentes dados da economia brasileira. Risco Brasil, inflação e desemprego em queda, enquanto o PIB, a Bolsa e a renda dos trabalhadores aumentaram. “Estamos surpreendendo positivamente, com crescimento maior do que o mercado esperava”.

Para saber se a economia vai bem, segundo ele, existem três indicadores principais: o risco-país do Brasil, a inflação e a taxa de desemprego. “O risco Brasil, quando o presidente Lula assumiu, era 254. Hoje o risco Brasil é 147. Então, caiu o risco Brasil, esse é um indicador importantíssimo”.

Além disso, Alckmin citou a prévia da inflação oficial, que ficou em 0,19% em agosto deste ano, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que o IBGE divulgou na última segunda (28).

Confira a prévia de Alckmin no Transição

“A inflação esta em 4,3%, mas era 5,6% (antes do governo Lula). Então a inflação estava quase mais perto de 6% do que de 5%, hoje está mais perto de 4%. E o último dado publicado mostra uma inflação no último mês em queda”.

Já a taxa de desemprego ficou em 6,9% no segundo trimestre deste ano caiu em 15 das 27 unidades da federação, conforme o IBGE. “Daqui a pouquinho vamos chegar em 6,7%, que é a menor da série histórica”, disse o vice-presidente.

O que subiu?

“Subiu o PIB, crescemos quase 3% ano passado – 2,9%. Cresceu a Bolsa, batendo 136 mil pontos. E cresceu a renda dos trabalhadores. Porque quando cresce o emprego e cai a inflação, melhora a renda. Então tivemos ganho de renda dos trabalhadores. E isso está fazendo a diferença. Isso está fazendo a economia crescer mais que o mercado esperava. Quer dizer, sempre estamos surpreendendo positivamente, com crescimento maior do que o mercado esperava”, comemorou Alckmin.

A entrevista com o vice-presidente Geraldo Alckmin vai ao ar na terceira temporada do programa Transição, que trata da neoindustrialização e será lançada em setembro.

Assuntos Relacionados